Logo Passei Direto
Buscar

Zootecnia

UNINGÁ
A cabeça dos equinos é constituída por diversas partes. Quais estruturas não fazem parte da cabeça vista de frente? a. Fouce e bochecha. b. Nariz e nuca. c. Fronte e ganacha. d. Orelha e fonte. e. Olhais e chanfro
User badge image
Adrian Alves Padilha Pereira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções em relação às estruturas que fazem parte da cabeça dos equinos quando vista de frente. a) Fouce e bochecha - Ambas fazem parte da cabeça. b) Nariz e nuca - O nariz faz parte da cabeça, mas a nuca não. c) Fronte e ganacha - Ambas fazem parte da cabeça. d) Orelha e fonte - A orelha faz parte da cabeça, mas a fonte (ou "fronte") também. e) Olhais e chanfro - Ambas fazem parte da cabeça. A única opção que contém uma estrutura que não faz parte da cabeça vista de frente é a b) Nariz e nuca, pois a nuca não é visível de frente. Portanto, a resposta correta é: b) Nariz e nuca.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A determinação da idade dos equinos pode ser realizada por meio de análise do desgaste dos dentes incisivos.
No entanto, o desgaste pode ocorrer de forma irregular, propiciando que ocorra o aparecimento da “cauda de andorinha”. Em qual período podemos observá-la?
a. 2º período.
b. 3º período.
c. 5º período.
d. 6º período.
e. 4º período.

A estimativa da idade dos equinos pode ser realizada por meio da análise de elementos principais e secundários.
Assinale a alternativa correta:
I. Estimar a idade dos equinos é importante para que ocorra o correto acompanhamento das fases do desenvolvimento fisiológico.
II. Os elementos principais estão relacionados com a observação dos olhais, ganachas, pelagem da fonte e nós da cauda. Já os secundários são fornecidos pela análise dos dentes incisivos.
III. Os equinos apresentam 24 dentes na dentição decídua, apresentando a seguinte formula dentária: 2 (3/3 incisivos, 0/0 caninos, 3/3 pré-molares). No entanto, os animais adultos podem apresentar de 36 a 44 dentes permanentes com a seguinte formula dentária: 2 (3/3 incisivos, 0-1/0-1 canino, 3-4/3-4 pré-molares e 3/3 molares).
IV. Os dentes incisivos apresentam características especificas que facilitam a determinação da estimativa da idade dos equinos. Na dentição decídua, eles apresentam coloração branca e são pequenos, quando ocorre a troca pelos dentes caducos, eles são mais amarelados, maiores e apresentam estrias.
a. Somente a afirmativa II está correta.
b. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c. Todas as afirmativas estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e III estão corretas.
e. Somente as afirmativas II e III estão corretas.

As particularidades das pelagens dos equinos podem ser classificadas como: gerais, especiais e adquiridas.
Diante disso, assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
( ) As gerais estão relacionadas com toda a superfície do corpo do animal, podemos citar como exemplo a mudança na direção dos pelos formando os redemoinhos.
( ) As especiais se localizam em determinadas regiões, como na cabeça, no tronco e nos membros.
( ) As particularidades especiais podem ser observadas apenas na face e nos membros e, geralmente, estão relacionadas com a presença de manchas de pelos brancos nesses locais.
( ) Animais que apresentam todos os membros calçados são denominados de quadralvos.
a. V, V, F, V.
b. F, V, V, F.
c. F, F, V, V.
d. V, V, V, V.
e. V, F, F, V.

O pescoço é a região compreendida entre a cabeça e o tronco, essa parte do corpo apresenta forma triangular, sendo dirigida obliquamente de cima e para baixo.
Assinale a alternativa correta:
I. O pescoço pode ser classificado segundo: direção, forma, inserção, orientação dos pelos e cicatrizes.
II. O pescoço fino e comprido é característica de cavalos de tração, quando ele é curto e grosso, constitui característica de cavalos de corrida. O seu comprimento deve ser proporcional ao tamanho da cabeça.
III. A direção do pescoço pode ser classificada como: diagonal, vertical e horizontal.
IV. Para que o pescoço seja considerado horizontal, ele deve apresentar um ângulo como tronco menor que 45º.
a. Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
b. Somente as afirmativas I e II estão corretas.
c. Somente as afirmativas II e III estão corretas.
d. Todas as afirmativas estão corretas.
e. Somente a afirmativa IV está correta.

Os cães apresentam características específicas considerando sua arcada dentária.
A estimativa da idade desses animais pode ser dividida em 4 períodos. Considerando-os, assinale (V) para verdadeiro ou (F) falso:
( ) O primeiro período ocorre com a erupção dos dentes de leite.
( ) O segundo período é caracterizado pelo nivelamento dos dentes decíduos.
( ) No terceiro período, é possível observar a substituição dos dentes de caducos pelos permanentes, que ocorre da seguinte forma: pinças 4 meses, médios 4,5 meses e cantos com 5 meses de idade.
( ) O quarto e último período é representado apenas pelo nivelamento dos dentes incisivos.
a. V, V, V, F.
b. V, V, F, V.
c. F, V, F, F.
d. F, V, V, F.
e. F, F, V, V.

Visando facilitar o estudo do exterior do corpo dos equinos, ele foi dividido em partes do corpo, pelagem, idade e aprumos.
Considerando as partes do corpo, elas podem ser subdivididas em cabeça, pescoço, tronco, membros anteriores e posteriores e aprumos. A partir disso, julgue (V) para verdadeiro ou (F) falso:
( ) A cabeça dos equinos pode ser avaliada considerando: tamanho, forma, perfil e direção.
( ) O pescoço é a região que compreende entre a cabeça e o tronco, devendo apresentar formato retangular, deve ser musculoso e dirigido obliquamente para cima e para baixo.
( ) O tronco dos equinos pode ser dividido em: face dorsal superior, face lateral, face ventral, face cranial e face caudal.
( ) A face caudal é composta pela: cauda, região perineal, ânus, órgãos sexuais e nádegas.
a. F, V, V, F.
b. V, V, V, V.
c. V, F, F, V.
d. F, F, V, F.
e. F, V, F, V.

Mais conteúdos dessa disciplina