Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Outros
Desde 1912, o sistema de coleta de esgoto do tipo separador absoluto é obrigatório no Brasil. Esse sistema foi projetado pelo engenheiro George Waring em 1879, para a cidade de Memphis, no Tennessee (EUA). Esse sistema foi aplicado em 1905 na cidade de Santos. Porém, atualmente, somente 50,3% da população têm acesso à rede coletora de esgoto e, do que é coletado, apenas 42,67% são tratados. Um dos problemas destacados para a não implantação do sistema de coleta e transporte é o custo, que pode chegar a 70% do custo total do sistema de esgotamento sanitário. Sobre o Sistema Separador assinale a alternativa INCORRETA:

A) Os esgotos sanitários e as águas de chuva são conduzidos ao seu destino final, em canalizações separadas.
B) Nenhuma das alternativas.
C) O sistema separador divide-se em duas principais modalidades: sistema convencional e sistema condominial.
D) Apresenta Menores dimensões das canalizações de coleta e afastamento das águas residuárias, redução de custos e prazos de construção e melhorias das condições de tratamento dos esgotos sanitários.
E) Dentre as suas desvantagens cita-se as tubulações com diâmetros mais elevados, carga hidráulica descontrolada nas ETE’s e as vazões pluviais em excesso da capacidade das ETE’s são extravasadas para os corpos d’água.
User badge image
Questões Para o Saber

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA sobre o Sistema Separador: A) Os esgotos sanitários e as águas de chuva são conduzidos ao seu destino final, em canalizações separadas. Correta. Essa é a característica principal do sistema separador. B) Nenhuma das alternativas. Essa opção depende da análise das demais. C) O sistema separador divide-se em duas principais modalidades: sistema convencional e sistema condominial. Correta. O sistema separador realmente pode ser dividido nessas modalidades. D) Apresenta menores dimensões das canalizações de coleta e afastamento das águas residuárias, redução de custos e prazos de construção e melhorias das condições de tratamento dos esgotos sanitários. INCORRETA. O sistema separador geralmente requer tubulações de maior diâmetro para acomodar as águas pluviais, o que não resulta em menores dimensões. E) Dentre as suas desvantagens cita-se as tubulações com diâmetros mais elevados, carga hidráulica descontrolada nas ETE’s e as vazões pluviais em excesso da capacidade das ETE’s são extravasadas para os corpos d’água. Correta. Essas são desvantagens conhecidas do sistema. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D) Apresenta menores dimensões das canalizações de coleta e afastamento das águas residuárias, redução de custos e prazos de construção e melhorias das condições de tratamento dos esgotos sanitários.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Entre os sistemas de esgotamento sanitário existentes, optou-se no Brasil pela adoção do sistema conhecido por separador absoluto que, segundo a NBR 9.648/1986 da ABNT, corresponde ao conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar somente esgoto sanitário a uma disposição final conveniente, de modo contínuo e higienicamente seguro. Por outro lado, o sistema de esgotamento sanitário conhecido como unitário consiste na coleta de águas pluviais e esgotos domésticos em uma única rede coletora. Diante do exposto indique a opção INCORRETA.

A) As canalizações do sistema separador absoluto são de dimensões menores, possibilitando o emprego de manilhas cerâmicas e outros materiais, como o PVC, facilitando sua execução e reduzindo os custos de implantação.
B) As estações de tratamento de esgoto são mais onerosas quando se utiliza o sistema separador absoluto, devido ao aumento da vazão afluente à estação e às descontinuidades na qualidade do esgoto a ser tratado.
C) As condições para o tratamento do esgoto no sistema separador absoluto são melhoradas, evitando-se a poluição das águas receptoras por ocasião das extravazões que se verificam nos períodos de chuvas intensas.
D) A implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário), no sistema separador absoluto, permite a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em algumas ruas.
E) Nenhuma das alternativas.

Mais conteúdos dessa disciplina