Logo Passei Direto
Buscar
Acerca do romance de que se extraiu o texto 42A2-III, no qual os acontecimentos são apresentados a partir da perspectiva do sertanejo Riobaldo, e da obra de Guimarães Rosa, assinale a opção correta.

A A narrativa tem um tempo psicológico, pois é conduzida pelas lembranças de Riobaldo, que surgem desordenadas e misturam fatos antigos a fatos recentes, a fim de recriar a confusão mental do personagem na velhice.
B Riobaldo narra suas memórias em tom de conversa informal com um interlocutor culto, que é interpelado pelo vocativo “Mestre Lucas” (quinto período) e tratado com respeito de “o/O senhor” (terceiro e vigésimo terceiro períodos), mas que não tem falas no texto.
C Além das referências espaciais, o caráter regionalista do texto reside no resgate do autêntico linguajar sertanejo da tradição literária brasileira, a exemplo das variações de pronúncia, em “apreceio” (décimo primeiro período) ou “Diverjo” (vigésimo quinto período) e os desvios na formação e no emprego de palavras, como em “sofismado de ladino” (oitavo período), “despaçado” (décimo primeiro período) e “uma abençoável” (décimo sétimo período).
D No trecho “Como é de são efeito, ajudo com meu querer acreditar. Mas nem sempre posso.” (vigésimo primeiro e vigésimo segundo períodos), Riobaldo acaba confessando ser.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das opções: A) A narrativa tem um tempo psicológico, pois é conduzida pelas lembranças de Riobaldo, que surgem desordenadas e misturam fatos antigos a fatos recentes, a fim de recriar a confusão mental do personagem na velhice. Verdadeiro, essa descrição está correta, pois a obra de Guimarães Rosa realmente utiliza um tempo psicológico que reflete a confusão mental do personagem. B) Riobaldo narra suas memórias em tom de conversa informal com um interlocutor culto, que é interpelado pelo vocativo “Mestre Lucas” (quinto período) e tratado com respeito de “o/O senhor” (terceiro e vigésimo terceiro períodos), mas que não tem falas no texto. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois Riobaldo se dirige a Mestre Lucas, mas este não tem falas. C) Além das referências espaciais, o caráter regionalista do texto reside no resgate do autêntico linguajar sertanejo da tradição literária brasileira, a exemplo das variações de pronúncia, em “apreceio” (décimo primeiro período) ou “Diverjo” (vigésimo quinto período) e os desvios na formação e no emprego de palavras, como em “sofismado de ladino” (oitavo período), “despaçado” (décimo primeiro período) e “uma abençoável” (décimo sétimo período). Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o texto realmente resgata o linguajar sertanejo. D) No trecho “Como é de são efeito, ajudo com meu querer acreditar. Mas nem sempre posso.” (vigésimo primeiro e vigésimo segundo períodos), Riobaldo acaba confessando ser. Essa afirmativa parece estar incompleta, pois não apresenta uma conclusão clara sobre o que Riobaldo confessa. Analisando as opções, as alternativas A, B e C estão corretas. No entanto, a questão pede a opção correta, que deve conter todos os itens verdadeiros. Como a alternativa D não está completa, a resposta correta é: A, B e C estão corretas, mas como não há uma opção que contenha todas, a melhor escolha é a que mais se aproxima. Se precisar de uma única alternativa, a mais abrangente e correta é a C, que fala sobre o caráter regionalista e o linguajar sertanejo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina