Logo Passei Direto
Buscar
Com relação a lógica proposicional, julgue os itens subsequentes.
( ) Considerando-se as proposições simples “Cláudio pratica esportes” e “Cláudio tem uma alimentação balanceada”, é correto afirmar que a proposição “Cláudio pratica esportes ou ele não pratica esportes e não tem uma alimentação balanceada” é uma tautologia.
( ) Na lógica proposicional, a oração “Antônio fuma 10 cigarros por dia, logo a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que é não fumante” representa uma proposição composta.
( ) Supondo-se que p seja a proposição simples “João é fumante”, que q seja a proposição simples “João não é saudável” e que p –> q, então o valor lógico da proposição “João não é fumante, logo ele é saudável” será verdadeiro.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada item: 1. Tautologia: A proposição “Cláudio pratica esportes ou ele não pratica esportes e não tem uma alimentação balanceada” não é uma tautologia, pois pode ser falsa se Cláudio pratica esportes e tem uma alimentação balanceada. Portanto, este item é falso. 2. Proposição composta: A frase “Antônio fuma 10 cigarros por dia, logo a probabilidade de ele sofrer um infarto é três vezes maior que a de Pedro, que é não fumante” é uma proposição composta, pois envolve uma relação de causa e efeito. Portanto, este item é verdadeiro. 3. Valor lógico: Se p é “João é fumante” e q é “João não é saudável”, a proposição p → q (se João é fumante, então ele não é saudável) não implica que “João não é fumante, logo ele é saudável” seja verdadeira. Na verdade, a proposição “João não é fumante” não garante que ele seja saudável. Portanto, este item é falso. Resumindo: 1. Falso 2. Verdadeiro 3. Falso

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Se a proposição P for verdadeira, então será verdadeira a proposição “Condenaremos a corrupção por motivos econômicos”.

A negação da proposição “O tribunal entende que o réu tem culpa” pode ser expressa por “O tribunal entende que o réu não tem culpa”.

Julgue os itens que se seguem, considerando a proposição P a seguir: Se o tribunal entende que o réu tem culpa, então o réu tem culpa. Se a proposição “O tribunal entende que o réu tem culpa” for verdadeira, então a proposição P também será verdadeira, independentemente do valor lógico da proposição “o réu tem culpa”.

Mais conteúdos dessa disciplina