Logo Passei Direto
Buscar
5. (CRAS 2010) Sobre a temática da “Saúde Mental” assinale a alternativa falsa:

A) O Programa de Saúde da Família (PSF) tem a potencialidade de atuar não só na unidade de saúde, mas no espaço social onde a comunidade vive e circula, como também de estabelecer vínculos de compromisso e corresponsabilidade com a população, de trabalhar visando uma perspectiva ampliada sobre os modos de vida, de saúde e doença articulada ao contexto familiar e cultural, e de intervir sobre fatores de risco aos quais a comunidade está exposta.
B) A diretriz conceitual do Ministério da Saúde sobre Atenção Básica e sobre o Programa de Saúde da Família indica que a expansão e a qualificação da atenção básica, organizadas pela estratégia Saúde da Família, compõem parte do conjunto de prioridades políticas, devendo essa concepção superar a antiga proposição de caráter exclusivamente centrado na doença.
C) Após a Segunda Guerra Mundial, com o surgimento do Estado de Bem-estar Social, se evidenciou uma maior preocupação com as políticas sociais e a instituição manicomial passou a ser problematizada como um lugar de produção de doença mental.
D) A Reforma Psiquiátrica aponta para a superação do modelo “hospitalocêntrico” no atendimento do transtorno mental, visando um cuidado que afaste o portador do seu espaço social, espaço que exclui e favorece a enfermidade.
E) Pesquisas recentes apontam que o modelo hierarquizado de atendimento em saúde produziu uma fragmentação e burocratização na formas de relacionamento entre os serviços, ocasionando uma desresponsabilização em detrimento da corresponsabilização entre profissionais e serviços de saúde.
User badge image
PsicoEducacao

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a falsa: A) O Programa de Saúde da Família (PSF) realmente atua no espaço social e busca estabelecer vínculos com a comunidade, promovendo uma visão ampliada sobre saúde e doença. Esta afirmação é verdadeira. B) A diretriz do Ministério da Saúde realmente busca superar o modelo centrado na doença, priorizando a atenção básica. Esta afirmação é verdadeira. C) Após a Segunda Guerra Mundial, houve uma maior preocupação com as políticas sociais e a crítica à instituição manicomial, que passou a ser vista como um lugar de produção de doença mental. Esta afirmação é verdadeira. D) A Reforma Psiquiátrica realmente busca superar o modelo hospitalocêntrico, promovendo a reintegração social dos portadores de transtornos mentais. No entanto, a afirmação "visando um cuidado que afaste o portador do seu espaço social" é contraditória, pois a reforma busca justamente o contrário: reintegrar o indivíduo ao seu espaço social. Portanto, esta afirmação é falsa. E) Pesquisas que apontam a fragmentação e burocratização no atendimento em saúde são consistentes com críticas ao modelo de atendimento. Esta afirmação é verdadeira. Dessa forma, a alternativa falsa é a D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se o modo como o Código de Ética do Psicólogo trata o relacionamento com profissionais não psicólogos, pode-se dizer que, ao integrar uma equipe multiprofissional, o psicólogo deverá divulgar para os demais membros da equipe:

(A) somente informações que considerar relevantes para a compreensão do caso, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
(B) todas as informações que lhe forem solicitadas, sem deixar de assinalar a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
(C) todas as informações que lhe forem solicitadas, sem restrições, supondo que o sigilo dos demais profissionais será assegurado pelos respectivos códigos de ética.
(D) todas as informações que o Conselho Federal de Psicologia autorizar, para não correr o risco de violar o Código de Ética do Psicólogo.
(E) somente informações que tenha submetido à aprovação do cliente ou responsável para divulgação a outros profissionais envolvidos no atendimento.

A Síndrome de Alienação Parental consiste num processo em que a criança é programada para odiar um de seus genitores. A respeito dos aspectos psicológicos ligados a essa síndrome, considere as afirmativas abaixo. I - A criança vive um conflito de lealdade frente aos seus genitores. II - Há, por parte de um ou ambos os genitores, confusão entre conjugalidade e parentalidade. III - A criança sofre as consequências do sentimento de vingança do ex-cônjuge em relação ao outro. IV - O filho reproduz com o guardião a Síndrome de Estocolmo, na qual o sequestrado se identifica com o sequestrador. Estão CORRETAS as afirmacoes:

A I e II, apenas.
B II e III, apenas.
C I e III, apenas.
D I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina