Logo Passei Direto
Buscar
Analise as assertivas abaixo, relacionadas ao uso de fluoretos em odontologia: I. Conforme indicação do Guia de Fluoretos, a fluoretação das águas não é indicada para toda a população. II. O flúor atua prevenindo a cárie dentária, assim como estacionando lesões já instaladas. III. A ingestão crônica de flúor durante o desenvolvimento dental pode ocasionar o surgimento de fluorose dentária. IV. Em nosso país, a redução dos índices de cárie dentária pode ser associada ao uso de dentifrício fluoretado. Quais estão corretas?

A Apenas I e II.
B Apenas III e IV.
C Apenas I, II e III.
D Apenas II, III e IV.
E I, II, III e IV.
User badge image
EducaFit

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada assertiva: I. Conforme indicação do Guia de Fluoretos, a fluoretação das águas não é indicada para toda a população. Verdadeiro, a fluoretação pode não ser indicada em algumas situações específicas, como em áreas onde a ingestão de flúor já é alta. II. O flúor atua prevenindo a cárie dentária, assim como estacionando lesões já instaladas. Verdadeiro, o flúor é conhecido por sua capacidade de prevenir cáries e também de remineralizar lesões iniciais. III. A ingestão crônica de flúor durante o desenvolvimento dental pode ocasionar o surgimento de fluorose dentária. Verdadeiro, a fluorose dentária é uma condição que pode ocorrer devido à ingestão excessiva de flúor durante o desenvolvimento dos dentes. IV. Em nosso país, a redução dos índices de cárie dentária pode ser associada ao uso de dentifrício fluoretado. Verdadeiro, o uso de dentifrícios com flúor tem contribuído para a redução das cáries. Todas as assertivas estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: E) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Os dentifrícios fluoretados são considerados um dos métodos mais racionais na prevenção das cáries, pois aliam a remoção do biofilme dental à exposição constante ao flúor. Sua utilização tem sido considerada responsável pela diminuição nos índices de cárie observados hoje em todo o mundo, mesmo em países ou regiões que não possuem água fluoretada. De acordo com o Guia de Recomendações para o Uso de Fluoretos no Brasil, de 2009, assinale a alternativa INCORRETA sobre os dentifrícios fluoretados.

A O dentifrício fluoretado apresenta uma ação benéfica na prevenção das cáries porque aumenta a concentração de flúor na saliva por cerca de 40 minutos após a escovação.
B Embora o produto comercial seja adquirido pelos indivíduos e famílias no mercado, é considerado um meio coletivo de obtenção de flúor, uma vez que a possibilidade da aquisição do produto, independentemente do poder aquisitivo dos indivíduos e famílias, depende de decisões governamentais, no âmbito das políticas públicas, relacionadas com a regulamentação da medida pelas respectivas autoridades, em cada país.
C Dois tipos de compostos fluoretados são comumente utilizados nos dentifrícios: fluoreto de sódio (NaF) ou monofluorfosfato de sódio (MFP, Na2PO3F). Independentemente do composto utilizado, a ação na cavidade bucal será a mesma, pois ambos liberam o íon fluoreto na cavidade bucal, o primeiro por ionização quando em contato com água, e o MFP pela ação de enzimas chamadas fosfatases, que estão presentes na cavidade bucal.
D O flúor (F) se retém na cavidade bucal por um período ainda maior de tempo através de dois mecanismos: nas superfícies dentais limpas pela escovação, o F reage com o dente, formando regularmente pequena quantidade de fluoreto de cálcio na superfície do esmalte-dentina. Já nos residuais de placa não removidos pela escovação, o F se difunde e se deposita na forma de reservatórios com cálcio (Ca), orgânico ou mineral.
E Com o objetivo de reduzir os riscos de desenvolvimento de fluorose dentária em crianças em idade pré-escolar, tem sido indicado o uso de dentifrícios com baixa concentração de fluoretos (cerca de 500 ppm F), principalmente em crianças sem atividade de cárie significativa.

Os fluoretos, formas iônicas do elemento químico flúor, são os principais responsáveis pelo declínio da cárie dentária em países desenvolvidos e também no Brasil. Além da redução da prevalência da cárie, o flúor age reduzindo a velocidade de progressão de novas lesões. Assinale a alternativa INCORRETA a respeito da utilização do flúor na Odontologia, de acordo com o Guia de Recomendações para o uso Fluoretos no Brasil.

A A fluorapatita é um mineral menos solúvel que a hidroxiapatita, tendo maior tendência de se precipitar no esmalte e dentina durante os fenômenos de desmineralização e remineralização.
B O ph crítico para o esmalte de um indivíduo ou população não exposta diariamente a nenhuma das formas de fluoretos é 6,5. Quando exposto ao flúor, o ph crítico cai para 5,5 e, assim, entre esse valor e 6,5, ao mesmo tempo em que o dente perde minerais na forma de hidroxiapatita, uma certa quantidade dos íons cálcios e fosfatos dissolvidos retornam ao dente na forma de fluorapatita.
C Quando se ingere água fluoretada ou alimentos preparados com água fluoretada, além do aumento transitório da concentração de flúor salivar, o flúor ingerido é absorvido e, do sangue, retorna à cavidade bucal pela secreção salivar.
D A múltipla exposição aos fluoretos implica maior risco de desenvolvimento da fluorose dentária, em diferentes graus, e, portanto, requer a adoção de práticas de uso seguro, consciente e parcimonioso.
E Na ausência de água fluoretada, recomenda-se o uso regular de dentifrício fluoretado em conjunto com uma forma de uso tópico (bochecho, gel ou verniz). A opção pelo uso do método tópico adicional deve levar em consideração aspectos operacionais e de custos, já que a eficácia desses métodos é semelhante.

Mais conteúdos dessa disciplina