Logo Passei Direto
Buscar
Quais são os quatro atributos da propriedade? a. Locar, vender, reaver e reapropriar. b. Usar, locar, vender e reaver. c. Usar, gozar, dispor e reaver. d. Reaver, dispor, doar e alugar. e. Gozar, dispor, reaver e alugar.
User badge image
Nascimento Souza

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Os quatro atributos da propriedade, segundo o Direito Civil, são: usar, gozar, dispor e reaver. Analisando as alternativas: a) Locar, vender, reaver e reapropriar - Não está correta, pois não inclui os atributos corretos. b) Usar, locar, vender e reaver - Também não está correta, pois "locar" e "vender" não são atributos clássicos da propriedade. c) Usar, gozar, dispor e reaver - Esta opção está correta, pois inclui os quatro atributos da propriedade. d) Reaver, dispor, doar e alugar - Não está correta, pois "doar" e "alugar" não são atributos clássicos. e) Gozar, dispor, reaver e alugar - Não está correta, pois "alugar" não é um atributo clássico. Portanto, a alternativa correta é: c) Usar, gozar, dispor e reaver.

Essa resposta te ajudou?

1
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária é possível nos casos em que as propriedades rurais não estejam cumprindo com sua função social, mas para isso deve haver justa e prévia indenização em títulos da dívida agrária. Sendo assim, como ocorrem as indenizações?
Qual das alternativas descreve corretamente o pagamento das indenizações?
A. O pagamento das indenizações será realizado a partir do segundo ao 15º ano quando emitido para indenização de imóvel com área acima de 70 e até 200 módulos fiscais.
B. O pagamento das indenizações será realizado a partir do segundo ao 15º ano quando emitido para indenização de imóvel com área de até 70 módulos fiscais, sem preservação de seu valor real.
C. As benfeitorias úteis e necessárias, ou seja, galpões, casas, infraestrutura, serão indenizadas por meio de precatório no prazo máximo de cinco anos.
D. O pagamento das indenizações será realizado a partir do segundo ao 20º ano quando emitido para indenização de imóvel com área superior a 200 módulos fiscais.
E. Quando os prazos das indenizações forem iguais ou superiores a dez anos, poderão ser reduzidos em cinco anos, desde que o proprietário entre em acordo administrativo e concorde em receber o pagamento do valor das benfeitorias úteis e necessárias integralmente em TDA.

A Constituição Federal de 1988 e as legislações pertinentes, quando trataram da reforma agrária, estabeleceram que algumas propriedades não podem ser desapropriadas para fins de reforma agrária.
Assinale a alternativa correta acerca desse tema:
A. É vedada a desapropriação da média propriedade rural, desde que seu proprietário não possua outro imóvel urbano.
B. São insuscetíveis de desapropriação as pequenas e médias propriedades rurais, assim definidas em lei, desde que seu proprietário não possua outra.
C. Fica autorizada desapropriação da propriedade produtiva, desde que ela tenha área superior a 150 módulos fiscais.
D. Somente a pequena propriedade rural não poderá ser desapropriada, pois ela é considerada propriedade familiar.
E. A propriedade rural que atinja simultaneamente os percentuais do Grau de Utilização da Terra (GUT) em 70% e do Grau de Eficiência na Exploração (GEE) em 90% não poderá ser desapropriada.

De acordo com a Lei nº 8.629/93, assinale a alternativa que descreve corretamente o que é pequena, média e grande propriedade rural.
Qual das alternativas descreve corretamente as categorias de propriedade rural?
A. Média propriedade é o imóvel rural com área superior a quatro e até dez módulos fiscais.
B. Pequena propriedade é o imóvel rural com área até um módulo fiscal.
C. Média propriedade é o imóvel rural com área superior a quatro e até 15 módulos fiscais.
D. Grande propriedade é o imóvel rural com área superior a dez módulos fiscais.
E. Pequena propriedade é o imóvel rural explorado pessoalmente pelo proprietário ou por seus familiares, garantindo-lhes a subsistência e o progresso social e econômico.

A desapropriação para fins de reforma agrária é um procedimento administrativo no qual a União impõe a perda de um imóvel rural ao seu proprietário mediante indenização.
Informe qual pressuposto deve justificar a desapropriação para fins de reforma agrária:
A. Necessidade pública.
B. Interesse particular.
C. Utilidade pública.
D. Vontade popular.
E. Interesse social.

Com relação ao direito de extensão previsto no artigo 4º da Lei Complementar nº 76/93, assinale a alternativa correta.
Qual é a definição correta do direito de extensão?
A. É o direito que tem o proprietário de que o Estado indenize também os tratores, as colheitadeiras e os implementos agrícolas existentes na propriedade.
B. É o direito do proprietário que perdeu o bem de exigir a devolução do bem desapropriado que não foi utilizado pelo Poder Público.
C. Trata-se da possibilidade de estender em mais dois anos o prazo para indenização dos títulos da dívida agrária.
D. Consiste no direito que assiste o proprietário de exigir que se inclua no plano de desapropriação a parte remanescente do bem que se tornou inútil ou de difícil utilização.
E. É o direito que tem a União de estender a desapropriação ao imóvel vizinho.

As terras devolutas são um tópico de longa data da história do Brasil e representam problemas tanto relativos à sua determinação quanto à sua conceituação.
A quem pertencem as terras devolutas essenciais à preservação do meio ambiente?
A. Elas pertencem ao estado em que estão localizadas e são consideradas como terras públicas devolutas.
B. Elas pertencem ao estado em que estão localizadas e são consideradas como terras devolutas que não são privadas nem públicas.
C. Elas pertencem à União e são consideradas terras sui generis que devem ser distribuídas para que haja uso privado.
D. Elas pertencem à União e são consideradas terras públicas que são devolutas.
E. Elas pertencem à União e são consideradas terras devolutas que não são privadas nem públicas.

O instituto da discriminação é muito importante para o tópico das terras devolutas, pois, sem ele, o Poder Público não seria capaz de distinguir as terras que lhe pertencem e estão sem uso adequado, das que são de propriedade de atores privados.
É possível que os estados realizem esse processo?
A. Não, pois a lei que dispõe sobre esse assunto é explícita ao determinar que a competência para realização de processo discriminatório é exclusiva do Incra.
B. Não, pois a lei que trata do assunto só menciona a possibilidade de realização de processo discriminatório por parte de órgãos municipais ou da União.
C. Sim e com relação a quaisquer terras devolutas, já que não se sabe a quem pertenciam antes do processo discriminatório.
D. Sim; contudo, só com relação às terras devolutas respectivas a cada um deles e sem o envolvimento da União.
E. Sim; contudo, só com relação às terras devolutas respectivas a cada um deles e o Incra pode atuar na instância administrativa, por meio de convênio.

O tópico do Módulo Rural, apesar de ser de grande relevância para a Política Agrária, é um que ainda gera certa confusão com relação a institutos mais modernos relacionados a ele: o Módulo Fiscal e a Fração Mínima de Parcelamento (FMP).
Com base nisso, qual das alternativas apresenta uma afirmação verdadeira sobre a relação entre esses institutos?
A. A Fração Mínima de Parcelamento tende a ser de área equivalente ao Módulo Rural, mas também pode ser inferior a ele.
B. O Módulo Rural tem definição mais subjetiva do que o Módulo Fiscal, razão pela qual, embora ainda haja menção ao primeiro na legislação, passou a ser substituído pelo segundo.
C. O Módulo Rural tem definição mais subjetiva do que o Módulo Fiscal, razão pela qual este segundo substituiu o primeiro por completo no contexto da lei.
D. O arrendamento só pode ser ajustado em quantia fixa de dinheiro, mas o seu pagamento pode ser ajustado que se faça em dinheiro ou em quantidade de frutos cujo preço corrente no mercado local, nunca inferior ao preço mínimo oficial, equivalha ao do aluguel, à época da liquidação.
E. O ajuste do arrendamento deve ser realizado somente em dinheiro, tanto o ajuste quanto o pagamento.

Acerca do tema contratos agrários, assinale a alternativa correta.
A. Será de cinco anos o prazo mínimo nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura temporária e/ou de pecuária de pequeno e médio porte, ou em todos os casos de parceria.
B. Será de sete anos o prazo mínimo nos casos em que ocorra atividade de exploração florestal ou de pecuária de grande porte para cria, recria e engorda.
C. Será de cinco anos o prazo mínimo nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura permanente e/ou de pecuária de grande porte para cria, recria, engorda ou extração de matérias-primas de origem animal.
D. Será de três anos o prazo mínimo nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura permanente e/ou de pecuária de pequeno e médio porte, ou em todos os casos de parceria.
E. Será de cinco anos o prazo mínimo nos casos em que ocorra atividade de exploração florestal.

Mais conteúdos dessa disciplina