Logo Passei Direto
Buscar
A resistência tanto pode ser inconsciente quanto consciente, mas sempre provém do ego, ainda que possa vir orquestrada pelas outras instâncias psíquicas (ZIMERMAN, 1999). A partir dessa assertiva e dos tipos de resistências apresentadas pelo autor, assinale a alternativa INCORRETA.

A As resistências podem ser consideradas a partir de manifestações clínicas, como: faltas, atrasos, intelectualizações, silêncio, segredos, sonolência.
B As resistências podem ser consideradas pelo critério de suas finalidades, tais como: resistência à agressão (medo da psicose); à renúncia às ilusões simbióticas; às mudanças verdadeiras; à vergonha, à culpa e à humilhação do colapso narcísico.
C As resistências podem ser consideradas em relação às etapas evolutivas do desenvolvimento emocional primitivo.
D As resistências podem ser sistematizadas apenas e somente a partir da teoria estrutural, que consiste em estabelecer as inter-relações dentro das respectivas instâncias psíquicas de onde se originam as resistências inconscientes.
User badge image
Ensinando Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: A) As resistências podem ser consideradas a partir de manifestações clínicas, como: faltas, atrasos, intelectualizações, silêncio, segredos, sonolência. Essa afirmação está correta, pois essas são manifestações comuns de resistência. B) As resistências podem ser consideradas pelo critério de suas finalidades, tais como: resistência à agressão (medo da psicose); à renúncia às ilusões simbióticas; às mudanças verdadeiras; à vergonha, à culpa e à humilhação do colapso narcísico. Essa afirmação também está correta, pois aborda as finalidades das resistências. C) As resistências podem ser consideradas em relação às etapas evolutivas do desenvolvimento emocional primitivo. Essa afirmação é correta, pois as resistências podem ser analisadas em relação ao desenvolvimento emocional. D) As resistências podem ser sistematizadas apenas e somente a partir da teoria estrutural, que consiste em estabelecer as inter-relações dentro das respectivas instâncias psíquicas de onde se originam as resistências inconscientes. Essa afirmação é INCORRETA, pois as resistências não podem ser sistematizadas apenas pela teoria estrutural; elas também podem ser compreendidas por outras abordagens e contextos. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O inconsciente é considerado o núcleo da teoria psicanalítica. Isso faz com que as técnicas dessa abordagem de psicoterapia tenham a finalidade de acessar a parte mais profunda e desconhecida da mente humana, onde se encontram os desejos, os impulsos, as lembranças e os conflitos reprimidos que influenciam o comportamento, o pensamento e a personalidade de um indivíduo. Diante do exposto, quanto às técnicas da psicanálise, assinale a afirmativa correta.

A Análise dos sonhos é a técnica que consiste em pedir ao paciente que fale livremente sobre o que lhe vier à mente, sem censura ou crítica, visando acessar os conteúdos inconscientes inerentes aos sintomas, seus sonhos e fantasias.
B Associação livre consiste em interpretar o significado oculto dos sonhos, que são considerados geralmente para o inconsciente, permitindo ao psicanalista discernir entre o conteúdo manifesto e latente do sonho, usando as regras da condensação, do deslocamento, da representação e da elaboração.
C Análise da contratransferência resistente consiste em identificar e superar os obstáculos apresentados pelo paciente para aceitar ou modificar os seus conteúdos inconscientes; permite melhorar a defesa do ego, evitando o sofrimento ou a angústia que a emergência do inconsciente pode provocar.
D Análise da transferência se refere à relação emocional estabelecida entre o paciente e o psicanalista, na qual há projeção de sentimentos, desejos e conflitos atuais ou passados, com figuras significativas, tais como pais, irmãos ou parceiros; permitindo reviver e elaborar experiências que marcam a personalidade de uma pessoa.

Mais conteúdos dessa disciplina