Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a alternativa incorreta sobre a exclusão de sócios:

A. A justa causa permite fazer a previsão no contrato social; os sócios concebem que um ou mais sócios podem colocar em risco a continuidade dos negócios, em virtude de atos de inegável gravidade, cabendo, assim, o seu desligamento da sociedade.
B. A lei exige que se dê ciência ao acusado para que ele possa comparecer à assembleia ou reunião e exercer o seu direito de defesa, sob pena de nulidade da exclusão.
C. Uma vez excluído o sócio, o valor da quota é liquidada, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da exclusão, verificada em balanço especialmente levantado.
D. Mesmo sendo excluído da sociedade, tal exclusão não exime o sócio, ou seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores à exclusão, até dois anos depois de averbada, nem pelas obrigações posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação.
E. A lei não exige que se dê ciência ao acusado para que ele possa comparecer à assembleia ou reunião e exercer o seu direito de defesa, sob pena de nulidade da exclusão.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada alternativa para identificar a incorreta sobre a exclusão de sócios: A. A justa causa permite fazer a previsão no contrato social; os sócios concebem que um ou mais sócios podem colocar em risco a continuidade dos negócios, em virtude de atos de inegável gravidade, cabendo, assim, o seu desligamento da sociedade. Correta - A previsão de justa causa no contrato social é válida. B. A lei exige que se dê ciência ao acusado para que ele possa comparecer à assembleia ou reunião e exercer o seu direito de defesa, sob pena de nulidade da exclusão. Correta - A ciência ao sócio é um direito garantido. C. Uma vez excluído o sócio, o valor da quota é liquidada, salvo disposição contratual em contrário, com base na situação patrimonial da sociedade, à data da exclusão, verificada em balanço especialmente levantado. Correta - A liquidação do valor da quota deve seguir essa regra. D. Mesmo sendo excluído da sociedade, tal exclusão não exime o sócio, ou seus herdeiros, da responsabilidade pelas obrigações sociais anteriores à exclusão, até dois anos depois de averbada, nem pelas obrigações posteriores e em igual prazo, enquanto não se requerer a averbação. Correta - A responsabilidade do sócio excluído permanece por um período. E. A lei não exige que se dê ciência ao acusado para que ele possa comparecer à assembleia ou reunião e exercer o seu direito de defesa, sob pena de nulidade da exclusão. Incorreta - A lei realmente exige que se dê ciência ao acusado. Portanto, a alternativa incorreta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre as regras que regulamentam a sociedade limitada, não se pode afirmar:

A. O conselho fiscal é órgão fiscalizatório e facultativo na sociedade limitada, com atribuições fixadas no Art. 1.069 do Código Civil. Esse conselho deve ser composto por, no mínimo, três conselheiros remunerados, com suplentes, podendo tais conselheiros serem sócios ou não. Devem, entretanto, ser eleitos em assembleia anual e devem, obrigatoriamente, residir no País.
B. A deliberação dos sócios deve ser tomada em reunião ou assembleia. A assembleia é obrigatória quando a sociedade possui mais de dez sócios. Em todos os casos, a reunião ou a assembleia tornam-se dispensáveis quando todos os sócios decidirem, por escrito, sobre a matéria que seria objeto delas.
C. Os quóruns são divididos em quóruns de instalação das reuniões ou assembleias, ou quóruns de deliberação, sendo estes últimos considerados para tomada de decisões, uma vez realizada a instalação. Assim sendo, há uma diversidade de quóruns que merecem atenção.
D. O sócio pode retirar-se da sociedade caso não coadune com as decisões tomadas em assembleia ou reunião nas quais se delibere sobre modificação do contrato, fusão da sociedade ou incorporação. Sua saída deve ocorrer nos trinta dias subsequentes à reunião.
E. No caso da regra específica para as sociedades limitadas, o procedimento de exclusão de sócio é judicial, cuja deliberação de exclusão deve ser tomada em reunião ou assembleia específica para esse fim, por sócio(s) titular(es) de mais da metade do capital social.

Mais conteúdos dessa disciplina