Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a opção em que a segunda forma da frase corrige um erro de colocação do pronome oblíquo cometido na frase anterior.

(A) Essa tecnologia poderá nos devorar. / Essa tecnologia poderá devorar-nos.
(B) Quanto mais sou obrigado a deixar recado com filhos e empregadas de amigos, mais me apaixono por secretárias eletrônicas. / Quanto mais sou obrigado a deixar recado com filhos e empregadas de amigos, mais apaixono-me por secretárias eletrônicas.
(C) O elevador é um inesperado ponto de reunião onde se reúnem pessoas que nunca cogitaram reunir-se um dia. / O elevador é um inesperado ponto de reunião onde se reúnem pessoas que nunca cogitaram se reunir um dia.
(D) Eu não posso dar-me ao luxo de perder meu tempo, ganhando dinheiro. / Eu não posso me dar ao luxo de perder meu tempo, ganhando dinheiro.
User badge image
Portuguesando

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar onde a segunda forma corrige um erro de colocação do pronome oblíquo: (A) "Essa tecnologia poderá nos devorar. / Essa tecnologia poderá devorar-nos." Aqui, a segunda frase está correta, mas não corrige um erro, pois ambas as formas estão corretas. (B) "Quanto mais sou obrigado a deixar recado com filhos e empregadas de amigos, mais me apaixono por secretárias eletrônicas. / Quanto mais sou obrigado a deixar recado com filhos e empregadas de amigos, mais apaixono-me por secretárias eletrônicas." Na segunda frase, a colocação do pronome "me" está correta, mas a primeira também está. Não há erro a ser corrigido. (C) "O elevador é um inesperado ponto de reunião onde se reúnem pessoas que nunca cogitaram reunir-se um dia. / O elevador é um inesperado ponto de reunião onde se reúnem pessoas que nunca cogitaram se reunir um dia." A primeira frase está correta, mas a segunda também. Não há erro a ser corrigido. (D) "Eu não posso dar-me ao luxo de perder meu tempo, ganhando dinheiro. / Eu não posso me dar ao luxo de perder meu tempo, ganhando dinheiro." Na primeira frase, a colocação do pronome "me" está errada. A forma correta é "me dar", que é a segunda frase. Portanto, a opção que corrige um erro de colocação do pronome oblíquo é: (D).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina