Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Outros
Sobre esse processo, assinale a opção que apresenta corretamente o conceito e sua respectiva definição.

a) Megalópole – local, no sentido topográfico, onde nasceu a cidade.
b) Rede urbana – posição que uma cidade ocupa em relação aos fatores naturais ou geográficos da sua região.
c) Megacidade – conjunto de áreas contíguas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal.
d) Conurbação – superposição ou encontro de duas ou mais cidades em razão de seu crescimento.
e) Região metropolitana – “cidade-mãe”, dotada dos melhores equipamentos urbanos de um país ou de uma região.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das opções para identificar a definição correta: a) Megalópole – local, no sentido topográfico, onde nasceu a cidade. Incorreta. Megalópole se refere a uma grande área urbana que resulta da conurbação de várias cidades. b) Rede urbana – posição que uma cidade ocupa em relação aos fatores naturais ou geográficos da sua região. Incorreta. Rede urbana se refere à interconexão e hierarquia entre cidades, não apenas à sua posição geográfica. c) Megacidade – conjunto de áreas contíguas e integradas socioeconomicamente a uma cidade principal. Incorreta. Megacidade é uma cidade com uma população muito grande, mas não necessariamente se refere a áreas contíguas. d) Conurbação – superposição ou encontro de duas ou mais cidades em razão de seu crescimento. Correta. Conurbação é exatamente isso: o processo em que cidades se expandem e se encontram, formando uma área urbana contínua. e) Região metropolitana – “cidade-mãe”, dotada dos melhores equipamentos urbanos de um país ou de uma região. Incorreta. Região metropolitana é um conjunto de cidades e áreas ao redor de uma cidade principal, não se limita a uma "cidade-mãe". Portanto, a opção correta é: d) Conurbação – superposição ou encontro de duas ou mais cidades em razão de seu crescimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

No mundo contemporâneo, tem sido comum a classificação de alguns grandes centros urbanos como “cidades globais” e “megacidades”. De acordo com seus conhecimentos a respeito do tema, assinale a alternativa que aponte corretamente o uso desses termos.

a) Cidades Globais – Destacam-se pela intensidade dos fluxos de capital e informação. Apresentam reduzida conexão com outras cidades do gênero fora de seus continentes, a exemplo da Cidade do México e da cidade do Rio de Janeiro; Megacidades – Possuem populações a partir de 1 milhão de habitantes, com intensa conexão de informações e negócios com outras similares, estando presentes em todos os continentes, a exemplo de Calcutá e Lagos.
b) Cidades Globais – Apresentam populações a partir de 10 milhões de habitantes, sendo mais importantes pelo seu peso demográfico do que econômico, a exemplo de São Paulo e Dacca; Megacidades – Caracterizam-se pela sua conexão aos mais importantes centros econômicos do mundo, embora tenham populações inferiores a 10 milhões de habitantes, como as cidades de Xangai e Cidade do México.
c) Cidades Globais – São muito importantes pela presença da sede de grandes corporações empresariais, com forte conexão a outras similares em outros países, como Paris e Xangai; Megacidades – Diferenciam-se pelo volume demográfico e nem sempre apresentam importância econômica proporcional, situando-se tanto em países do Norte quanto do Sul, a exemplo de Lagos e Delhi.
d) Cidades Globais – Possuem maior importância histórica e cultural do que econômica, sendo por isso referências mundiais, como Londres e Nova Iorque; Megacidades – Apresentam fluxos econômicos que as tornam as mais importantes nos continentes onde estão situadas, a exemplo da Cidade do México e Paris.
e) Cidades Globais – Tornaram-se alvo de estudos comparativos em razão dos fluxos emigratórios que partem delas para outras cidades, como no caso de Paris e Los Angeles; Megacidades – São referências internacionais para a solução de problemas urbanos de grande magnitude, sobretudo na questão da moradia e da mobilidade urbana, como Lagos e Delhi.

Assinale o que for incorreto.

a) As metrópoles são zonas que concentram vários municípios, cujo poder municipal torna-se reduzido frente à gestão intermetropolitana de uma Prefeitura Central. Os serviços de abastecimento de água, de saneamento básico e de coleta de lixo são, no caso das metrópoles, prestados por consórcios intermunicipais.
b) As cidades globais não são necessariamente aquelas com grande população. São cidades que concentram sedes de empresas transnacionais e também atividades relativas aos mercados financeiros internacionais e que prestam outros serviços ligados à globalização da economia. Zurique, na Suíça, é um exemplo de cidade global, mas sem ser altamente populosa.
c) Algumas cidades podem ser simultaneamente cidades globais e megacidades, como Nova York e São Paulo, que são polos centrais de uma grande aglomeração urbana. Exercem papel de comando em diversos setores, como de serviços e de negócios com nível de importância transnacional e estão conectadas aos fluxos globalizados.
d) Uma área urbana com mais de 10 milhões de habitantes é definida como megacidade. Algumas como Lagos, na Nigéria e Dacca, em Bangladesh, localizadas em países pobres, apresentam rápido crescimento e expansão da área urbanizada; reduzida oferta (de serviços de saúde, de educação e de segurança), falta de infraestrutura urbana e de moradias, um grande contingente de população marginalizada.
e) As megalópoles são aglomerações urbanas que envolvem articulações física e econômica entre duas ou mais metrópoles. Bos-Wash é uma grande megalópole norte-americana, constituindo-se em um imenso eixo urbano que apresenta, internamente, várias aglomerações polos, tais como Boston, New York - New Jersey, Filadélfia, Baltimore e Washington.

Mais conteúdos dessa disciplina