Logo Passei Direto
Buscar
Questão 5/10 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital. Também conhecida como Ganho Bruto, a Margem de Contribuição representa o quanto o lucro da venda de cada produto contribuirá para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas, chamados de custo de estrutura, e ainda gerar lucro. Em quatro décadas, o fundo contabilizava cerca de 370 milhões de saques realizados pelos trabalhadores, que resultaram em um montante de R$ 250 bilhões injetados na economia brasileira. Muitas pessoas confundem na prática a margem de contribuição com o lucro da empresa, indique a alternativa que explica a diferença entre ambas. A A margem de contribuição é tida pela fórmula receita total menos os custos variáveis totais, o lucro se dá pela margem de contribuição menos os custos fixos. Você assinalou essa alternativa (A) Você acertou!

A A margem de contribuição é tida pela fórmula receita total menos os custos variáveis totais, o lucro se dá pela margem de contribuição menos os custos fixos.
B A margem de contribuição é igual ao lucro operacional.
C O lucro é sempre maior que a margem de contribuição.
D A margem de contribuição não considera os custos fixos.
E O lucro é calculado apenas sobre a receita total.
User badge image
FinançasTec

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Vamos analisar as alternativas para entender a diferença entre margem de contribuição e lucro: A) A margem de contribuição é tida pela fórmula receita total menos os custos variáveis totais, o lucro se dá pela margem de contribuição menos os custos fixos. - Esta alternativa está correta, pois descreve exatamente como a margem de contribuição e o lucro são calculados. B) A margem de contribuição é igual ao lucro operacional. - Incorreto, pois a margem de contribuição é uma parte do cálculo do lucro operacional, mas não é igual a ele. C) O lucro é sempre maior que a margem de contribuição. - Isso não é necessariamente verdade, pois a margem de contribuição pode ser maior ou menor dependendo dos custos fixos. D) A margem de contribuição não considera os custos fixos. - Correto, mas não explica a diferença entre margem de contribuição e lucro. E) O lucro é calculado apenas sobre a receita total. - Incorreto, pois o lucro é calculado levando em conta a margem de contribuição e os custos fixos. Portanto, a alternativa correta que explica a diferença entre margem de contribuição e lucro é a) A margem de contribuição é tida pela fórmula receita total menos os custos variáveis totais, o lucro se dá pela margem de contribuição menos os custos fixos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 1/10 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital. Os 10% da discórdia do Fundo de Garantia. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é reconhecido pelo trabalhador como uma espécie de poupança, embora tenha uma aplicação social que vai muito além do patrimônio individual. Criado em setembro de 1966, o FGTS surgiu como uma forma de flexibilizar as relações entre empregadores e trabalhadores. Até então, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelecia que empregados com mais de 10 anos de registro em carteira teriam estabilidade no emprego, só podendo ser demitidos em casos de falhas graves. “A lei, no entanto, levava ao efeito contrário: as empresas acabavam demitindo os funcionários ao completarem nove anos na empresa para evitar a estabilidade”, explica o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Para equilibrar os dois lados, contemplando o pleito das empresas sem prejudicar o trabalhador, foi criado o FGTS, que imputava às empresas o depósito mensal de 8% sobre o salário na conta vinculada ao empregado. A medida flexibilizou as relações de trabalho, garantindo recursos em situações como demissão sem justa causa, que ainda exige do empregador o pagamento de 40% do total depositado na conta do FGTS. “Ao longo do tempo, uma empresa pode crescer ou diminuir. Nesse sentido, é fundamental que disponha do direito de contratar e demitir, adequando sua força de trabalho ao tamanho de seu negócio”, detalha Bohn, explicitando que a solução beneficiou ambos os lados. Como uma espécie de poupança para o trabalhador, o FGTS trouxe benefícios tanto no momento de desligamento da empresa quanto em outras situações. Entre as melhorias possibilitadas pelo Fundo, fora o aporte financeiro no ato da demissão, podemos destacar: A O FGTS contribui com programas sociais para desempregados. B É com o Fundo que o governo financia cursos de capacitação técnica. C O trabalhador pode retirar seu Fundo de Garantia e usá-lo para complementar o valor de entrada na aquisição de um imóvel próprio. Você assinalou essa alternativa (C) Você acertou!

A O FGTS contribui com programas sociais para desempregados.
B É com o Fundo que o governo financia cursos de capacitação técnica.
C O trabalhador pode retirar seu Fundo de Garantia e usá-lo para complementar o valor de entrada na aquisição de um imóvel próprio.
D Em quase cinco décadas o trabalhador usou o FGTS para quitar dívidas pessoais, mesmo quando empregado.
E O FGTS não foi capaz de ajudar o trabalhador devido em suas cinco décadas devido ao período crítico de déficit decorrente dos planos econômicos das décadas de 1980 e 1990.

Questão 2/10 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital. A grande maioria dos bens de consumo duráveis no Brasil são adquiridos pela população por meio de financiamentos e quando se fala nisso, não tem como não falar em juros, tanto juro simples quanto composto. Quando se fala de juros, temos de saber que existem dois tipos deles: os simples e os compostos. Cada um tem vantagens sobre o outro, em algumas situações, e é preciso ficar atento nisso para calcular corretamente o total a ser pago em um empréstimo ou financiamento. Os juros muitas vezes estão embutidos na maioria das aquisições que o brasileiro adquire ao longo de sua vida, por isso é importante compreender a diferença entre juros simples e compostos. A principal diferença entre juros simples e juros compostos é a seguinte: A Nos juros simples, a taxa é aplicada sempre sobre o valor inicial; nos juros compostos, é aplicada sobre o saldo atualizado no final do período imediatamente anterior. Você assinalou essa alternativa (A) Você acertou!

A Nos juros simples, a taxa é aplicada sempre sobre o valor inicial; nos juros compostos, é aplicada sobre o saldo atualizado no final do período imediatamente anterior.
B Os juros simples são aplicados somente em operações de longo prazo.
C Os juros compostos são utilizados somente em aplicações financeiras.
D Na prática não há diferença significativa entre o critério de juros simples e juros compostos.
E Nos juros compostos, a taxa é aplicada sempre sobre o valor inicial; nos juros simples, é aplicada sobre o saldo atualizado no final do período imediatamente anterior.

Questão 4/10 - Administração Financeira e o Gerenciamento de Capital. Quando um analista está realizando uma avaliação da situação financeira de determinada empresa, não há muitas opções de fontes de informação disponíveis. Em geral, essas opções se resumem a: demonstrações contáveis, relatórios divulgados por empresas especializadas na compilação e na divulgação de dados financeiros, e informações dos serviços de proteção ao crédito. Entre os relatórios, o mais importante é o fluxo de caixa. Com base no fluxo de caixa, assinale a alternativa correta para o texto que identifica esse tipo de análise: I. O fluxo de caixa é a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante. II. O fluxo de caixa resume todas as operações de entrada e saída disponíveis em determinado período, retratando o passado e o futuro. III. É o relatório que apresenta de forma mais direta a situação financeira de uma entidade. IV. É a otimização dos bons resultados econômicos e o bom retorno sobre os investimentos. A Apenas as alternativas I e II estão corretas. B Apenas as alternativas III e IV estão corretas. C Apenas as alternativas I e IV estão corretas. D Apenas as alternativas II e III estão corretas. Você assinalou essa alternativa (D) Você acertou!

A Apenas as alternativas I e II estão corretas.
B Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
C Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
D Apenas as alternativas II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina