Para o controle de qualidade dos fitoterápicos, é imprescindível que as pessoas envolvidas tenham pericia em produtos derivados de plantas medicinais, para a realização dos testes de avaliação da conformidade aos aspectos botânico, farmacognósticos, químicos, físico-químicos, biológicos e farmacotécnicos. As ações do controle, que abrangem atividades de amostragem, fixação de especificações, execução de testes e ensaios, elaboração e preenchimento de documentos relacionadas às matérias-primas e materiais de embalagem, devem observar os aspectos qualitativos e quantitativos das operações de fabricação, e as especificações dos medicamentos produzidos.
Sobre medicamentos fitoterápicos, analise as afirmações a seguir.
I. No Brasil, a finalidade curativa das plantas pode ser atribuída à diversidade de espécies vegetais e biomas, à riqueza étnico-cultural, ao consumo de produtos considerados _in natura_ e ao aumento de preço dos medicamentos industrializados.
II. O reconhecimento da importância de plantas para o desenvolvimento de fármacos modernos e terapeuticamente mais eficazes foi finalmente e nacionalmente oficializado pelo lançamento da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada em 2006, a qual estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações voltadas à garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, ao desenvolvimento de tecnologias e inovações, ao fortalecimento das cadeias e dos arranjos produtivos e ao uso sustentável da Biodiversidade Brasileira.
III. Planta medicinal é todo vegetal que contém, em um ou vários de seus órgãos, substâncias que podem ser empregadas para fins terapêuticos ou precursores de substâncias utilizadas para tais propósitos. O fitoterápico, por sua vez, é o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais e é caracterizado pelo conhecimento de sua eficácia e dos riscos do seu uso assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade.
É correto o que se afirma em
Questão 1
Resposta
a.
I e III, apenas.
b.
II e III, apenas.
c.
I, apenas.
d.
I, II e III.
e.
II, apenas.
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações: I. No Brasil, a finalidade curativa das plantas pode ser atribuída à diversidade de espécies vegetais e biomas, à riqueza étnico-cultural, ao consumo de produtos considerados in natura e ao aumento de preço dos medicamentos industrializados. Essa afirmação é verdadeira, pois reflete a realidade do uso de plantas medicinais no Brasil. II. O reconhecimento da importância de plantas para o desenvolvimento de fármacos modernos e terapeuticamente mais eficazes foi finalmente e nacionalmente oficializado pelo lançamento da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, aprovada em 2006, a qual estabelece diretrizes para o desenvolvimento de ações voltadas à garantia do acesso seguro e uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos, ao desenvolvimento de tecnologias e inovações, ao fortalecimento das cadeias e dos arranjos produtivos e ao uso sustentável da Biodiversidade Brasileira. Essa afirmação também é verdadeira, pois descreve corretamente a política nacional. III. Planta medicinal é todo vegetal que contém, em um ou vários de seus órgãos, substâncias que podem ser empregadas para fins terapêuticos ou precursores de substâncias utilizadas para tais propósitos. O fitoterápico, por sua vez, é o medicamento obtido empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais e é caracterizado pelo conhecimento de sua eficácia e dos riscos do seu uso assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Essa afirmação é verdadeira e descreve corretamente as definições de planta medicinal e fitoterápico. Dessa forma, todas as afirmações (I, II e III) estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: d) I, II e III.