Logo Passei Direto
Buscar
É correto o que se afirma em: I. Os efeitos do processo de industrialização, capitalismo, neoliberalismo e globalização têm pouca repercussão junto às famílias atendidas pelo Serviço Social. II. O Serviço Social, enquanto instrumento da caridade particular das classes dominantes, ainda desenvolve atuações paralelas no seio da igreja de forma assistencial e de filantropia, apesar da renovação crítica. III. Os estudos socioeconômicos passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, de garantia e de ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social. IV. É imprescindível que o Serviço Social intervenha na esfera das desigualdades sociais, no que diz respeito às mais diversas expressões da questão social, pois sua atuação se dá intrinsecamente na busca constante das transformações da sociedade.

A I e II, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, II, III e IV.
E I, II e III, apenas.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os efeitos do processo de industrialização, capitalismo, neoliberalismo e globalização têm pouca repercussão junto às famílias atendidas pelo Serviço Social. Falso, esses processos têm grande repercussão nas condições de vida das famílias atendidas pelo Serviço Social. II. O Serviço Social, enquanto instrumento da caridade particular das classes dominantes, ainda desenvolve atuações paralelas no seio da igreja de forma assistencial e de filantropia, apesar da renovação crítica. Essa afirmativa é parcialmente verdadeira, pois o Serviço Social tem raízes na caridade, mas também busca uma atuação crítica e transformadora. III. Os estudos socioeconômicos passam a ser entendidos como ações significativas no processo de efetivação, de garantia e de ampliação de direitos fundamentais e no enfrentamento das expressões da questão social. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois os estudos socioeconômicos são fundamentais para a atuação do Serviço Social. IV. É imprescindível que o Serviço Social intervenha na esfera das desigualdades sociais, no que diz respeito às mais diversas expressões da questão social, pois sua atuação se dá intrinsecamente na busca constante das transformações da sociedade. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois a intervenção nas desigualdades sociais é um dos principais objetivos do Serviço Social. Com base nas análises: - I é falsa. - II é parcialmente verdadeira. - III é verdadeira. - IV é verdadeira. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

1ª) Os inúmeros e diferenciados aspectos da questão social, que se manifestaram nas sociedades durante os períodos históricos merecem uma atenção especial, visto que o surgimento da profissão sempre esteve permeado pelos meios de desenvolvimento de cada sociedade e modo de produção de seus bens. A questão social é complexa e multifacetada, e sua compreensão exige uma análise atenta dos inúmeros e diferenciados aspectos que se manifestaram ao longo dos períodos históricos. Assim, fazendo uma retrospectiva desde a antiguidade ao período medieval, ou seja, do sistema feudal e agrário, sobre a questão social e a caracterização da assistência nesse período histórico, analise as afirmativas a seguir: I. A assistência social inicialmente foi caracterizada como ajuda, apoio, benevolência, amparo, cuidado, doação, caridade, valor cristão. II. Da antiguidade ao período medieval – sistema feudal, o Estado Absoluto também era chamado de Estado de Bem-Estar, Bem-Estar Social da Igreja. III. No período medieval, o cuidado com os pobres era de responsabilidade da Igreja Católica, Confrarias, Grupos Religiosos, Pastorais, Conventos, Damas de Caridade. IV. A “questão social”, a miséria, a doença, a pobreza, e todas as expressões manifestadas eram consideradas como resultado de fenômenos autônomos e de responsabilidade individual ou coletiva dos setores por elas atingidos, castigo, pecado, culpa. É correto o que se afirma em:

A I, II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I e II, apenas.
E III e IV, apenas.

3º) O Projeto Ético-Político do Serviço Social tem seus contornos claramente expressos na Lei nº 8662/93, no Código de Ética Profissional de 1993 e nas Diretrizes Curriculares e possibilitou aos profissionais do Serviço Social a construção de novas respostas às demandas da sociedade. Ao estabelecer princípios fundamentais, como a defesa dos direitos humanos, a promoção da justiça social e a garantia da cidadania, o Projeto Ético-Político proporciona aos profissionais do serviço social as bases necessárias para construir novas respostas às demandas da sociedade. Com base no excerto sobre o Projeto Ético-Político do Serviço Social, analise as afirmativas a seguir: I. Com o Projeto Ético-Político, houve a construção de uma nova moralidade profissional atrelada à participação política. II. No caso do Serviço Social, o projeto ético-político representa uma recusa e uma crítica aos métodos conservadores e tradicionais utilizados na prática profissional. III. Não necessariamente o projeto ético-político da profissão fez o rompimento com a perspectiva conservadora, ele apenas maquiou uma vertente funcionalista e neoliberal. IV. O projeto profissional do Serviço Social também é conhecido como Projeto Ético de Reconceituação Política Liberal, pois teve apoio dos democráticos liberais quando surgiu. É correto o que se afirma em:

A I, II e III, apenas.
B III e IV, apenas.
C I e II, apenas.
D II, III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.

7º) O processo sócio-histórico atravessa e conforma o cotidiano do exercício profissional do assistente social, pois influenciou as condições de trabalho, as relações no exercício profissional, assim como a vida da população usuária dos serviços sociais. A análise crítica desse quadro requer um Serviço Social que afirme a centralidade do trabalho na questão social e dos direitos sociais. Com base no excerto sobre a história do Serviço Social, a partir da década de 1980, analise as afirmativas a seguir: I. O movimento crítico do Serviço Social frente ao conservadorismo foi caracterizado como Movimento de Revitalização. II. Surgiu, na época, um movimento crítico da profissão, questionando de forma aguda a prática da categoria enquanto trabalho profissional tradicional conservador, como também severas críticas à sociedade capitalista. III. Surgiu um forte movimento de crítica e questionamento com relação aos modelos internacionais de intervenção profissional, dos quais o Serviço Social sofria forte influência, e que favorecia plenamente a classe dominante. IV. Muitas mudanças significativas na profissão aconteceram em decorrência das crises do capitalismo, tanto é que a partir de 1980, houve um rompimento com o Serviço Social tradicional, através da diretriz da modernização e das correntes críticas de inspiração marxista. É correto o que se afirma em:

A I e II, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D I, II, III e IV.
E III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina