Logo Passei Direto
Buscar

História

Outros
A CIA – Central Intelligence Agency; ou, Agência Central de Inteligência, criada em 1947, com a assinatura do Ato de Segurança Nacional pelo Presidente Harry Truman, presidente dos Estados Unidos da América – EUA, influenciando na visão de mundo do contexto de Guerra fria, dentre outros objetivos é correto afirmar que outro objetivo da CIA era:

A) a instalação de governos ditatoriais na América do Norte.
B) a instalação de governos socialistas na América do Sul.
C) a instalação de governos ditatoriais na América Latina.
X D) a instalação de governos democráticos na América Latina.
E) a instalação de governos Neoliberais na América Latina.
User badge image
Discussões sobre Licenciatura em História

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

A CIA, durante a Guerra Fria, teve como um de seus principais objetivos a contenção do comunismo e a promoção de governos que fossem favoráveis aos interesses dos Estados Unidos. Isso frequentemente se traduziu no apoio a regimes autoritários que se opusessem ao socialismo na América Latina. Analisando as alternativas: A) a instalação de governos ditatoriais na América do Norte - Não é correto, pois a CIA não atuou nesse contexto. B) a instalação de governos socialistas na América do Sul - Isso é contrário aos objetivos da CIA. C) a instalação de governos ditatoriais na América Latina - Esta opção é a mais próxima da realidade, já que a CIA apoiou diversos regimes autoritários na região. D) a instalação de governos democráticos na América Latina - Embora a CIA tenha promovido a democracia em alguns casos, na prática, muitas vezes apoiou regimes não democráticos. E) a instalação de governos Neoliberais na América Latina - O neoliberalismo é uma abordagem econômica que não se traduz diretamente em um objetivo da CIA. Portanto, a alternativa correta, considerando o histórico da CIA, é: C) a instalação de governos ditatoriais na América Latina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O recurso do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, reconhecido como responsável por praticar torturas no período do regime militar, foi negado por unanimidade pela 1ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo nesta terça-feira (14). O coronel Brilhante Ustra comandou o Doi-Codi (Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna), em São Paulo, no período de 29 de setembro de 1970 a 23 de janeiro de 1974. Em 1972 Maria Teles, o marido, Cesar Teles e a irmã Crimeia foram presos e torturados no Doi-Codi. Os filhos do casal também ficaram em poder dos militares. (Jornal do Brasil on-line, 21/10/2012). A notícia acima e os fatos a que ela se refere permitem a identificação de uma característica não só da ditadura militar vigente no Brasil durante a década de 1970, mas também da ditadura que vigorou em países como Chile e Argentina, a saber:

X A) a prática efetiva da guarda, pelo Estado, de filhos de presos políticos, que seriam tutelados até que seus pais terminassem de cumprir suas detenções.
B) a extensa participação de agentes do governo em práticas criminosas que o próprio Estado acobertava.
C) o incentivo que tais regimes promoviam para que cidadãos comuns denunciassem abusos cometidos por seus agentes.
D) a legalização jurídica da tortura, vista como instrumento técnico imprescindível à extração de informações acerca de condutas criminais.
E) o combate à tortura realizado pelas instâncias jurídicas desses países durante a vigência de tais regimes, estabelecendo conflitos de jurisdição entre poderes nacionais.

Mais conteúdos dessa disciplina