Logo Passei Direto
Buscar

Tendo em vista a falta de um consenso sobre a melhor forma de denominação para as práticas corporais de aventura, diferentes terminologias são utilizadas e cada terminologia tem um significado diferente.

Frente a isso, analise as assertivas abaixo que se referem a algumas das diferentes terminologias e significados das práticas corporais de aventura.

I – Os esportes californianos receberam essa denominação em virtude da origem de diversas modalidades terem sido nesta região; os esportes em liberdade receberam tal denominação devido às práticas de aventura saírem das regulamentações das federações; os esportes alternativos que receberam essa denominação por serem atividades físicas não tradicionais.

II – Os Esportes selvagens receberam essa denominação devido ao risco das práticas realizadas na natureza; os esportes de ação receberam essa denominação devido a intensa atividade dos mesmos.

III – Os esportes técnico-ecológicos receberam essa denominação devido à união entre equipamentos utilizados nas práticas dessas modalidades e a sua relação com a natureza; esportes extremos receberam essa denominação devido a relação entre as situações que o praticante é exposto de descargas de adrenalina.

IV – Os novos esportes receberam essa denominação devido a novidades nas modalidades que já eram praticadas; os esportes radicais receberam essa denominação pelas características dos esportes serem praticados com poucos instrumentos de segurança, dando a sensação de exposição ao perigo.


Assinale a alternativa correta:


Escolha uma opção:

a. Todas as alternativas estão corretas.

b. Apenas II e IV estão corretas.

c. Apenas I e II estão corretas.

d. Apenas III e IV estão corretas.

e. Apenas I e III estão corretas.

User badge image
André Melo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das assertivas: I – Os esportes californianos realmente têm origem na Califórnia, e a descrição dos esportes em liberdade e esportes alternativos está correta. Portanto, essa assertiva é verdadeira. II – Os esportes selvagens são associados ao risco das práticas na natureza, e os esportes de ação são caracterizados pela intensa atividade. Essa assertiva também é verdadeira. III – Os esportes técnico-ecológicos são de fato relacionados ao uso de equipamentos e à natureza, e os esportes extremos estão ligados à adrenalina. Essa assertiva é verdadeira. IV – Os novos esportes são, de fato, novidades em relação a modalidades já existentes, e os esportes radicais são caracterizados pela exposição ao perigo e uso de poucos instrumentos de segurança. Essa assertiva é verdadeira. Como todas as assertivas (I, II, III e IV) estão corretas, a alternativa correta é: a) Todas as alternativas estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A educação ambiental é garantida por lei, sendo importante para que se possa adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes que visem a proteção do meio ambiente. Assinale a alternativa correta que se refere aos documentos que garantem o acesso à educação ambiental.

a. A legislação brasileira prevê a educação ambiental, tanto na Constituição Federal quanto na lei de Diretrizes e Bases da Educação, entretanto ainda faltam os Parâmetros curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, Os planos de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola não garantindo a educação ambiental para todos, de forma a prejudicar o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
b. A legislação brasileira só prevê a educação ambiental na Constituição Federal com documentos formulados para direcionar a organização pedagógica nas escolas como os Parâmetros curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, Os planos de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola, que garante o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
c. A legislação brasileira só prevê a educação ambiental na Constituição Federal, entretanto ainda faltam os Parâmetros curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, Os planos de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola não garantindo a educação ambiental para todos, de forma a prejudicar o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
d. A legislação brasileira prevê a educação ambiental, tanto na Constituição Federal quanto na lei de Diretrizes e Bases da Educação, assim como os instrumentos que direcionam a organização pedagógica nas escolas como os Parâmetros curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, Os planos de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola, que garante o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
e. A legislação brasileira só prevê a educação ambiental pela lei de Diretrizes e Bases da Educação com documentos formulados para direcionar a organização pedagógica nas escolas como os Parâmetros curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais, Os planos de Educação e o Projeto Político Pedagógico da escola, que garante o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

O Trekking é uma atividade esportiva que pode ser praticada por qualquer pessoa. A modalidade concilia divertimento e a competição. Não há categorizações para o Trekking, entretanto, algumas diferenças são apontadas devido às diferenças entre a maneira de realização da atividade. Sendo assim, o pratica pode apresentar quatro nomenclaturas de acordo com suas diferenças. Frente a isso, analise as assertivas abaixo e em seguida assinale a alternativa correta:
I. O Trekking de regularidade é organizado por uma equipe, que define o local e o tempo da prática. As provas são competitivas e possuem regras. A prática exige um bom preparo físico do participante.
II. O Trekking de velocidade leva em consideração o tempo de realização da prova, que deve ser o menor possível, para isso os praticantes podem escolher o caminho que o favorece na competição e os mesmos podem usar bússola.
III. O Trekking de longa distância é caracterizado por ser uma expedição entre quatro pontos previamente escolhidos. Essa modalidade não é competitiva, e sim contemplativa. Na mesma, os praticantes fazem pausas para alimentação e descanso e não contam com guias.
IV. O Trekking de um dia caracteriza-se por ser uma atividade mais rápida, praticada com o intuito de lazer e diversão, realizada em pequenos percursos.
a. Apenas I, II e III estão corretas.
b. Apenas I, II e IV estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Conforme o que é definido pela BNCC, as práticas corporais de atividades de aventura apresentam características que as diferenciam de outras práticas corporais. Frente a isso, assinale a alternativa correta que se refere diferentes características das práticas corporais de atividades de aventura: Escolha uma opção: a. Práticas de aventura na natureza não se caracterizam por proporcionar ao praticante não experimentar as incertezas que o ambiente físico cria na geração de vertigem e de risco controlado e as práticas de aventuras no meio urbano exploram a “paisagem de cimento” para criar essas mesmas sensações. b. Práticas de aventura na natureza se caracterizam por impedir o praticante de experimentar as incertezas que o ambiente físico cria na geração de vertigem e de risco controlado e as práticas de aventuras no meio urbano exploram a “paisagem de cimento” para criar essas mesmas sensações. c. Práticas de aventura na natureza e no meio urbano se caracterizam por proporcionar ao praticante conhecer o ambiente físico e o risco descontrolado. d. Práticas de aventura na natureza e no meio urbano se caracterizam por expor o praticante a sensação de vertigem e risco descontrolado. e. Práticas de aventura na natureza se caracterizam por proporcionar ao praticante experimentar as incertezas que o ambiente físico cria na geração de vertigem e de risco controlado e as práticas de aventuras no meio urbano exploram a “paisagem de cimento” para criar essas mesmas sensações.

A instituição The Leave no Trace Center for Outdoor Ethics (2013) (Centro de Ética ao Ar Livre Não Deixe Rastro) propôs estratégias e ações focadas em reduzir os impactos gerados pelas práticas corporais de atividades de aventuras (PCA 's). Frente a isso, assinale a alternativa que corresponde às propostas desenvolvidas pelo The Leave no Trace Center for Outdoor Ethics. Escolha uma opção: a. As propostas são: Conhecer antes de ir; Permanecer nas trilhas e acampar em locais permitidos; Descartar de forma apropriada os resíduos produzidos; Deixar os locais como foram encontrados; Não acender fogueiras; Permitir que os animais silvestres se mantenham silvestres e Não Compartilhar as trilhas com desconhecidos e cuidar dos animais de estimação. b. As propostas são: Conhecer antes de ir; Permanecer nas trilhas e acampar em locais permitidos; Não produzir resíduos; Deixar os locais sempre melhores do que foram encontrados; Ser cuidadoso com as fogueiras; Permitir que os animais silvestres se mantenham silvestres e Compartilhar as trilhas e cuidar dos animais de estimação. c. As propostas são: Ter uma mapa sempre em mãos; Permanecer nas trilhas e acampar em locais permitidos; Descartar de forma apropriada os resíduos produzidos; Deixar os locais como foram encontrados; Não acender fogueiras; Permitir que os animais silvestres se mantenham silvestres e Compartilhar as trilhas e cuidar dos animais de estimação. d. As propostas são: Conhecer antes de ir; Permanecer nas trilhas e acampar em locais permitidos; Descartar de forma apropriada os resíduos produzidos; Deixar os locais como foram encontrados; Ser cuidadoso com as fogueiras; Permitir que os animais silvestres se mantenham silvestres e Compartilhar as trilhas e cuidar dos animais de estimação. e. As propostas são: Ter uma mapa sempre em mãos; Permanecer nas trilhas e acampar apenas em pousadas ou locais assegurados por guias; Descartar de forma apropriada os resíduos produzidos; Deixar os locais como foram encontrados; Ser cuidadoso com as fogueiras; Permitir

Mais conteúdos dessa disciplina