Logo Passei Direto
Buscar
Observe o mapa. Após a observação dos fluxos comerciais mundiais, representados no mapa, aponte as características que explicam a dinâmica do comércio mundial. I. Os fluxos de mercadorias se repartem igualmente em todo o mundo, os fluxos concentram-se entre as áreas do Norte com o Sul (EUA, UE, Japão). II. Os principais fluxos comerciais são realizados entre os EUA (América do Norte) e Ásia; entre EUA (América do Norte) e Europa Ocidental e entre Europa Ocidental e Ásia. III. As áreas em desenvolvimento e subdesenvolvidas (Sul) têm expressiva participação no comércio mundial, portanto, não são consideradas marginalizadas. IV. Na Europa, a maior parcela do comércio é no interior da zona econômica, enquanto nos EUA (América do Norte) o comércio está voltado para outras regiões do mundo. V. Os países do Golfo Pérsico têm predomínio de exportações para fora da região, devido às exportações do petróleo. Estão corretas apenas as afirmacoes A) I, II e IV. B) I, III e V. C) I, II, III e V. D) III e IV. E) II, IV e V.

A) I, II e IV.
B) I, III e V.
C) I, II, III e V.
D) III e IV.
E) II, IV e V.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Os fluxos de mercadorias se repartem igualmente em todo o mundo, os fluxos concentram-se entre as áreas do Norte com o Sul (EUA, UE, Japão). Falso. Os fluxos comerciais não se repartem igualmente; há uma concentração significativa entre países desenvolvidos. II. Os principais fluxos comerciais são realizados entre os EUA (América do Norte) e Ásia; entre EUA (América do Norte) e Europa Ocidental e entre Europa Ocidental e Ásia. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois reflete os principais eixos do comércio mundial. III. As áreas em desenvolvimento e subdesenvolvidas (Sul) têm expressiva participação no comércio mundial, portanto, não são consideradas marginalizadas. Falso. Embora haja participação, as áreas em desenvolvimento e subdesenvolvidas ainda são frequentemente marginalizadas no comércio global. IV. Na Europa, a maior parcela do comércio é no interior da zona econômica, enquanto nos EUA (América do Norte) o comércio está voltado para outras regiões do mundo. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois a Europa tem um comércio interno forte, enquanto os EUA têm um comércio mais voltado para o exterior. V. Os países do Golfo Pérsico têm predomínio de exportações para fora da região, devido às exportações do petróleo. Verdadeiro. Essa afirmativa está correta, pois os países do Golfo Pérsico são conhecidos por suas exportações de petróleo. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - A) I, II e IV. (Falsa, pois I é falsa) - B) I, III e V. (Falsa, pois I e III são falsas) - C) I, II, III e V. (Falsa, pois I e III são falsas) - D) III e IV. (Falsa, pois III é falsa) - E) II, IV e V. (Verdadeira, pois II, IV e V são verdadeiras) Portanto, a alternativa correta é: E) II, IV e V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a indústria e industrialização brasileira, é correto afirmar:

A) A industrialização tem suas raízes fincadas na economia da cana-de-açúcar e do café, que possibilitou a acumulação de capital necessária para a diversificação em investimentos no setor industrial, e esse fato permitiu a produção de bens de consumo duráveis, sobretudo automóveis e eletrodomésticos.
B) A indústria nasce dos capitais restantes do declínio da economia da cana-de-açúcar e do café. Esses capitais impulsionaram uma diversidade de pequenas indústrias de produção de bens de consumo não duráveis, tais como perfumaria, cosméticos, bebidas, cigarros, que apoiadas pelo Estado se difundiram pelo país.
C) A ação do Estado foi fundamental para desencadear o processo de industrialização brasileira, por exemplo, criando empresas estatais, como a antiga Companhia Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional, para investir na indústria de base. Sem elas não seria possível a implantação de indústria de bens de consumo duráveis.
D) A industrialização brasileira é fruto da capacidade inovadora do Estado e do empresariado nacional. Este último não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.
E) A industrialização brasileira se tornou possível a partir de investimentos do capital internacional, que não mediu esforços para construir em todo o território nacional sistemas de transporte, comunicação, energia e portos, necessários à circulação de bens, serviços e pessoas por todas as regiões.

As diferenças observadas entre a fábrica fordista e a fábrica pós-fordista são explicadas, principalmente, pela introdução da estratégia de organização produtiva denominada:

A) regulação.
B) terceirização.
C) padronização.
D) hierarquização.
E) mecanização.

Mais conteúdos dessa disciplina