Logo Passei Direto
Buscar
Leia o fragmento de texto a seguir:


“Como já dissemos, o nome da cidade em que o Buda nasceu, Kapilavastu, é uma referência ao sábio Kapila, tido como fundador de uma das escolas da ortodoxia védica chamada de Samkhya”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 171.

Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, sobre a clara distinção do budismo e do hinduísmo, é correto afirmar que:

A
É a negação da episteme.

B
É a negação do ascetismo e da meditação.

C É a negação de purusha ou do espírito absoluto.
D
É a negação da essência ou do espírito único.

E
É a crença na ética da religião.
User badge image
Guilherme Said Atallah

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para responder à questão, precisamos considerar a distinção entre budismo e hinduísmo, especialmente em relação ao conceito de "essência" e "espírito". Analisando as alternativas: A) É a negação da episteme. - A episteme se refere ao conhecimento. O budismo não nega o conhecimento, mas propõe uma visão diferente sobre a realidade. B) É a negação do ascetismo e da meditação. - O budismo valoriza tanto o ascetismo quanto a meditação, então essa afirmação não é correta. C) É a negação de purusha ou do espírito absoluto. - O conceito de purusha é mais relacionado ao hinduísmo. O budismo não se concentra em um "espírito absoluto", mas sim na impermanência e na ausência de um eu permanente. D) É a negação da essência ou do espírito único. - O budismo, de fato, nega a ideia de um eu ou essência permanente, enfatizando a impermanência e a vacuidade. E) É a crença na ética da religião. - Embora o budismo tenha uma ética, essa afirmação não aborda diretamente a distinção entre budismo e hinduísmo. A alternativa que melhor reflete a clara distinção entre budismo e hinduísmo, considerando a negação de uma essência ou espírito único, é: D) É a negação da essência ou do espírito único.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o fragmento de texto a seguir: “Até hoje não sabemos o nome exato pelo qual esse homem era chamado em vida, pois todas as denominações pelas quais se tornou conhecido são termos que já supõem, desde o início, o seu destino reservado pela história”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 155.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que apresenta o sentido da palavra Siddarta:
A O iluminado.
B Meta alcançada” ou “justiça feita”.
C O asceta.
D O escolhido ou o asceta.
E O Buda.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Esse entendimento é derivado da reflexão combinada dos conceitos de transmigração da alma (reencarnação), karma, anatma e originação independente, embasados no princípio de um ateísmo radical". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 176.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que apresenta quem é o responsável pela salvação, segundo o budista:
A Deus é o responsável único por sua salvação.
B A divindade é a responsável por sua salvação.
C O homem mesmo é o responsável único por sua salvação.
D Buda é o responsável único por sua salvação.
E A igreja é a responsável por sua salvação.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Uma vez completamente absortas na produção de sua arte, essas pessoas teriam alcançado um estágio mais profundo de concentração e entrega". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 167.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que apresenta como é possível chegar em um estágio de contemplação profunda e graciosa, segundo Sidarta:
A Com a declinação do ego e a entrega aos desejos.
B Com a superação da humildade e a empatia.
C Com a superação da falta de desejo.
D Com a superação do abstrato e do transcendente.
E Com a superação do ego e do desejo.

Leia o fragmento de texto a seguir: “Muitos historiadores veem uma espécie de protocolo médico na confluência das quatro nobres verdades”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 179.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que apresenta o significado do conceito de dukkha, segundo Buda:
A A realidade é vida.
B A realidade é sofrimento.
C A realidade é alegria.
D A realidade é relativa.
E A realidade é indiferente.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Com a morte de Buda, surgiu a dúvida sobre o futuro da instituição: Quais os rumos que iria tomar e quem seria seu novo guia?". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 182.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que apresenta o nome da ordem religiosa que Sidarta Gautama construiu:
A Ascetas.
B Sangha.
C A Ordem Zen.
D A Ordem Monástica.
E Hinduísmo.

Leia o fragmento de texto a seguir: "Sidarta se dirigiu a Mara, sem titubear, nos seguintes termos: 'Amigo do preguiçoso, Maligno, vieste aqui por tua própria conta. Eu não tenho nenhuma necessidade de méritos. Eu tenho fé, heroísmo, sabedoria'. […]". Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTES, Gustavo. O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 163.
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos do livro-base O pensamento do Extremo Oriente: uma introdução filosófica, assinale a alternativa que apresenta o que seria Mara, segundo a doutrina budista original:
A Uma emanação do poder divino que existe dentro de todas as pessoas.
B Uma emanação da sabedoria existente dentro de cada um.
C Uma emanação do conhecimento existente dentro de cada pessoa.
D Uma emanação dos males que habitam o interior de cada homem.
E Uma emanação da paz que habita o interior de cada homem.

Mais conteúdos dessa disciplina