Logo Passei Direto
Buscar
(IBFC/ SEDUC-MT/ 2017) Quanto ao estado de natureza em Hobbes, tem-se que: “a natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes se encontre um homem manifestamente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que um deles possa com base nela reclamar algum benefício a que outro não possa igualmente aspirar”. (Thomas Hobbes, Leviatã). Assinale a alternativa correta.

É um momento da vida dos homens, um estado de guerra, que já passou definitivamente, que se situa no passado.
É o estado para o qual os homens recaem quando da dissolução ou enfraquecimento do poder soberano.
É a condição da vida dos selvagens encontrados nas Américas.
É a condição anterior ao pacto que institui o Estado para preservação dos direitos naturais, como a vida, a liberdade e a propriedade.
É a tendência natural que os homens têm de associarem-se uns aos outros, pois não são capazes de satisfazer suas necessidades sozinhos.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é: "É a condição anterior ao pacto que institui o Estado para preservação dos direitos naturais, como a vida, a liberdade e a propriedade." No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens vivem em uma condição de igualdade e liberdade, mas também em constante conflito, o que leva à necessidade de um pacto social para garantir a paz e a segurança.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia as alternativas abaixo e relacione cada uma delas com uma das teorias da origem do Estado: I.Esta teoria está justificada, segundo os seus defensores, na análise da origem da sociedade egípcia, dos Incas, Astecas, Mongóis e diversas outras sociedades que surgiram através da imposição da força de seus líderes sobre os mais fracos e se refletiu claramente na violência e na escravidão contra os oprimidos. II.Para os defensores desta corrente o Estado teria surgido a partir de uma convenção ou acordo entre os indivíduos de uma sociedade que iriam abrir mão de suas liberdades individuais para se submeter ao poder de um Estado. III.Nesta corrente se tem a ideia de fusão entre o momento do surgimento da humanidade e a criação do Estado. Tal teoria estaria baseada na ideia de que o desenvolvimento dos núcleos familiares teria dado início também ao instituto do Estado. IV.Para esta teoria se considera diversa a origem de Estado e de Poder, não tendo estes surgido ao mesmo tempo, de forma que, haveria o poder antes mesmo de haver Estado, no entanto, o surgimento deste se daria de forma natural como um resultado da própria evolução da sociedade. De acordo com as afirmativas, podemos concluir que as teorias citadas são, respectivamente:

a) Histórica, racional, primitiva e conceitual;
b) Violenta, Darwinista, socialista e primitiva;
c) Positivista, contratualista, primitiva e conservadora;
d) Violenta, contratualista, familial e natural;
e) Opositora, capitalista, construtivista e contratualista.

Mais conteúdos dessa disciplina