Logo Passei Direto
Buscar
Sobre Psicologia e organizações, é correto afirmar que a. o termo organizações se restringe unicamente ao processo das organizações industriais. b. o termo organizações pode designar qualquer sistema de organização social, como o parentesco ou a cultura. No entanto, a Psicologia tem utilizado essa expressão para referir-se às organizações empresariais e trabalhistas. c. a Associação Brasileira de Psicologia Social determina que a Psicologia adote a nomenclatura Psicologia empresarial. d. há uma tendência moderna da Psicologia em abandonar o termo organizações e adotar a nomenclatura Psicologia nas indústrias.
User badge image
Felipe Alexandre

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar as alternativas uma a uma: a) O termo organizações se restringe unicamente ao processo das organizações industriais. - Esta afirmação é incorreta, pois o conceito de organizações é mais amplo e não se limita apenas ao contexto industrial. b) O termo organizações pode designar qualquer sistema de organização social, como o parentesco ou a cultura. No entanto, a Psicologia tem utilizado essa expressão para referir-se às organizações empresariais e trabalhistas. - Esta afirmação é correta, pois reconhece a diversidade de sistemas organizacionais e a aplicação da Psicologia em contextos empresariais. c) A Associação Brasileira de Psicologia Social determina que a Psicologia adote a nomenclatura Psicologia empresarial. - Não há uma determinação formal nesse sentido, tornando essa afirmação duvidosa. d) Há uma tendência moderna da Psicologia em abandonar o termo organizações e adotar a nomenclatura Psicologia nas indústrias. - Essa afirmação não reflete uma tendência amplamente reconhecida. Portanto, a alternativa correta é: b) O termo organizações pode designar qualquer sistema de organização social, como o parentesco ou a cultura. No entanto, a Psicologia tem utilizado essa expressão para referir-se às organizações empresariais e trabalhistas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No convívio social, observa-se com facilidade que cada indivíduo apresenta determinadas características ou traços de personalidade que o difere dos demais. Com relação a esse assunto, é correto afirmar que
a ) os tipos perceptivos são flexíveis e espontâneos, enquanto os classificados como julgadores gostam de ter controle e querem ter seu mundo estruturado e organizado. b ) os indivíduos intuitivos são práticos e preferem ordem e rotina, focando os detalhes; os que pertencem à categoria bom senso confiam em processos inconscientes e têm uma visão ampliada das situações. c ) indivíduos introvertidos são expansivos, sociáveis e assertivos, enquanto os extrovertidos são quietos e tímidos. d ) os emocionais usam a lógica e o raciocínio para lidar com problemas; os racionais, por sua vez, usam seus valores pessoais e suas emoções.

Parafraseando Shakespeare, para quem "o mundo é um palco e todos os homens e mulheres são apenas atores", Robbins acrescenta que ?todos os membros do grupo são atores, cada qual desempenhando um papel.? Dessa forma, entendendo que as organizações são sistemas de papéis, nas quais o indivíduo age desempenhando papéis, pode-se afirmar que nas suas ações em um conjunto de papéis ele mantém expectativas quanto ao papel dos demais participantes e procura enviar aos outros as suas expectativas de papel. Essa interação altera ou reforça o papel que desempenha.
Assinale a alternativa que permite substituir a expressão em negrito por um dos termos abaixo, de modo a manter a veracidade do texto:
a ) o homo economicus.
b ) o homo sentimentalis.
c ) o homem social.
d ) o homem funcional.

Apesar de parecidos, os termos grupo e equipe não são sinônimos em sua aplicação prática. Entende-se por grupo:
a ) a reunião de mais de 10 pessoas maduras, independentes, organizadas ou não, que visam à obtenção de um objetivo satisfatório à organização. b ) a união indissolúvel de dois ou mais indivíduos na consecução dos trabalhos da organização, sobretudo no aspecto administrativo. c ) a reunião de dois ou mais indivíduos interdependentes e interativos, que visam a atingir um mesmo objetivo. d ) a reunião momentânea de pessoas na realização de um determinado trabalho.

Quando, nas transações paralelas, as contra-argumentações não permitem o acordo, diz-se que elas ocorreram na escala de
a ) pai para pai. b ) pai para criança. c ) criança para criança. d ) adulto para adulto.

Qual fato social e histórico deslocou os interesses de uma Psicologia, que até então enfocava o indivíduo, para uma Psicologia social, preocupada com os fenômenos coletivos, macrossociais?
a ) O desenvolvimento da moda e das tendências de consumo na Europa. b ) A poluição do planeta e os movimentos sociais em defesa da ecologia, na França. c ) A depressão social causada pelo consumo nos Estados Unidos. d ) As duas grandes guerras. Especialmente nos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial.

As pessoas reúnem-se em grupo por diversos motivos, como
a ) poder evidenciado pelo agrupamento, necessidade de atingir as metas estabelecidas e segurança. b ) insegurança, desapego pelo poder e ausência de metas a atingir. c ) segurança, solidariedade e desconfiança. d ) necessidade de autoestima, de poder e de sentimento de superioridade.

De acordo com a Teoria dos Eventos Afetivos, é correto afirmar que
a ) o efeito das emoções e humores no trabalho provoca necessariamente mau desempenho profissional, não sendo, portanto, conveniente externalizá-los, sob pena de risco de perda do emprego por justa causa.
b ) pessoas altamente emotivas tendem a ter comportamentos que comprometem o desempenho de suas tarefas, pois estão sujeitas ao subjetivismo das próprias emoções.
c ) um determinado evento afetivo pode desencadear outros, que geralmente interferem negativamente no comportamento individual, colocando em risco sua atuação profissional.
d ) a satisfação no trabalho ocorre em período de curta duração, sendo que a maior parte das pessoas trabalha por obrigação, sem possibilidade de atingir a realização profissional.

A linguagem articula-se com a atividade humana, enquanto agente ativo no processo de produção e reprodução das relações sociais, sendo inegável sua importância na composição do processo individual quanto ao desenvolvimento de sua capacidade de percepção social e interação às atividades sociais, pois
a ) é um inegável instrumento de subordinação dos iletrados aos letrados, já que o fato de possuir uma língua comum constitui um símbolo particularmente poderoso da superioridade social, que hierarquiza os indivíduos que dela fazem uso. b ) possibilita descobrir, por intermédio de diferenças linguísticas sutis, a existência de grupos diferenciados, inclusive de grupos dotados de uma realidade psicológica por oposição a grupos dotados de um estatuto oficial, político ou sociológico. c ) linguagem e desenvolvimento da individualidade realizam-se separadamente, não havendo correspondência ou relação entre ambos. d ) serve para a acumulação cultural e para a transmissão da história de grupos humanos reduzidos, sem a qual as civilizações posteriores desconheceriam a existência dessas sociedades.

Na história da Psicologia, o primeiro psicólogo foi considerado
a ) Wilhelm Wundt.
b ) William James.
c ) Carl G. Jung.
d ) Sigmund Freud.

Mais conteúdos dessa disciplina