Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o ensino e a aprendizagem de História, assinale a alternativa INCORRETA. a. Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato. b. Envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar. c. O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. d. Os diferentes conceitos — de fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico — independem das distintas concepções de História e de como ela é estruturada e constituída. e. Na sala de aula, os materiais didáticos e as diversas formas de comunicação escolar apresentadas no processo pedagógico constituem o que se denomina saber histórico escolar.
User badge image
Lacy Oliveira

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a INCORRETA: a) Didaticamente, as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato. - Esta afirmação está correta, pois enfatiza a importância da relação entre passado e presente. b) Envolvem uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar. - Esta afirmação também está correta, pois distingue os dois tipos de saber. c) O saber histórico escolar, na sua relação com o saber histórico, compreende, de modo amplo, a delimitação de três conceitos fundamentais: o de fato histórico, de sujeito histórico e de tempo histórico. - Correta, pois esses conceitos são fundamentais para o ensino de História. d) Os diferentes conceitos — de fato histórico, sujeito histórico e tempo histórico — independem das distintas concepções de História e de como ela é estruturada e constituída. - Esta afirmação é INCORRETA, pois os conceitos mencionados estão, sim, relacionados às diferentes concepções de História. e) Na sala de aula, os materiais didáticos e as diversas formas de comunicação escolar apresentadas no processo pedagógico constituem o que se denomina saber histórico escolar. - Correta, pois fala sobre a importância dos materiais didáticos no ensino de História. Portanto, a alternativa INCORRETA é: d).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao contrário dos chamados “Grupos Terapêuticos”, os grupos operativos abrangem quatro campos, dentre eles:
a) ensino-aprendizagem.
b) individual.
c) familiar.
d) histórico.

Quando a escola planeja suas ações e define o processo de avaliação numa perspectiva inclusiva, faz opção por uma educação centrada no(a)
A) Ensino.
B) Excelência.
C) Professor.
D) Escola.
E) Aprendizagem.

Acerca da relação entre desenvolvimento e aprendizagem, é verdadeiro dizer sobre o pensamento de Lev Vygotsky que:
a) o bom ensino é aquele que acompanha o aprendizado.
b) o bom ensino é aquele que se adianta ao aprendizado.
c) o bom ensino é aquele que segue o aprendizado.
d) o bom ensino é aquele que ignora o aprendizado.

Texto associado: Nas situações em que o diálogo é o cerne da aprendizagem, não há troca entre as partes na relação de ensino e aprendizagem.
Certo ou Errado

O desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma variável da avaliação externa que faz parte da seguinte dimensão estruturante do IFC/RS:
a) resultados
b) condições ambientais
c) processual
d) ensino – aprendizagem
e) planejamento

De acordo com a temática ensino-aprendizagem na Geografia, é INCORRETO afirmar que:
a) Aprender Geografia significa também conseguir perceber, observar com intuição e descrever nosso cotidiano nas paisagens, interpretando os seus significados passado, presente e interferir no futuro.
b) É muito importante para o professor propor uma Geografia que forme um cidadão capaz de trabalhar a informação disponível no mundo.
c) O desafio temático da Geografia é então formar um aluno capaz de discernir aquilo que diz respeito à sua vida.
d) O ensino da Geografia deve permitir que os alunos desenvolvam hábitos e construam valores significativos para a vida em sociedade.
e) Os conhecimentos básicos da Geografia pouco contribuem para a vida em sociedade, em particular no desempenho das funções de cidadania.

Numa perspectiva critica, a estratégia de ensino-aprendizagem possibilita, EXCETO:
a) A passagem dos alunos da situação em que se encontram até alcançarem os objetivos fixados.
b) Atingir os objetivos fixados, tanto os de natureza técnico-profissional como os de desenvolvimento individual.
c) Atingir os objetivos de desenvolvimento individual do aluno, como pessoa humana e como agente transformador de sua sociedade.
d) Atingir os objetivos de desenvolvimento individual do aluno, como agente transformador de sua sociedade.
e) A passagem dos alunos da situação anterior para a situação ao gosto da liberdade e criatividade do professor.

A tendência pedagógica tradicional, considerando-se o ensino-aprendizagem em artes, é
a) definida como pedagogia escolanovista, pois rompe com as cópias de modelos e parte para a criatividade e a livre-expressão. Nesse sentido, a estética moderna privilegia a inspiração e a sensibilidade, acentuando o respeito à individualidade do aluno.
b) marcada pela concepção do homem em sua essência. Nesse contexto, o treino intensivo, a repetição e a memorização são formas pelas quais o professor, elemento principal desse processo, transmite o acervo de informações aos seus alunos.
c) definida como prática escolar que tem como função especial adequar o sistema educacional à proposta econômica e política do regime militar, preparando, dessa forma, a mão-de-obra para que ela seja aproveitada pelo mercado de trabalho.
d) pedagogia que dá ênfase aos conteúdos, confrontando-os com a realidade social. Nesse sentido, cabe ao professor escolher conteúdos significativos, que contribuam para a formação profissional do aluno, com o objetivo de inseri-lo no contexto social, porque não basta que os conteúdos sejam bem ensinados, é preciso que tenham significação humana e social.
e) caracterizada por tratar a arte como conhecimento, o que constitui ponto fundamental e condição indispensável para o novo enfoque da pedagogia do ensino da arte.

Texto associado: De acordo com o texto, o que contribui para a garantia do direito de aprendizagem a todas as crianças é
a) a universalização do ensino fundamental.
b) a ampliação do ensino fundamental para 9 anos.
c) a universalização do ensino médio.
d) a construção de uma base nacional curricular comum da educação fundamental e ensino médio.

Mais conteúdos dessa disciplina