Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Com base no conteúdo da Rota de Aprendizagem Aula 5, na disciplina de Geografia: teorias e metodologias nos anos iniciais do ensino fundamental, sobre Brasil e suas diversas regionalizações na década de 1940, é correto afirmar que:

I. ( ) A regionalização vai de encontro ao conhecimento e intervenção no território, sendo, portanto, contrária e irrelevante para órgãos de planejamento e administração.

II. ( ) O IBGE é uma instituição polêmica para o exercício da cidadania, pois dissemina dados e informações para população e contribui para identificação dos limites regionais que serão cobrados pelos estados.

III. ( ) A capital do Brasil agora localizada no centro oeste, já esteve na região Sudeste, até a década de 1960, na Baía de Guanabara.

IV. ( ) O Estado da Bahia, capital Salvador, nos anos de 1940 até 1960 pertencia a região Leste.

A V- F- F- V.
B F- V- V- F.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a regionalização do Brasil na década de 1940: I. ( ) A regionalização vai de encontro ao conhecimento e intervenção no território, sendo, portanto, contrária e irrelevante para órgãos de planejamento e administração. É falsa (F). A regionalização é fundamental para o planejamento e a administração, pois ajuda a entender as características e necessidades de cada região. II. ( ) O IBGE é uma instituição polêmica para o exercício da cidadania, pois dissemina dados e informações para a população e contribui para identificação dos limites regionais que serão cobrados pelos estados. É verdadeira (V). O IBGE realmente desempenha um papel importante na coleta e disseminação de dados que ajudam na identificação e delimitação das regiões. III. ( ) A capital do Brasil agora localizada no centro-oeste, já esteve na região Sudeste, até a década de 1960, na Baía de Guanabara. É verdadeira (V). A capital do Brasil foi transferida do Rio de Janeiro (na região Sudeste) para Brasília (na região Centro-Oeste) em 1960. IV. ( ) O Estado da Bahia, capital Salvador, nos anos de 1940 até 1960 pertencia à região Leste. É falsa (F). A Bahia sempre foi considerada parte da região Nordeste do Brasil. Agora, organizando as respostas: F - V - V - F. Portanto, a alternativa correta é: A F - V - V - F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta: Nota: 10.0 A 1 – 2 – 3 B 1 – 3 – 2 C 2 – 3 – 1 D 3 – 2 – 1

A 1 – 2 – 3
B 1 – 3 – 2
C 2 – 3 – 1
D 3 – 2 – 1

As afirmativas II e III são falsas pois, 'Lembre-se de que, até as Grandes Navegações, o planeta era fragmentado. Os povos de cada continente apenas conheciam o que estava ao seu redor' (p.02), e na página 03 tem-se: 'A Antártica foi cartografada de maneira extremamente desproporcional ao seu tamanho real. Há algumas leituras para entendermos a transformação da Geografia em uma ciência moderna'. Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:

C II e IV.
D III e IV.
E I e IV.

De acordo com a Rota de Aprendizagem Aula 3, tema 4, as afirmativas I, II e III são corretas: “A afirmação feita pela professora Alessandri Carlos (1997, p. 26): A produção espacial realiza-se no plano do cotidiano e aparece nas formas de apropriação, utilização e ocupação de um determinado lugar, num momento específico” (p.09), e “Uma vez que cada sujeito se situa num espaço, o lugar permite pensar o viver, o habitar, o trabalho, o lazer enquanto situações vividas, revelando no nível do cotidiano, os conflitos do mundo moderno” (p.09). Ainda em relação a afirmativa correta: “Isso se reforça no texto do professor Milton Santos (1994, p. 97): Tudo que existe num lugar está em relação com os outros elementos desse lugar. O que define o lugar é exatamente uma teia de objetos e ações com causa e efeito, que forma um contexto e atinge todas as variáveis já existentes, internas; e as novas, que se vão internalizar” (p.10). Já a afirmativa IV é falsa pois: “[...] e revela-se pelo uso como produto da divisão social e técnica do trabalho que produz uma morfologia espacial fragmentada e hierarquizada” (p.09).

B V- F- V- F.
C F- V- V - F.
D F- F- F- V.
E V- F- F- V.

Mais conteúdos dessa disciplina