Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Leia com atenção o trecho que segue: [...] Histórias da Inquisição são de vomitar: homens, crianças, velhos e velhinhas, por qualquer motivo, eram vítimas de tortura, sangue e fogueira. Mas as mulheres, ah, ESSAS criaturas que sangram todo mês e não morrem [...] FONTE: LUFT, Lya. Mulheres & mulheres. Veja, São Paulo, n. 10, p. 18, 14 mar. 2007. Com relação à palavra destacada em maiúscula, analise as sentenças que seguem: I- Retoma o termo "as mulheres”. II- É ambígua, pois se refere tanto "às mulheres” como "a sangue".

User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as sentenças: I- Retoma o termo "as mulheres”. Verdadeiro, a palavra "ESSAS" realmente retoma o termo "as mulheres", referindo-se a elas de forma específica. II- É ambígua, pois se refere tanto "às mulheres” como "a sangue". Falso, a palavra "ESSAS" não se refere a "sangue", mas sim apenas a "as mulheres". A ambiguidade não se aplica aqui. Portanto, a única afirmativa verdadeira é a I. Como não há uma alternativa que contenha apenas a I, a resposta correta é que apenas a I está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um texto é coeso quando há conexão entre as palavras através de elementos formais que assinalam o vínculo entre os seus componentes, já a coerência trata da relação que se estabelece entre as diversas partes do texto, criando uma unidade de sentido. Com relação ao trecho que segue, observando o que dá sequência ao texto com coesão, coerência e correção gramatical, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: "Embora, juridicamente, existam definições distintas, trataremos por contrabando todas as práticas que visem introduzir de forma clandestina e fraudulenta mercadorias estrangeiras no território nacional ou promover a saída de produtos nacionais em desacordo com a legislação". ( ) Combater e prevenir essas práticas ilícitas é um dever do Estado, ao qual cabe, em última instância, a defesa da sociedade e da nação. É preciso dar ao problema a dimensão que ele merece. ( ) Não se pode cogitar projetos de soluções dos problemas sociais, de saúde, de segurança pública, de meio ambiente, de emprego e outros, sem antes promover ações efetivas de combate a essas práticas ilegais e de controle sobre os fluxos com o mundo exterior. ( ) Combater esse ilícito de forma eficaz é, sem dúvida, menos oneroso para o Poder Público do que reparar os danos que o contrabando provoca, seja na economia, na segurança, na saúde pública ou na agricultura. ( ) Promover a evasão de divisas, uma vez que o pagamento de mercadorias introduzidas clandestinamente no país, normalmente, é efetuado à margem do sistema oficial de controle cambial e, ainda, propiciando a lavagem de dinheiro ganho em atividades ilícitas. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

A V - V - V - F.
B F - V - F - V.
C F - F - V - V.
D V - F - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina