Logo Passei Direto
Buscar

Análise Textual

Humanas / Sociais
Os textos se constroem por aquilo que é dito explicitamente e pelos não-ditos (os implícitos). Os implícitos podem ser entendidos como pressupostos e subentendidos. Para Oswald Ducrot, em O dizer e o dito (1987), o conteúdo pressuposto refere-se às informações que podem ser inferidas a partir do que está posto nas sentenças, enquanto que o subentendido não é marcado linguisticamente e se explica no processo interpretativo. Com atenção nisso, analise o anúncio publicitário do Itambé Fit Light (um iogurte sem calorias),e assinale a alternativa INCORRETA.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

FRANÇA, José Marcos de. Os implícitos no ensino da leitura: pressupostos e subentendidos. Revista Interdisciplinar. Ano VII, v.16, jul-dez de 2012. p. 61 -75.

Frase ao lado do iogurte: "Esqueça, o gosto dos homens nunca vai mudar".

Fonte: ROBERTO, Carlos. Propagandas polêmicas - Fogo no circo da publicidade. ([2017]). Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2016.

Alternativas
Alternativa 1:
Este texto apresenta intertextualidade com o filme O Pecado Mora ao Lado (1955), sob a direção de Billy Wilder. Por subverter a ideia original, podemos dizer que é um trabalho de paródia.

Alternativa 2:
Podemos considerar como pressuposto do anúncio que o espectador reconheça a cena do filme O Pecado Mora ao Lado, em que o vestido de Marilyn Monroe é levantado ao passar sobre uma saída de ventilação do metrô de Manhattan.

Alternativa 3:
Podemos considerar como pressuposto que a Marilyn acima do peso é tão atraente quanto a Marilyn magra.

Alternativa 4:
É pressuposto que o gosto dos homens sempre é o mesmo, ou seja, homens preferem mulheres magras. Esta ideia pauta-se na associação da frase \"Esqueça, o gosto dos homens nunca vai mudar\" à imagem da modelo.

Alternativa 5:
Pelo anúncio, subentende-se que mulheres acima do peso sejam menos atraentes que mulheres magras.
User badge image
Lucas filho

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada alternativa para identificar a incorreta: Alternativa 1: Este texto apresenta intertextualidade com o filme "O Pecado Mora ao Lado" (1955), sob a direção de Billy Wilder. Por subverter a ideia original, podemos dizer que é um trabalho de paródia. Análise: Correta, pois a referência ao filme e a subversão da ideia original se encaixam na definição de paródia. Alternativa 2: Podemos considerar como pressuposto do anúncio que o espectador reconheça a cena do filme "O Pecado Mora ao Lado", em que o vestido de Marilyn Monroe é levantado ao passar sobre uma saída de ventilação do metrô de Manhattan. Análise: Correta, já que o reconhecimento dessa cena é fundamental para a compreensão do anúncio. Alternativa 3: Podemos considerar como pressuposto que a Marilyn acima do peso é tão atraente quanto a Marilyn magra. Análise: Incorreta, pois essa afirmação não é um pressuposto do anúncio. O anúncio sugere uma comparação entre os padrões de beleza, mas não afirma que uma Marilyn acima do peso é tão atraente quanto a magra. Alternativa 4: É pressuposto que o gosto dos homens sempre é o mesmo, ou seja, homens preferem mulheres magras. Esta ideia pauta-se na associação da frase "Esqueça, o gosto dos homens nunca vai mudar" à imagem da modelo. Análise: Correta, pois reflete a ideia implícita do anúncio. Alternativa 5: Pelo anúncio, subentende-se que mulheres acima do peso sejam menos atraentes que mulheres magras. Análise: Correta, já que essa é uma interpretação comum do que o anúncio sugere. Portanto, a alternativa INCORRETA é a Alternativa 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina