Logo Passei Direto
Buscar
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 1) Coloide. 2) Solução hipotônica. 3) Difusão simples. 4) Osmose

2, 4, 1, 3.
3, 2, 4, 1.
1, 3, 2, 4.
1, 2, 4, 3.
4, 3, 1, 2.
User badge image
Aprimorando com Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, precisamos entender a relação entre os termos apresentados: 1) Coloide: mistura onde partículas não se dissolvem completamente. 2) Solução hipotônica: solução com menor concentração de solutos em relação a outra. 3) Difusão simples: movimento de partículas de uma área de maior concentração para uma de menor concentração. 4) Osmose: difusão de água através de uma membrana semipermeável. A sequência correta, considerando a relação entre os conceitos, é: 1, 2, 4, 3. Portanto, a alternativa correta é 1, 2, 4, 3.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: “[...] Um grupo de pesquisadores brasileiros e norte-americanos coordenado pela médica Alicia Kowaltowski e pela bióloga Maria Fernanda Forni, ambas do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), verificou que a forma e o tamanho das mitocôndrias ajudam a definir o tipo de tecido que as células-tronco adultas podem originar [...]. Por muito tempo julgou-se que as mitocôndrias permaneciam estáticas e imutáveis no interior das células. Na última década, no entanto, estudos diversos mostraram que elas são bastante dinâmicas. As mitocôndrias podem se fundir umas com as outras e gerar mitocôndrias maiores e mais alongadas. Podem ainda se dividir e originar mitocôndrias menores e de formato arredondado. Várias proteínas coordenam essa dinâmica mitocondrial. Uma delas, a mitofusina 2, ajuda essas organelas a se unirem e se alongarem. Já a proteína DRP1 é fundamental para as mitocôndrias se dividirem e originarem organelas menores [...].” Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados na unidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As mitocôndrias são as organelas mais importantes para a manutenção das atividades metabólicas nos seres heterotróficos.
II. É dentro dessa organela que se realiza o processo de respiração celular, responsável pela quebra da molécula de glicose em partículas menores e pela liberação de energia para o metabolismo.

Os conhecimentos que temos sobre a autofagia são relativamente recentes. Até bem pouco tempo, acreditava-se que as células usavam essa estratégia apenas para degradar resíduos de organelas, contudo, hoje sabemos que se trata de um processo complexo e amplo, e que envolve pelo menos 15 genes diferentes. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a digestão celular, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Na digestão celular, se a partícula digerida vem de fora da célula, trata-se do processo de autofagia, mas se for a digestão de uma partícula que está dentro da própria célula, irá se chamar heterofagia. II. ( ) A autofagia está diretamente relacionada com doenças como o câncer, diabetes tipo 2, Alzheimer e Mal de Parkinson. Além disso, também é importante para a renovação de proteínas. III. ( ) As organelas responsáveis pela digestão celular chamam-se ribossomos. Quando a membrana dessa estrutura se rompe, enzimas são liberadas para a quebra das partículas ingeridas. IV. ( ) Alguns organismos procariontes e unicelulares, como as amebas, se alimentam através do processo de heterofagia, incorporando partículas e substâncias dispersas no meio externo. V. ( ) Se o material incorporado pela célula for uma partícula sólida, no citoplasma irá se formar um fagossomo para digeri-la, e se for uma partícula pequena ou líquida, se formará um pinossomo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

V, F, V, F, F
V, V, F, V, F.
F, F, V, F, V.
F, V, F, V, V.
F, V, F, V, F.

Mais conteúdos dessa disciplina