Logo Passei Direto
Buscar
Winnicott é responsável por uma das teorias psicanalíticas que lida com os aspectos das mudanças psicoemocionais desde os primeiros anos de vida. Sobre a teoria desse autor, é correto afirmar que:

a) para Winnicott, o ego da criança inicia sua formação nas primeiras semanas de gestação e continua se desenvolvendo durante os meses seguintes até o nascimento; nesse momento, o aparelho psíquico sofre um grande choque com a realidade, e a função principal da mãe é dar suporte para esse choque com a realidade, fazendo todo o possível para tornar essa experiência menos traumática, tendo que ocupar todos os espaços da criança para esse fim.
b) o autor faz uma pequena alteração na teoria freudiana, ao dar uma nova ênfase à posição de maternagem; para ele, a mãe suficientemente boa é aquela que frustra sistematicamente seu bebê, a fim de lhe proporcionar as condições para que o narcisismo primário venha a ser superado e que a criança possa fazer outros investimentos libidinais ao longo da vida.
User badge image
Matematicamente

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas sobre a teoria de Winnicott: a) Esta opção fala sobre a formação do ego da criança desde a gestação e menciona a função da mãe em suportar o choque com a realidade. Embora Winnicott reconheça a importância da mãe, a descrição não reflete com precisão a ênfase que ele coloca na relação mãe-bebê e na experiência de frustração necessária para o desenvolvimento saudável. b) Esta opção menciona a "mãe suficientemente boa", que é um conceito central na teoria de Winnicott. Ele realmente enfatiza que a mãe deve frustrar o bebê de maneira adequada para que ele possa desenvolver-se além do narcisismo primário, permitindo que a criança faça investimentos libidinais em outras áreas. Diante dessa análise, a alternativa correta é: b) o autor faz uma pequena alteração na teoria freudiana, ao dar uma nova ênfase à posição de maternagem; para ele, a mãe suficientemente boa é aquela que frustra sistematicamente seu bebê, a fim de lhe proporcionar as condições para que o narcisismo primário venha a ser superado e que a criança possa fazer outros investimentos libidinais ao longo da vida.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das funções do psicólogo hospitalar é a condução de avaliações psicológicas direcionadas à realidade dessa área de atuação; sabendo que essa realidade tem algumas particularidades, aquelas empregadas na avaliação psicológica em outros contextos, aponte quais as principais funções do roteiro de avaliação psicológica aplicado à Psicologia Hospitalar.

a) Diagnóstico, orientador de foco, doenças prévias, problemas de comorbidade, histórico familiar, história da pessoa, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.
b) Orientador de foco, doenças prévias, história da pessoa, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.
c) Diagnóstico, doenças prévias, histórico familiar, história da pessoa, problemas de comorbidade, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.
d) Diagnóstico, orientador de foco, fornecimento de dados sobre a estrutura psicodinâmica da personalidade, instrumento de avaliação continuada do processo evolutivo da relação do paciente com sua doença e tratamento, história da pessoa, diagnóstico diferencial referente a quadros psicológicos/psiquiátricos específicos, estabelecimento das condições de relação da pessoa com seu prognóstico.

Mais conteúdos dessa disciplina