Logo Passei Direto
Buscar

Enfermagem

Anhanguera
O enfermeiro é o profissional responsável em determinar e distribuir os profissionais de enfermagem em número e percentual por categorias adequados, assim, cabe ao enfermeiro o registro diário da ausência ao serviço de profissionais de enfermagem; presença de crianças menores de 06 (seis) anos e de pacientes crônicos, com mais de 60 (sessenta) anos, sem acompanhantes; classificação dos pacientes segundo o SCP, unidades assistenciais.

Dentro do contexto apresentado no texto, assinale a alternativa correta:

Alternativas:

a)
Deve ser delegado ao enfermeiro coordenador das unidades assistenciais, o dimensionamento de todas as equipes de profissionais de enfermagem.

b)
Deve ser garantida a autonomia do enfermeiro nas unidades assistenciais, para dimensionar e gerenciar o quadro de profissionais de enfermagem.

c)
O enfermeiro gerente de enfermagem deve delegar ao enfermeiro das unidades assistenciais, o gerenciamento do absenteísmo do quadro de profissionais de enfermagem.

d)
Deve ser garantida a possibilidade de alteração do dimensionamento de pessoal pelos enfermeiros das unidades assistenciais, de acordo com a avaliação dos mesmos.

Alternativa assinalada
e)
O enfermeiro da unidade assistencial, deve definir o número de profissionais necessários para compor o quadro de cada Unidade, através da avaliação de desempenho.
User badge image
Fabiana

ano passado

User badge image
Fabiana

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o papel do enfermeiro na determinação e distribuição dos profissionais de enfermagem. a) Deve ser delegado ao enfermeiro coordenador das unidades assistenciais, o dimensionamento de todas as equipes de profissionais de enfermagem. Essa alternativa sugere que o enfermeiro coordenador é o único responsável, o que não reflete a autonomia necessária nas unidades. b) Deve ser garantida a autonomia do enfermeiro nas unidades assistenciais, para dimensionar e gerenciar o quadro de profissionais de enfermagem. Essa alternativa está alinhada com a ideia de que o enfermeiro deve ter autonomia para tomar decisões sobre o dimensionamento, o que é fundamental. c) O enfermeiro gerente de enfermagem deve delegar ao enfermeiro das unidades assistenciais, o gerenciamento do absenteísmo do quadro de profissionais de enfermagem. Embora o gerenciamento do absenteísmo seja importante, essa alternativa não aborda diretamente o dimensionamento. d) Deve ser garantida a possibilidade de alteração do dimensionamento de pessoal pelos enfermeiros das unidades assistenciais, de acordo com a avaliação dos mesmos. Essa alternativa é válida, mas não enfatiza a autonomia do enfermeiro como a alternativa (b). e) O enfermeiro da unidade assistencial, deve definir o número de profissionais necessários para compor o quadro de cada Unidade, através da avaliação de desempenho. Essa alternativa é um pouco restritiva, pois não menciona a autonomia e a flexibilidade necessárias. Após essa análise, a alternativa que melhor reflete o papel do enfermeiro em ter autonomia para dimensionar e gerenciar o quadro de profissionais de enfermagem é: b) Deve ser garantida a autonomia do enfermeiro nas unidades assistenciais, para dimensionar e gerenciar o quadro de profissionais de enfermagem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

1)

Não se trata de omitir a responsabilidade de quem cuida em oferecer cuidado humanizado e ético, mas, de refletir sobre até que ponto um cenário profissional vulnerável a riscos, sejam psicossociais e/ou físicos, favorece a promoção e uma ambiência compatível com a humanização que se quer e que é de direito do usuário; acredita-se na interdependência entre o ambiente de trabalho instituído e o processo de humanização das práticas. Há de se pensar sobre em que condições está trabalhando a equipe de enfermagem para que a mesma, efetiva e naturalmente, através da satisfação no seu trabalho, seja motivadora e promotora de ações humanizadoras (FONTANA, 2010, p. 201).

O trecho acima foi retirado de um artigo de reflexão e expressa a ponderação da autora sobre um dos desafios a serem vencido no campo de trabalho da enfermagem. À respeito do processo de trabalho em saúde, leia e analise as afirmativas abaixo e julgue-as V (verdadeiras) ou F (falsas):

( ) O processo de trabalho em saúde deve se desenvolver a partir da coparticipação dos diferentes profissionais da saúde (nutricionistas, farmacêuticos, médicos, psicólogos, etc.).

( ) O objeto de trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde é a doença em si, com foco para suas particularidades e especificidades.

( ) É correto afirmar que a assistência à saúde é uma prestação de serviço, logo, as atividades que envolvem os cuidados aos pacientes fazem parte do setor terciário da economia.

( ) Ao longo da história humana, observa-se que o conceito de saúde e doença sofreu diversas modificações, no entanto, isso não traz impacto para o processo de trabalho em saúde, uma vez que o conhecimento com o qual os profissionais de saúde trabalham é estável e imutável.

Após a leitura do texto base, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

Selecione uma alternativa:

a)

V – V – V – V.

b)

V – V – F – F.

c)

V – F – V – F.

d)

F – V – V – F.

e)

F – F – V – F.

Mais conteúdos dessa disciplina