Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à teoria dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA: Afirma-se que a Constituição da República de 1988 em vigor é compromissória, na medida em que consagra apenas os valores da democracia liberal. A primeira dimensão dos direitos fundamentais e do Estado liberal de Direito promovem buscam tratar desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade. Os direitos fundamentais de primeira dimensão se voltam precipuamente para a busca da igualdade formal e para a garantia das liberdades individuais. Os direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações como são conhecidos, sucederam-se, historicamente, sendo certo afirmar que atualmente vigora apenas a terceira geração de direitos. O catálogo completo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro consta expressamente no art. 5º da Constituição Federal, que versa sobre os direitos individuais e coletivos.

User badge image
DireitosHumanizados

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

A alternativa correta é que os direitos fundamentais de primeira dimensão se voltam para a busca da igualdade formal e para a garantia das liberdades individuais. A Constituição de 1988, além de consagrar os direitos de primeira dimensão, também reconhece direitos de segunda e terceira gerações, como os direitos sociais e os direitos difusos e coletivos. Portanto, a afirmação de que atualmente vigora apenas a terceira geração de direitos não é correta. O catálogo de direitos fundamentais está, de fato, no art. 5º da Constituição, que abrange direitos individuais e coletivos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A ideia de pacto de submissão que rejeita o conceito de direito de resistência e legitima o modelo de Estado absoluto deve ser associado à:
Rousseau
Aristóteles
Hobbes
Locke
Montesquieu

Acerca da terminologia envolvendo os conceitos de direitos do homem, direitos humanos e direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que pela constitucionalização em um determinado Estado são transformados:
direitos fundamentais em direitos das gentes.
direitos fundamentais em direitos do homem.
direitos naturais em direitos do homem.
direitos humanos em direitos do homem.
direitos do homem em direitos fundamentais.

Com relação à questão terminológica envolvendo os conceitos da teoria jurídica contemporânea, podemos afirmar que é a positivação em uma Constituição de um determinado Estado que transforma direitos do homem (direitos naturais) em:
direitos humanos
direitos cosmopolitas
direitos da humanidade
direitos fundamentais
direitos naturais.

Com relação ao conceito de direitos humanos, é correto afirmar que:
As expressões direitos naturais e direitos fundamentais são sinônimas da expressão direitos humanos.
São direitos reconhecidos e positivados em documentos internacionais.
São direitos não positivados nem na esfera constitucional e nem na esfera internacional.
São direitos reconhecidos por um determinado Estado nacional em sua própria Constituição.
São direitos que são positivados em documentos normativos infraconstitucionais de um estado nacional específico.

Com relação ao perfil de evolução dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
O conceito de direitos fundamentais se cristaliza com a positivação dos direitos naturais na Declaração Universal dos Direitos do Homem, enquanto que o conceito de direitos humanos se perfaz com a positivação dos direitos naturais em uma Constituição de um determinado Estado nacional.
Na visão de Locke, as leis do Estado por mais injustas que fossem deveriam ser cumpridas e respeitadas porque melhores que o caos do estado de natureza.
O paradigma contratual de John Locke, centrado no elemento humano, serviu de base para convalidar o modelo liberal de Estado.
O liberalismo político (Estado liberal) visa a legitimação do poder absoluto do Estado.
O estado absoluto apresenta-se como um verdadeiro estado antileviatã vinculado à ideia de separação de poderes e de proteção de direitos fundamentais acima das próprias razões de Estado.

Podemos afirmar que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito a vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5°, inciso XLVII, alínea a, da CRFB/88). Assim, o enunciado é verdadeiro em razão da:
Relatividade como característica dos direitos fundamentais.
Complementaridade como característica dos direitos fundamentais.
Inalienabilidade como característica dos direitos fundamentais.
Efetividade como característica dos direitos fundamentais.
Irrenunciabilidade como característica dos direitos fundamentais.

Acerca da disciplina brasileira dos direitos fundamentais, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA:
I. Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios por ela adotados e dos tratados internacionais sobre direitos humanos em que a República Federativa do Brasil seja parte.
II. O art. 5º, § 2º, da Constituição de 1988, projeta a imagem de um conceito materialmente aberto de direitos fundamentais dentro de um sistema constitucional dinâmico, em constante evolução, na medida em que autoriza a existência de direitos fundamentais não positivados no texto constitucional, como por exemplo, os direitos decorrentes de tratados internacionais sobre direitos humanos.
a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
ambas assertivas são verdadeiras
ambas assertivas são falsas, porém a assertiva I está relacionada com a assertiva II
as duas assertivas são falsas

A Constituição brasileira de 1988 seguiu um modelo que tenta harmonizar, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia.
É nesse sentido que podemos afirmar que a Constituição de 1988 é vislumbrada como:
Sistema fechado de regras e princípios jurídicos
Sistema aberto de regras jurídicas
Sistema aberto de regras e princípios jurídicos.
Sistema fechado de regras jurídicas
Sistema aberto de princípios jurídicos

Acerca da incorporação dos tratados internacionais sobre direitos humanos na ordem interna, analise as seguintes afirmativas:
I Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, não podem ter status de supralegalidade.
II Os tratados internacionais sobre direitos humanos incorporados à ordem interna brasileira sempre serão considerados como emendas constitucionais, independentemente do modo de sua aprovação pelo Congresso Nacional;
III Os tratados internacionais sobre direitos humanos, na ordem interna, podem equivaler à emenda constitucional, caso sejam aprovados com maioria de três quintos e em dois turnos.
IV Os direitos previstos nos tratados internacionais sobre direitos humanos podem fazer parte do catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro, de acordo com a cláusula de abertura do art. 5º, § 2º, da CRFB/88.
Somente é CORRETO o que se afirma em: II e III
I, III e IV
III e IV
I
I e IV

Mais conteúdos dessa disciplina