Logo Passei Direto
Buscar
Este leite é popularmente conhecido como leite em caixinha ou leite longa vida. O leite homogeneizado passa por um processo térmico de fluxo contínuo, sendo exposto por dois a quatro segundos a uma temperatura de 130º C, e, em seguida, resfriado rapidamente para uma temperatura inferior a 32º C, antes de ser envasado em condições assépticas em embalagens estéreis e hermeticamente seladas. Esse tipo de tratamento térmico é eficaz em garantir uma conservação prolongada (em média quatro meses) e uma eliminação de quase todos os microrganismos viáveis presentes no leite. O processo deve preservar as características sensoriais do leite, incluindo cor, aspecto líquido, sabor característico, ausência de sabores ou odores estranhos, além das características físico-químicas.
Identifique a alternativa que descreve o processo mencionado no texto.
A) Processo de branqueamento.
B) Processo de pasteurização.
C) Processo de UHT (Ultra High Temperature).
D) Processo de esterilização térmica.
E) Processo de termização.
User badge image
Joan Alves

há 11 meses

User badge image
Joan Alves

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas com base no que foi descrito no texto: O texto menciona que o leite é exposto a uma temperatura de 130º C por um curto período (2 a 4 segundos) e depois resfriado rapidamente, o que é característico do processo UHT (Ultra High Temperature). Esse processo é projetado para eliminar quase todos os microrganismos viáveis e garantir uma longa vida útil do produto, além de preservar as características sensoriais do leite. Agora, vamos analisar as alternativas: A) Processo de branqueamento - Não se aplica ao leite, é usado em produtos como açúcar e papel. B) Processo de pasteurização - Geralmente envolve temperaturas mais baixas e tempos mais longos, não se encaixa na descrição. C) Processo de UHT (Ultra High Temperature) - Corresponde exatamente ao que foi descrito no texto. D) Processo de esterilização térmica - Embora elimine microrganismos, não é específico para o tratamento do leite como o UHT. E) Processo de termização - É um tratamento térmico menos intenso que não se aplica ao que foi descrito. Portanto, a alternativa correta é: C) Processo de UHT (Ultra High Temperature).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A qualidade microbiológica dos alimentos está condicionada, primeiro, à quantidade e ao tipo de microrganismos inicialmente presentes (contaminação inicial) e, depois, à multiplicação desses germes no alimento. A qualidade das matérias-primas e a higiene (de ambientes, manipuladores e superfícies) representam a contaminação inicial. O tipo de alimento e as condições ambientais regulam a multiplicação. Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR) e a presença de gases.
Com base no exposto, sobre os fatores que interferem na atividade microbiana, analise as afirmativas a seguir:
I. A temperatura ótima para o crescimento de um microrganismo é aquela em que ele cresce de forma mais rápida.
II. A concentração de íons hidrogênio, que define o pH dos alimentos, afeta o crescimento e a sobrevivência dos microrganismos.
III. A atividade de água é um dos fatores determinantes para a conservação, pois o conteúdo de água de um alimento está diretamente relacionado à composição do alimento, sua estabilidade e qualidade.
IV. O potencial de oxidoredução é a capacidade de os substratos trocarem elétrons, em que compostos oxidados têm um potencial positivo, enquanto compostos reduzidos têm um potencial negativo.
A II e IV, apenas.
B III e IV, apenas.
C I, II, III e IV.
D I, II e III, apenas.
E I, apenas.

A análise microbiológica de alimentos visa investigar a presença ou ausência de microrganismos no produto analisado, quantificar os microrganismos presentes e identificar e caracterizar diferentes espécies microbianas. Com base no comportamento das bactérias em relação à temperatura ótima de multiplicação, elas são subdivididas em grupos. Dentre esses grupos, destacam-se as bactérias mesófilas, que são indicadoras da eficácia da limpeza, desinfecção e controle de temperatura durante os processos de tratamento industrial, transporte e armazenamento. Os microrganismos termófilos são particularmente relevantes em alimentos que passaram por processamento térmico. Já os psicrotróficos, embora sejam eliminados pela pasteurização, podem deixar resíduos metabólicos, como esporos e enzimas, que podem persistir e alterar as características do alimento.
Com base no exposto sobre a temperatura e a relação com os microrganismos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os psicrófilos são bactérias que crescem melhor entre 15 e 20 °C, mas podem sobreviver a temperaturas mais baixas.
II. Os termófilos são bactérias que se desenvolvem bem entre 45 e 80 °C, especialmente entre 50 e 60 °C, e não são eliminados pela fervura.
III. Os mesófilos são bactérias que se desenvolvem bem em temperaturas moderadas, entre 25 e 40 °C, sendo que patógenos humanos prosperam a cerca de 37 °C.
IV. Os microrganismos se desenvolvem mais rapidamente quando estão na sua temperatura ideal de crescimento, classificando as bactérias em três grupos conforme essa faixa.
A I, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II e IV, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina