Logo Passei Direto
Buscar
05. O substantivo “fogueirinha” (l. 05) está no grau diminutivo, na sua forma sintética; a forma analítica desse termo é:

a) fogueira anã.
b) fogueira menor.
c) fogueira grande.
d) fogueira pequena.
User badge image
Questões sobre Pedagogia da Educação Infantil

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para entender a forma analítica do diminutivo "fogueirinha", precisamos pensar em como expressar a ideia de "fogueira" de maneira que indique que é menor ou menor em tamanho. Analisando as opções: a) fogueira anã - Embora "anã" indique algo pequeno, não é uma forma comum de expressar o diminutivo de maneira analítica. b) fogueira menor - Essa opção sugere uma comparação, mas não é a forma mais direta de expressar o diminutivo. c) fogueira grande - Esta opção é o oposto do diminutivo, portanto, está incorreta. d) fogueira pequena - Esta é uma forma comum de expressar que algo é menor, sendo a mais adequada para representar o diminutivo. A forma analítica de "fogueirinha" é: d) fogueira pequena.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que se refere à aplicação de recursos públicos destinados à educação, o Art. 69 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Nº. 9394/96, determina a incumbência da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. Nesse sentido, é CORRETO afirmar.

a) A União aplicará, anualmente, nunca menos de dezoito por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
b) A União aplicará, mensalmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
c) A União aplicará, mensalmente, nunca menos de dez por cento, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, vinte e cinco por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.
d) A União aplicará, anualmente, nunca menos de vinte e cinco, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, dezoito por cento, ou o que consta nas respectivas Constituições ou Leis Orgânicas, da receita resultante de impostos, compreendidas as transferências constitucionais, na manutenção e desenvolvimento do ensino público.

Mais conteúdos dessa disciplina