Logo Passei Direto
Buscar
Autor do livro Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire desenvolveu um método de alfabetização dialético que se diferenciou do vanguardismo dos intelectuais de sua época, esses de esquerda e tradicionais. Freire sempre defendeu o diálogo simples como um modo de ser realmente democrático. Diante do exposto, qual foi a pedagogia criada pelo autor?



a.
Pedagogia crítica não libertadora.


b.
Pedagogia não crítica.


c.
Pedagogia crítico opressora.


d.
Pedagogia crítico libertadora.


e.
Pedagogia opressora.
User badge image
M.F.S

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Paulo Freire é amplamente conhecido por sua abordagem pedagógica que visa a libertação e a conscientização dos oprimidos. Ele enfatiza a importância do diálogo e da reflexão crítica no processo de aprendizagem, buscando transformar a educação em um ato de liberdade e não de opressão. Analisando as alternativas: a) Pedagogia crítica não libertadora - Não se alinha com os princípios de Freire, que busca a libertação. b) Pedagogia não crítica - Também não se encaixa, pois Freire defende a crítica e a reflexão. c) Pedagogia crítico opressora - Contradiz os objetivos de Freire, que é libertador. d) Pedagogia crítico libertadora - Esta opção reflete exatamente a proposta de Freire, que busca a conscientização e a libertação dos oprimidos. e) Pedagogia opressora - Totalmente oposta ao que Freire defende. Portanto, a alternativa correta é: d) Pedagogia crítico libertadora.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com a Tese de doutorado da professora Valdecy Margarida da Silva, defendida em 2012, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, intitulada “Alfabetização e Letramento: contribuições à formação de professores alfabetizadores da Educação de Jovens e Adultos”, no qual podemos encontrar os níveis de alfabetismo com as respectivas habilidades/capacidades. Sobre as habilidades/capacidades do Alfabetismo em nível pleno, assinale a alternativa correta.
a. Corresponde à condição dos que não conseguem realizar tarefas simples que envolvem a leitura de palavras e frases ainda que uma parcela destes consiga ler números familiares.
b. Classificadas neste nível estão as pessoas cujas habilidades não mais impõem restrições para compreender e interpretar textos em situações usuais: leem textos mais longos, analisando e relacionando suas partes, comparam e avaliam informações, distinguem fato de opinião, realizam inferências e sínteses.
c. As pessoas classificadas neste nível podem ser consideradas funcionalmente alfabetizadas, pois já lêem e compreendem textos de média extensão, localizam informações mesmo que seja necessário realizar pequenas inferências, leem números na casa dos milhões, resolvem problemas envolvendo uma sequência simples de operações e têm noção de proporcionalidade.
d. Mostram limitações quando as operações requeridas envolvem maior número de elementos, etapas ou relações.
e. Corresponde à capacidade de localizar uma informação explícita em textos curtos e familiares (como um anúncio ou pequena carta), ler e escrever números usuais e realizar operações simples, como manusear dinheiro para o pagamento de pequenas quantias ou fazer medidas de comprimento usando a fita métrica.

Mais conteúdos dessa disciplina