Logo Passei Direto
Buscar
Após a definição da ordem classificatória da licitação, os autos são enviados para a autoridade superior, que procederá à avaliação de todo o procedimento em busca de eventuais irregularidades. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

(A) A autoridade superior não poderá revogar a licitação na hipótese da ocorrência de causa superveniente que torne a licitação contrária ao interesse público, uma vez que já foi consolidado o ato administrativo.
(B) A autoridade superior somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente sem precisar comprová-lo, apenas fazendo parecer por escrito.
(C) Se a licitação for revogada de forma ilícita, sem a ocorrência de fato superveniente pertinente e suficiente para justificar a conduta, os licitantes devem ser indenizados mesmo sem a comprovação de prejuízos.
(D) A autoridade superior poderá anular o procedimento licitatório por motivo de ilegalidade, sendo a Administração obrigada a indenizar todos os licitantes.
(E) A autoridade superior, se constatado vício, pode anular o certame ou, preferencialmente, somente os atos prejudicados pelo defeito, preservando os demais.
User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: (A) A autoridade superior não poderá revogar a licitação na hipótese da ocorrência de causa superveniente que torne a licitação contrária ao interesse público, uma vez que já foi consolidado o ato administrativo. - Incorreta, pois a autoridade pode sim revogar a licitação se houver interesse público. (B) A autoridade superior somente poderá revogar a licitação por razões de interesse público decorrente de fato superveniente sem precisar comprová-lo, apenas fazendo parecer por escrito. - Incorreta, pois a revogação deve ser justificada e não pode ser feita sem comprovação. (C) Se a licitação for revogada de forma ilícita, sem a ocorrência de fato superveniente pertinente e suficiente para justificar a conduta, os licitantes devem ser indenizados mesmo sem a comprovação de prejuízos. - Incorreta, pois a indenização depende da comprovação de prejuízos. (D) A autoridade superior poderá anular o procedimento licitatório por motivo de ilegalidade, sendo a Administração obrigada a indenizar todos os licitantes. - Incorreta, pois a indenização não é obrigatória em todos os casos de anulação. (E) A autoridade superior, se constatado vício, pode anular o certame ou, preferencialmente, somente os atos prejudicados pelo defeito, preservando os demais. - Correta, pois a administração pode anular o certame ou apenas os atos que foram prejudicados, conforme o princípio da preservação dos atos administrativos. Portanto, a alternativa correta é: (E).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina