Logo Passei Direto
Buscar
Supremo Tritunal Foderal ISTF determinau na guint-fcira, 13 de janho, Que a disriminacio por orientacio sexusl e identidace de senero passe a ser considerada um crine.
Em seguida, Ricardo Lewardewski dase haver violecia contra ctss minorias e que a criminalizaceo dests condutas uma cbrigacio constitucianal do Estado. Portanto, haveria uma”dhida hitdrica" com estes grupor
"A omissio parlamentar em cumprir esse mandsdo pode se corproenfda como um fendreno politico. Os atores poliicos term ciencis de que sio mais fecilmente responsabillizdes perante eletores por suss ades do que por suss omisbes, dore.
No entanto. o ministro reicitou soliscio do Lei de Racismo, poraue isso criaria um navo tipo de crime, na sua avaliacac, alpo que a Constituicsa cstabelcce como funcso exclusiva do Legislativo.
"A extensio do tipo penal psra abercar situacbes cepecifesmente tipifcadss pes nottna pensl atenta contra o prineipia da reserva legal, que pratave a sesurarka iuridia de todos. dase o ministro, gue defondeu gue o Conaresso fose notifcsdo para criinsizar_
homataadobis
De acardo cc o texto apresentado, avalie 2s seauintes asscrcaes c a rclacso propasta cntre clas
1.0 Mnistro do STF, Riard Lewandoski, entendu d Lo de Raiso sos cass d homotransfcbi risria um tipo penal ni prevista em lei,o gue vai de encantro so principio da reeeno legal
PORQUE
Il. Pel principio do reserva Iesal, determinsdas matErias apcnss podem ser discolinsdas por lei formal cabendo so Poder Legisativo elaborar a ki que criinaliza a homotransfobia」
A respeito dessas assercoes, assinale 3 opcio correta

Aassercio Ic uma proposkso talsa, ca ne uma proposkio weedasera
Aassercio 1c uma proposkso wrdadera, canc una proposcio takea
● assertesIel sio sropodcles wendsd
User badge image
Elaine Cesar

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as assertivas apresentadas: 1. A primeira assertiva diz que o Ministro do STF, Ricardo Lewandowski, entendeu que a Lei de Racismo não abrange casos de homotransfobia, o que vai contra o princípio da reserva legal. Isso é verdadeiro, pois ele argumentou que a criação de um novo tipo penal deve ser feita pelo Legislativo, respeitando a reserva legal. 2. A segunda assertiva afirma que, pelo princípio da reserva legal, determinadas matérias apenas podem ser disciplinadas por lei formal, cabendo ao Poder Legislativo elaborar a lei que criminaliza a homotransfobia. Isso também é verdadeiro, pois a criação de tipos penais deve seguir esse princípio. Diante disso, temos: - A assertiva I é verdadeira. - A assertiva II também é verdadeira. Portanto, a opção correta é: A assertiva I é uma proposição verdadeira, e a assertiva II também é verdadeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina