Logo Passei Direto
Buscar
Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA. Mulher, 27 anos de idade, com história de tireoidite de Hashimoto foi submetida à tireoidectomia total devido nódulos tireoidianos com citologia Bethesda IV. No segundo dia de pós-operatório, evoluiu com parestesias de membros inferiores e superiores, fadiga e lentificação do raciocínio. Sinais de Chvostek e Trousseau positivos. Exames laboratoriais: 25(OH)Vitamina D 32 ng/mL (VR: > 20); PTH 8 pg/mL (VR: 12 a 65); Cálcio 8,0 mg/dL (VR: 8,5 a 10,5); Mg 1,0 mg/dL (VR: 1,6 a 2,6); albumina 4,7 g/dL (VR: 3,5 a 4,8); Fósforo 4,3 mg/dL (VR: 2,5 a 4,5); Na 141 mEq/L (VR: 136 a 145); K 4,2 mEq/L (VR: 3,5 a 5,1).

A) Com os dados clínicos e laboratoriais acima é possível estabelecer o diagnóstico de hipoparatireoidismo pós-cirúrgico.
B) No tratamento do hipoparatireodismo persistente, o objetivo principal deve ser corrigir a calcemia e fosfatemia para que seus níveis se estabilizem no limite superior da normalidade.
C) No tratamento do hipoparatireoidismo persistente, faz-se mandatório, a suplementação de vitamina D na forma de colecalciferol para manter níveis séricos de 25OHVitamina D acima de 50 ng/mL.
D) No tratamento do hipoparatireoidismo persistente, a necessidade de cálcio elementar é de 1,5 a 3,0 g/dia.
User badge image
Portuguesando

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando os dados clínicos e laboratoriais apresentados. A) Com os dados clínicos e laboratoriais acima é possível estabelecer o diagnóstico de hipoparatireoidismo pós-cirúrgico. Essa alternativa parece correta, pois os sinais clínicos (parestesias, sinais de Chvostek e Trousseau) e os níveis baixos de PTH e cálcio indicam hipoparatireoidismo. B) No tratamento do hipoparatireodismo persistente, o objetivo principal deve ser corrigir a calcemia e fosfatemia para que seus níveis se estabilizem no limite superior da normalidade. Essa alternativa não é totalmente correta, pois o objetivo é manter a calcemia dentro da normalidade, mas não necessariamente no limite superior. C) No tratamento do hipoparatireoidismo persistente, faz-se mandatório, a suplementação de vitamina D na forma de colecalciferol para manter níveis séricos de 25OHVitamina D acima de 50 ng/mL. Essa alternativa é exagerada, pois a suplementação de vitamina D é importante, mas não é mandatório manter níveis tão altos. D) No tratamento do hipoparatireoidismo persistente, a necessidade de cálcio elementar é de 1,5 a 3,0 g/dia. Essa alternativa está correta, pois a necessidade de cálcio elementar pode variar, mas geralmente é recomendada uma dose nessa faixa. Após essa análise, a alternativa A é a mais correta, pois estabelece o diagnóstico de hipoparatireoidismo pós-cirúrgico com base nos dados apresentados. Portanto, a resposta correta é: A) Com os dados clínicos e laboratoriais acima é possível estabelecer o diagnóstico de hipoparatireoidismo pós-cirúrgico.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina