Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Gomes e Braga (2001), a Inteligência Competitiva (IC) é a habilidade e capacidade de usar o conhecimento para buscar uma posição competitiva, considerada um processo sistemático e ético, ininterruptamente avaliado com identificação, coleta, tratamento, análise e disseminação da informação estratégica para a organização, viabilizando seu uso no processo decisório. Sobre as principais funções da inteligência competitiva, assinale a alternativa CORRETA:

A Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais.
B Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças, subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas, além de subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo.
C Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais.
D Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho.
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre as principais funções da Inteligência Competitiva (IC) segundo Gomes e Braga (2001): A) Serve para avaliar as oportunidades e as ameaças organizacionais, adotando novos mecanismos de suporte à tomada de decisão e criando políticas e estratégias de qualidade, a fim de atingir maior assertividade e produtividade em todos os projetos organizacionais. - Esta opção menciona a avaliação de oportunidades e ameaças, mas não abrange todas as funções da IC. B) Tem como função alertar, com a devida antecipação, para o surgimento de oportunidades e ameaças, subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliar e monitorar concorrentes, setores de negócios e tendências sociológicas e políticas, além de subsidiar o planejamento estratégico e a estratégia do processo. - Esta opção abrange amplamente as funções da IC, incluindo a antecipação de oportunidades e ameaças, monitoramento de concorrentes e apoio ao planejamento estratégico. C) Definir estratégias de gestão de conhecimento para subsidiar o processo de tomada de decisão, avaliando as tendências e políticas de qualidade, a fim de oferecer novos recursos e ferramentas utilizadas nos processos organizacionais. - Embora mencione a gestão do conhecimento, não aborda de forma completa as funções da IC. D) Tem como função orientar toda equipe da organização a avaliar as ameaças dos projetos e aplicar mecanismos para o suporte à tomada de decisão, criando processos e planejando novas estratégias de relacionamentos com os concorrentes no mercado de trabalho. - Esta opção foca mais na orientação da equipe e na avaliação de ameaças, mas não cobre todas as funções da IC. Após essa análise, a alternativa que melhor representa as principais funções da Inteligência Competitiva é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante da era da informação e do conhecimento, ampliar a participação dos colaboradores nas capacitações tem sido um dos principais objetivos das organizações, a fim de contribuir com seu aprimoramento profissional. O Ensino a Distância (EaD) é um recurso tecnológico de grande utilização em treinamentos e na prática da gestão do conhecimento entre diferentes comunidades virtuais de aprendizagem, suprindo as deficiências diárias dos funcionários. Sobre o ensino a distância, assinale a alternativa CORRETA:

A São sistemas que se adaptam de acordo com o perfil de cada usuário (professores, tutores e alunos) através de diversos estilos cognitivos de aprendizagem durante o processo de ensino.
B É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesse em um único local.
C É um instrumento de articulação composto por professores, tutores e alunos em comunidades virtuais de aprendizagem, em que é necessário apresentar uma infraestrutura adequada, profissionais capacitados para a realização das atividades de planejamento, elaboração de materiais, avaliação e serviços de apoio aos alunos e professores.
D É um ambiente que estabelece relações através de meios de comunicação a distância, caracterizando-se pela aglutinação de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações em ambiente virtual que promove a criação de conhecimento coletivo.

ale a alternativa CORRETA:

FONTE: ANGELONI, Maria T. Elementos intervenientes na tomada de decisão. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, jan./abr. 2003.

A
(1) Dado é facilmente estruturado e transferido e obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é facilmente estruturado e transferido, frequentemente tácito, mas emulável.

B
(1) Dado é dotado de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (2) Informação é facilmente estruturada e transferida, sendo obtida por máquinas. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.

C
(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento. (3) Conhecimento é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação.

D
(1) Dado é facilmente estruturado e transferido, sendo obtido por máquinas. (2) Informação é a inferência valiosa da mente humana, inclui reflexão, síntese e contexto, difícil estruturação e transferência, mas possível de explicitação. (3) Conhecimento são dados dotados de relevância e propósitos, exige consenso com relação ao significado e requer organização no armazenamento.

Cada vez mais, a infraestrutura tecnológica se faz presente nos processos de negócios, fortalecendo os ambientes organizacionais e as competências dos colaboradores. Desse modo, na implementação da gestão do conhecimento organizacional, existe um conjunto de ferramentas tecnológicas com o objetivo de oferecer maior acesso ao conhecimento, fortalecendo os canais de comunicação e eliminando suas distâncias. Com relação às principais ferramentas utilizadas para as práticas da gestão do conhecimento destacam-se os "Portais Corporativos". Sobre a definição de Portais Corporativos, assinale a alternativa CORRETA:

A Útil em organizações que utilizam variados tipos de sistemas, com diferentes tecnologias e fornecedores, sendo imprescindível o atendimento a requisitos como escalabilidade, flexibilidade e interoperabilidade.
B É um sistema capaz de proporcionar integração e comunicação entre especialistas, executivos e demais usuários de uma intranet que permite organizar, compartilhar e disponibilizar as informações de interesses em um único local, como suporte à tomada de decisão, na qual seus empregados compartilham experiências em fóruns, chats, registram documentações etc.
C Ferramenta para tornar mais prática a relação do usuário com os dispositivos móveis como forma de manipulação e acessibilidade às funcionalidades de sistemas, convertendo a informação textual em áudio para o usuário.
D São programas que demonstram um comportamento inteligente similar ao de uma pessoa que é especialista em um assunto na solução de um problema, a fim de tratar problemas pouco estruturados através de técnicas computacionais.

Mais conteúdos dessa disciplina