Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Outros
O Prefeito do Município Alfa, ao ler reportagem de um jornal de grande circulação, verificou que diversos cidadãos estariam reclamando da qualidade dos produtos comercializados por um supermercado da localidade, ao argumento de que haveria a venda de produtos com prazo de validade expirado. Em assim sendo, o agente político determinou que a Procuradoria Municipal apresentasse um parecer versando sobre a viabilidade jurídica de que, em eventual fiscalização no estabelecimento comercial, houvesse a apreensão de mercadorias cujo prazo de validade já tivesse transcorrido integralmente. Nesse cenário, considerando o entendimento doutrinário e jurisprudencial dominante, está correto afirmar que a eventual fiscalização do Poder Público no supermercado poderá ensejar a apreensão de mercadorias fora do prazo de validade,

(A) independentemente de manifestação do Poder Judiciário, em razão do atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.
(B) desde que haja autorização prévia do Poder Judiciário, pela ausência do atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.
(C) independentemente de manifestação do Poder Judiciário, em razão do atributo da coercibilidade do ato administrativo.
(D) desde que haja autorização prévia do Poder Judiciário, pela ausência do atributo da coercibilidade do ato administrativo.
User badge image
Pedagogiando

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder a essa questão, precisamos entender os conceitos de autoexecutoriedade e coercibilidade no contexto do ato administrativo. 1. Autoexecutoriedade: Refere-se à capacidade que um ato administrativo tem de ser executado sem a necessidade de autorização judicial. Isso significa que a administração pública pode agir diretamente para fazer cumprir suas determinações. 2. Coercibilidade: Diz respeito à possibilidade de a administração pública impor suas decisões, podendo utilizar a força, se necessário, para garantir a execução de um ato administrativo. No caso apresentado, a fiscalização de um supermercado para apreensão de mercadorias fora do prazo de validade é uma ação que pode ser realizada pela administração pública, e essa ação pode ser feita sem a necessidade de autorização judicial, devido à autoexecutoriedade do ato administrativo. Analisando as alternativas: (A) independentemente de manifestação do Poder Judiciário, em razão do atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo. - Correta, pois a administração pode agir diretamente. (B) desde que haja autorização prévia do Poder Judiciário, pela ausência do atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo. - Incorreta, pois a autoexecutoriedade permite a ação sem autorização judicial. (C) independentemente de manifestação do Poder Judiciário, em razão do atributo da coercibilidade do ato administrativo. - Incorreta, pois a coercibilidade não é o motivo principal aqui; o correto é a autoexecutoriedade. (D) desde que haja autorização prévia do Poder Judiciário, pela ausência do atributo da coercibilidade do ato administrativo. - Incorreta, pois a administração pode agir sem autorização judicial. Portanto, a alternativa correta é: (A) independentemente de manifestação do Poder Judiciário, em razão do atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina