Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Sobre o registro de preços, é correto afirmar:

a. A indicação da disponibilidade de créditos orçamentários será exigida na assinatura da Ata de Registro de Preços.
b. Não é possível a adoção do SRP quando a aquisição de bens for com previsão de entregas parceladas.
c. Compete ao órgão ou entidade participante realizar procedimento público de intenção de registro de preços - IRP e, quando for o caso, estabelecer o número máximo de participantes, em conformidade com sua capacidade de gerenciamento.
d. Compete ao órgão ou à entidade gerenciadora realizar pesquisa de mercado para identificar o valor estimado da licitação ou contratação direta e, quando for o caso, consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e pelas entidades participantes, inclusive na hipótese de compra centralizada.
e. Com o advento do Decreto n. 11.462, de 2023, o prazo de vigência da ata de registro de preços será de um ano improrrogável.
User badge image
Questões Para a Compreensão

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas sobre o registro de preços: a) A indicação da disponibilidade de créditos orçamentários será exigida na assinatura da Ata de Registro de Preços. - Esta afirmação não é correta, pois a disponibilidade de créditos orçamentários é exigida antes da contratação, mas não necessariamente na assinatura da ata. b) Não é possível a adoção do SRP quando a aquisição de bens for com previsão de entregas parceladas. - Esta afirmação é incorreta, pois o Sistema de Registro de Preços (SRP) pode sim ser utilizado para entregas parceladas. c) Compete ao órgão ou entidade participante realizar procedimento público de intenção de registro de preços - IRP e, quando for o caso, estabelecer o número máximo de participantes, em conformidade com sua capacidade de gerenciamento. - Esta afirmação está correta, pois é uma das atribuições do órgão participante. d) Compete ao órgão ou à entidade gerenciadora realizar pesquisa de mercado para identificar o valor estimado da licitação ou contratação direta e, quando for o caso, consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e pelas entidades participantes, inclusive na hipótese de compra centralizada. - Esta afirmação também está correta, pois é uma responsabilidade do órgão gerenciador. e) Com o advento do Decreto n. 11.462, de 2023, o prazo de vigência da ata de registro de preços será de um ano improrrogável. - Esta afirmação é incorreta, pois o prazo de vigência pode ser prorrogado. Após a análise, as alternativas corretas são c) e d). No entanto, como a pergunta pede uma única afirmação correta, a mais abrangente e que reflete uma responsabilidade clara é a d). Portanto, a resposta correta é: d) Compete ao órgão ou à entidade gerenciadora realizar pesquisa de mercado para identificar o valor estimado da licitação ou contratação direta e, quando for o caso, consolidar os dados das pesquisas de mercado realizadas pelos órgãos e pelas entidades participantes, inclusive na hipótese de compra centralizada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a possibilidade de adesão à ata de registro de preços por órgão ou entidade não participante (“carona”), é incorreto afirmar:

a. As aquisições ou as contratações adicionais não poderão exceder, por órgão ou entidade, a 50% dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório registrados na ata de registro de preços para o órgão ou a entidade gerenciadora e para os órgãos ou as entidades participantes.
b. O órgão ou a entidade poderá aderir a item da ata de registro de preços da qual seja integrante, na qualidade de não participante, para aqueles itens para os quais não tenha quantitativo registrado.
c. o quantitativo decorrente das adesões não poderá exceder, na totalidade, ao dobro do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão ou a entidade gerenciadora e os órgãos ou as entidades participantes, independentemente do número de órgãos ou entidades não participantes que aderirem à ata de registro de preços, exceto para a aquisição emergencial de medicamentos e de material de consumo médico-hospitalar por órgãos e entidades da Administração Pública federal, estadual, distrital e municipal, mediante adesão à ata de registro de preços gerenciada pelo Ministério da Saúde.
d. A autorização do órgão ou da entidade gerenciadora para a adesão pretendida apenas será realizada após a aceitação pelo fornecedor.
e. É permitida aos órgãos e às entidades da Administração Pública federal a adesão à ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade estadual, distrital ou municipal.

Mais conteúdos dessa disciplina