Logo Passei Direto
Buscar
Segundo a teoria psicanalítica da formação do sujeito, aponte a afirmativa correta.

a) A criança passa por três estágios do desenvolvimento libidinal; o primeiro, chamado de fase oral, é a organização mais rudimentar da libido e está associado à introjeção do objeto pela criança; nessa fase, a libido é lapidada e desenvolve-se para a fase anal, na qual o objeto de amor passa a ser introjetado por outra perspectiva (agora ligada aos esfíncteres); por fim, a libido se desenvolve para a fase genital, em que a criança volta seu interesse para o sexo e o autoerotismo.
b) A formação do sexo está dividida em três fases de desenvolvimento da libido, sendo a primeira mais simples, é a fase anal, na qual a criança apenas é passiva de suas necessidades fisiológicas; na fase oral, mais elaborada, a criança passa a ser ativa no mundo, controlando aquilo que ela deseja que venha a ela; por fim, a fase genital, na qual acontece o complexo de Édipo.
c) A criança, ao nascer, não tem todo seu aparato psicológico, a fim de lidar com o choque que sofre diante da realidade; assimilar esse aspecto é fundamental, uma vez que o princípio da realidade é o correlato necessário do inconsciente, para que o sujeito viva na cultura; isso só é possível por meio do outro.
d) A criança já nasce com o aparelho psíquico pronto, inconsciente e consciente; eles apenas carecem do desenvolvimento e da maturação necessários à vida em sociedade.
User badge image
Matematicamente

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando a teoria psicanalítica de Freud sobre a formação do sujeito e o desenvolvimento libidinal. a) A descrição dos estágios está correta, mas a fase oral é a primeira, seguida pela fase anal e, por fim, a fase genital. A explicação sobre a libido e a introjeção do objeto está bem colocada. b) Esta opção inverte a ordem das fases, colocando a fase anal como a primeira, o que não está correto segundo a teoria freudiana. c) Esta afirmativa fala sobre a importância do outro e do princípio da realidade, mas não se concentra diretamente nos estágios do desenvolvimento libidinal. d) Esta opção afirma que a criança já nasce com o aparelho psíquico pronto, o que não é compatível com a teoria psicanalítica, que defende que o aparelho psíquico se desenvolve ao longo do tempo. A alternativa que melhor representa a teoria psicanalítica da formação do sujeito, com a descrição correta dos estágios do desenvolvimento libidinal, é a) A criança passa por três estágios do desenvolvimento libidinal; o primeiro, chamado de fase oral...

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das funções do psicólogo hospitalar é a condução de avaliações psicológicas direcionadas à realidade dessa área de atuação; sabendo que essa realidade tem algumas particularidades, aquelas empregadas na avaliação psicológica em outros contextos, aponte quais as principais funções do roteiro de avaliação psicológica aplicado à Psicologia Hospitalar.

a) Diagnóstico, orientador de foco, doenças prévias, problemas de comorbidade, histórico familiar, história da pessoa, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.
b) Orientador de foco, doenças prévias, história da pessoa, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.
c) Diagnóstico, doenças prévias, histórico familiar, história da pessoa, problemas de comorbidade, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.
d) Diagnóstico, orientador de foco, fornecimento de dados sobre a estrutura psicodinâmica da personalidade, instrumento de avaliação continuada do processo evolutivo da relação do paciente com sua doença e tratamento, história da pessoa, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.

Mais conteúdos dessa disciplina