Logo Passei Direto
Buscar
Nas alternativas a seguir, o verbo em negrito é transitivo direto, EXCETO em:

A) No seu famoso discurso como presidente da Associação Americana de Ciência Política, em 1996, o cientista político Arend Lijphart defendeu o voto obrigatório [...].
B) A taxa de comparecimento eleitoral tende a ser menor em países que adotam sistema de voto facultativo.
C) Nos Estados Unidos, em 2008, 58% dos cidadãos com idade para votar compareceram às urnas para escolher o presidente [...].
D) Por outro lado, nos países em que há penalidades para quem se ausenta da eleição e não se justifica perante a Justiça, a maioria dos cidadãos exerce o direito ao voto.
E) No mesmo ano em que os americanos elegiam Obama, 83% dos brasileiros marcaram presença na cabine de votação [...].
User badge image
Questões para Estudantes

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a alternativa em que o verbo em negrito não é transitivo direto, vamos analisar cada uma: A) "defendeu" - Transitivo direto, pois exige um objeto direto (o que foi defendido). B) "tende" - Transitivo indireto, pois não exige um objeto direto, mas sim uma preposição (tende a ser menor). C) "compareceram" - Intransitivo, pois não exige objeto. D) "exerce" - Transitivo direto, pois exige um objeto direto (o direito ao voto). E) "marcaram" - Transitivo direto, pois exige um objeto direto (presença). A alternativa que apresenta um verbo que não é transitivo direto é a C), pois "compareceram" é um verbo intransitivo. Portanto, a resposta correta é a C.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Leia este fragmento do texto. No seu famoso discurso como presidente da Associação Americana de Ciência Política, em 1996, o cientista político Arend Lijphart defendeu o voto obrigatório como solução para o problema da abstenção e da desigualdade nas eleições dos Estados Unidos. Assinale a alternativa que expressa uma possibilidade de reescrita desse trecho, sem alteração de sentido do original.

A) Em 1996, no famoso discurso como presidente da Associação Americana de Ciência Política, Arend Lijphart, o cientista político defendeu que o voto obrigatório é a solução tanto para o problema da abstenção eleitoral quanto da desigualdade social nos Estados Unidos.
B) O problema da abstenção e da desigualdade nas eleições dos Estados Unidos pode ser resolvido desde que seja mantido o voto obrigatório, argumentou o cientista político Arend Lijphart, no famoso discurso como presidente da Associação Americana de Ciência Política, em 1996.
C) O cientista político Arend Lijphart, em famoso discurso proferido em 1996 como presidente da Associação Americana de Ciência Política, defendeu que o voto obrigatório contribui para diminuir a abstenção e a desigualdade nas eleições dos Estados Unidos.
D) No seu famoso discurso como presidente da Associação Americana de Ciência Política, em 1996, o cientista político Arend Lijphart argumentou que o problema da abstenção e da desigualdade nas eleições dos Estados Unidos pode ser resolvido com o voto obrigatório.

Há equivalência semântica entre os enunciados a seguir, EXCETO em:

A) No mesmo ano em que os americanos elegiam Obama, 83% dos brasileiros marcaram presença na cabine de votação, segundo informa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo informa o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 83% dos brasileiros marcaram presença na cabine de votação, no mesmo ano em que os americanos elegiam Obama.
B) Nos Estados Unidos, em 2008, 58% dos cidadãos com idade para votar compareceram às urnas para escolher o presidente. Em 2008, 58% dos cidadãos com idade para votar nos Estados Unidos compareceram às urnas para escolher o presidente.
C) Quando têm o dever de votar, os cidadãos se informam e conversam sobre política, aumentando o interesse pelo assunto. Os cidadãos, quando têm o dever de votar, se informam e conversam sobre política, aumentando o interesse pelo assunto.
D) A lei do voto obrigatório, quando aplicada rigorosamente, contribui para melhorar as condições de vida da população, sobretudo em países em desenvolvimento, conforme atestam vários estudos. Conforme atestam vários estudos, sobretudo em países em desenvolvimento, a lei do voto obrigatório contribui para melhorar as condições de vida da população quando aplicada rigorosamente.
E) Quando o exercício do voto se estende aos mais pobres e menos escolarizados, há uma pressão para que os governos adotem políticas voltadas para o combate à pobreza e à desigualdade. Há uma pressão para que os governos adotem políticas voltadas para o combate à pobreza e à desigualdade quando o exercício do voto se estende aos mais pobres e menos escolarizados.

Mais conteúdos dessa disciplina