Logo Passei Direto
Buscar
2º) O Serviço Social é uma profissão de nível superior devidamente regulamentada. Nesse sentido, a assistência social, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), é entendida como uma política pública prevista na Constituição Federal e direito dos cidadãos. Com base no excerto, assinale a alternativa CORRETA que diz respeito à centralidade da ação profissional do assistente social:

A O processo de crescimento e desenvolvimento das finanças do estado, assegurando mais verbas públicas.
B O combate unicamente à pobreza e a garantia universal dos direitos sociais.
C O processo de reprodução das relações sociais, a luta de classes e a classe trabalhadora.
D As políticas sociais e a universalização dos serviços sociais, pois tudo depende das políticas públicas.
E A questão social e as diversas expressões sociais.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à questão sobre a centralidade da ação profissional do assistente social, é importante considerar o papel do Serviço Social na promoção dos direitos sociais e na intervenção nas questões sociais. Analisando as alternativas: A) O processo de crescimento e desenvolvimento das finanças do estado, assegurando mais verbas públicas. - Essa opção foca apenas nas finanças, não abordando diretamente a ação do assistente social. B) O combate unicamente à pobreza e a garantia universal dos direitos sociais. - Embora o combate à pobreza seja importante, a ação do assistente social vai além disso, englobando diversas questões sociais. C) O processo de reprodução das relações sociais, a luta de classes e a classe trabalhadora. - Essa opção toca em aspectos relevantes, mas não abrange completamente a centralidade da ação profissional. D) As políticas sociais e a universalização dos serviços sociais, pois tudo depende das políticas públicas. - Esta alternativa reflete bem a atuação do assistente social, que está diretamente ligada às políticas públicas e à universalização dos serviços. E) A questão social e as diversas expressões sociais. - Embora essa opção seja ampla e relevante, não é tão específica quanto a alternativa D. A alternativa que melhor representa a centralidade da ação profissional do assistente social é: D) As políticas sociais e a universalização dos serviços sociais, pois tudo depende das políticas públicas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

1ª) Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão sempre esteve permeado pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de seus bens. A questão social é complexa e multifacetada, e sua compreensão exige uma análise atenta dos inúmeros e diferenciados aspectos que se manifestaram ao longo dos períodos históricos. Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período histórico, analise as afirmativas a seguir: I. A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, cuidado, doação, caridade, valor cristão. II. Da antiguidade ao período medieval – sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de Estado de Bem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja. III. No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade. IV. A “questão social”, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa. É correto o que se afirma em:

A I, II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I e II, apenas.
E III e IV, apenas.

3º) O Projeto Ético-Político do Serviço Social tem seus contornos claramente expressos na Lei nº 8662/93, no Código de Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares e possibilitou aos profissionais do Serviço Social a construção de novas respostas às demandas da sociedade. Ao estabelecer princípios fundamentais, como a defesa dos direitos humanos, a promoção da justiça social e a garantia da cidadania, o Projeto Ético-Político proporciona aos profissionais do serviço social as bases necessárias para construir novas respostas às demandas da sociedade. Com base no excerto sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir: I. Com o Projeto Ético-Político, houve a construção de uma nova moralidade profissional atrelada à participação política. II. No caso do Serviço Social, o projeto ético-político representa uma recusa e uma crítica aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. III. Não necessariamente o projeto ético-político da profissão fez o rompimento com a perspectiva conservadora, ele apenas maquiou uma vertente funcionalista e neoliberal. IV. O projeto profissional do Serviço Social também é conhecido como Projeto Ético de Reconceituação Política Liberal, pois teve apoio dos democráticos liberais quando surgiu. É correto o que se afirma em:

A I, II e III, apenas.
B III e IV, apenas.
C I e II, apenas.
D II, III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.

7º) O processo sócio-histórico atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, pois influenciou as condições de trabalho, as relações no exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um Serviço Social que afirme a centralidade do trabalho na questão social e dos direitos sociais. Com base no excerto sobre a história do Serviço Social, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir: I. O movimento crítico do Serviço Social frente ao conservadorismo foi caracterizado como Movimento de Revitalização. II. Surgiu, na época, um movimento crítico da profissão, questionando de forma aguda a prática da categoria enquanto trabalho profissional tradicional conservador, como também severas críticas à sociedade capitalista. III. Surgiu um forte movimento de crítica e questionamento com relação aos modelos internacionais de intervenção profissional, dos quais o Serviço Social sofria forte influência, e que favorecia plenamente a classe dominante. IV. Muitas mudanças significativas na profissão aconteceram em decorrência das crises do capitalismo, tanto é que a partir de 1980, houve um rompimento com o Serviço Social tradicional, através da diretriz da modernização e das correntes críticas de inspiração marxista. É correto o que se afirma em:

A I e II, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
E III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina