Logo Passei Direto
Buscar
Tendo por base a Lei nº 7.716/1989, que dispõe sobre os crimes de preconceito de raça ou cor, e considerando também a jurisprudência relacionada, assinale a alternativa incorreta.

A) Por ausência de previsão legal, esta Lei não se aplica às condutas homofóbicas.
B) Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional, é crime punido com reclusão e multa.
C) Constitui crime previsto nesta Lei a conduta de recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador.
D) Constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular por prazo não superior a três meses.
E) Em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou defensor público.
User badge image
Questões Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à Lei nº 7.716/1989, que trata dos crimes de preconceito de raça ou cor: A) Por ausência de previsão legal, esta Lei não se aplica às condutas homofóbicas. - Correto, a lei não abrange explicitamente a homofobia, embora haja discussões sobre isso. B) Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro, em razão de raça, cor, etnia ou procedência nacional, é crime punido com reclusão e multa. - Correto, essa conduta é tipificada como crime na lei. C) Constitui crime previsto nesta Lei a conduta de recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial, negando-se a servir, atender ou receber cliente ou comprador. - Correto, essa conduta é considerada crime. D) Constitui efeito da condenação a perda do cargo ou função pública, para o servidor público, e a suspensão do funcionamento do estabelecimento particular por prazo não superior a três meses. - Correto, a lei prevê essas sanções. E) Em todos os atos processuais, cíveis e criminais, a vítima dos crimes de racismo deverá estar acompanhada de advogado ou defensor público. - Esta afirmação é incorreta, pois a presença de advogado não é uma exigência para todos os atos processuais, especialmente em casos de racismo. Portanto, a alternativa incorreta é: E.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina