Logo Passei Direto
Buscar
Triar e encaminhar adequadamente um paciente diabético para a avaliação oftalmológica não é uma decisão simples. Na fundoscopia sob midríase, encaminhamos quando:

a. Apresentam algumas hemorragias (menos de dez) que podem ser confundidas com microaneurismas no polo posterior
b. Apresentam várias hemorragias (mais de vinte por quadrante) que podem ser confundidas com microaneurismas no polo posterior e periferia da retina
c. Não apresentam alterações visíveis, mas mostram dificuldade de manutenção normal da glicemia
d. Todos os pacientes diabéticos devem ser encaminhados ao oftalmologista
User badge image
Discussões sobre Ciências Morfofuncionais

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para triagem e encaminhamento de pacientes diabéticos para avaliação oftalmológica, é fundamental considerar as alterações que podem indicar retinopatia diabética. A fundoscopia sob midríase é uma ferramenta importante para essa avaliação. Analisando as alternativas: a) Apresentam algumas hemorragias (menos de dez) que podem ser confundidas com microaneurismas no polo posterior - Essa situação pode não justificar o encaminhamento imediato, pois não é um quadro grave. b) Apresentam várias hemorragias (mais de vinte por quadrante) que podem ser confundidas com microaneurismas no polo posterior e periferia da retina - Essa condição é mais preocupante e geralmente justifica o encaminhamento para avaliação oftalmológica. c) Não apresentam alterações visíveis, mas mostram dificuldade de manutenção normal da glicemia - A dificuldade em controlar a glicemia não é um critério direto para encaminhamento, a menos que haja alterações visíveis. d) Todos os pacientes diabéticos devem ser encaminhados ao oftalmologista - Embora seja importante monitorar todos os pacientes diabéticos, nem todos precisam ser encaminhados imediatamente, dependendo do quadro clínico. A alternativa que melhor justifica o encaminhamento para avaliação oftalmológica é: b) Apresentam várias hemorragias (mais de vinte por quadrante) que podem ser confundidas com microaneurismas no polo posterior e periferia da retina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material