Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros

Predomina nesse texto o uso da linguagem: popular da corte regional coloquial culta

User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder a essa pergunta, é necessário analisar o texto em questão. Cada tipo de linguagem tem características específicas: - Linguagem popular da corte: usada em contextos formais, mas com expressões populares. - Linguagem regional: apresenta expressões e vocabulário típicos de uma determinada região. - Linguagem coloquial: mais informal, usada no dia a dia. - Linguagem culta: formal e erudita, com vocabulário mais elaborado. Identifique as características do texto para determinar qual linguagem predomina. Se precisar de ajuda com exemplos ou definições, estou aqui!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as quatro afirmacoes abaixo e identifique com V as que forem verdadeiras e com F as faltas. Depois assinale a alternativa que registra a sequência correta.
( ) A adjetivação abundante (“ardente chama”; “intenso fogo”; “tépido ninho”; “vivos rubores”) é uma importante característica da prosa romântica, que será mais tarde evitada por escritores realistas
( ) Em Iracema, os elementos humanos e naturais não se mesclam. Nas descrições que faz de Iracema, por exemplo, Alencar evita compará-la a seres da natureza, pois isso seria contrário ao princípio romântico de valorização de uma natureza pura, não contaminada pela presença humana.
( ) Além de indianista, Iracema é também um romance histórico; serve assim duplamente ao projeto nacionalista da literatura romântica brasileira.
( ) `Iracema é um texto de extrema beleza literária e um dos fatos é o emprego da linguagem poética mesclada com a prosa.
V- V- F- F
F- F- V- V
V- F- V- F
V- F- V- V

Considere as afirmações abaixo sobre o Romantismo no Brasil.
I. A primeira geração de poetas românticos no Brasil caracterizou-se pela ênfase no sentimento nacionalista, tematizando o índio, a natureza e o amor à pátria.
II. Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, representantes da segunda geração da poesia romântica, expressam, sobretudo, um forte intimismo.
III. A poesia de Castro Alves, cronologicamente inserida na terceira geração romântica, apresenta importantes ligações com a estética barroca, pela religiosidade e o tom místico da maioria dos poemas.
Apenas I e II.
Apenas II.
Apenas II e III.
Apenas I.

Pode-se afirmar, a respeito de José de Alencar, que:
Sua importância vai além do valor propriamente literário de seus romances: está numa consciência de escritor que reflete sobre a cultura brasileira e desenvolve um projeto ambicioso.
Seus romances de costumes, ambientados na Corte, transplantaram fielmente os modelos de romances europeus, tal como se dá, por exemplo, em A Moreninha.
Sua ficção é sobretudo caracterizada por elementos satíricos e paródicos, por meio dos quais aponta o ridículo das teses nacionalistas então em voga.
Sua glória de escritor só se justifica se pensarmos que o público que consagrou admirava-se, ao ler seus romances, com o tom ameno em que se desenvolviam pálidas historietas sentimentais.

O Romantismo brasileiro encontrou no índio a sua mais autêntica expressão de nacionalidade. Sobre essa fase do Romantismo, é correto afirmar:
I. O indianismo foi uma das principais tendências do Romantismo brasileiro. Destacaram-se, nessa fase, Gonçalves Dias, na poesia, e José de Alencar, na prosa.
II. No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
III. Constituiu um painel de estilos diversificados. Cada poeta criava sua própria linguagem, mas todos estavam preocupados com a afirmação dos ideais abolicionistas e republicanos.
IV. No indianismo, é comum ver a representação do índio como o “bom selvagem”, bem como o reconhecimento do índio como um símbolo de nacionalidade.
V. Seus principais representantes foram Visconde de Taunay, José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida.
I e IV
I, II e IV
II, III e V
II e V

Relacione a frase da direita com o nome da obra à esquerda e a seguir assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta dos números.
I – O Guarani-
II – Iracema
III – Senhora
IV – Diva
V – Lucíola
( ) Desenvolve o enredo de tal maneira a condenar o casamento de conveniência.
( ) Observa-se neste romance a atitude romântica de se eleger a prostituta como centro da narrativa, procurando justificar suas dores e compreendendo o tipo de vida que levava.
( ) Neste romance são contados os primeiros contatos dos índios com os civilizados.

O prefácio de Gonçalves de Magalhães inaugura no Brasil os tópicos fundamentais
do decadentismo simbolista, pois demonstra o gosto pelas coisas em estado de decomposição, pela imaginação vaga e pelo cristianismo como forma de transcendência espiritual do indivíduo.
da primeira fase do romantismo, pois demonstra seu apego à religião e ao patriotismo, bem como a valorização do individualismo sentimental e a defesa da liberdade de expressão na criação poética.
da escola barroca, já que escreve de maneira rebuscada e artificiosa, cheia de inversões sintáticas e expressões obscurantistas, sempre no intuito de confundir a assimilação fluida do leitor.
da estética neoclássica, pois preza pelo retorno à antiguidade greco-romana, pela natureza como espaço ameno de reflexão, além de privilegiar a poesia racionalista.

Mais conteúdos dessa disciplina