Logo Passei Direto
Buscar
Considerando-se as relações entre a Psicologia e o Sistema Penal, é INCORRETO afirmar que:

A) a Criminologia Crítica considera impossível estudar o fenômeno crime sem se levar em conta a ação seletiva e configuradora de carreiras criminais exercidas pelas agências de controle social — como os processos de criminalização e a seletividade das leis, das polícias e do sistema judiciário.
B) a estrutura da execução penal no Brasil é moldada pelo sistema progressivo, segundo o qual, após o cumprimento de um determinado período de tempo, o apenado pode ser transferido para um regime menos gravoso dependendo de seus méritos e da avaliação da personalidade realizada por Técnicos Especializados, entre eles, o Psicólogo.
C) o Psicólogo, em atuação no sistema prisional, deve compreender que o fenômeno criminal é encontrado em todo tipo de sociedade, ou seja, não há nenhuma em que não exista criminalidade; portanto o delito faz parte da sociedade como elemento funcional da fisiologia dele e não, de sua patologia.
D) o trabalho a ser realizado por um Psicólogo com um condenado consiste em, a partir da coleta de dados sobre a vida deste, determinar um programa de gradual tratamento, objetivando a redução dos danos a ele causados pelo cárcere.
User badge image
PsicoEducacao

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar qual delas é INCORRETA: A) A Criminologia Crítica considera impossível estudar o fenômeno crime sem se levar em conta a ação seletiva e configuradora de carreiras criminais exercidas pelas agências de controle social — como os processos de criminalização e a seletividade das leis, das polícias e do sistema judiciário. Essa afirmação está correta, pois a Criminologia Crítica realmente enfatiza a importância do contexto social e das agências de controle. B) A estrutura da execução penal no Brasil é moldada pelo sistema progressivo, segundo o qual, após o cumprimento de um determinado período de tempo, o apenado pode ser transferido para um regime menos gravoso dependendo de seus méritos e da avaliação da personalidade realizada por Técnicos Especializados, entre eles, o Psicólogo. Essa afirmação está correta, pois reflete a realidade do sistema penal brasileiro. C) O Psicólogo, em atuação no sistema prisional, deve compreender que o fenômeno criminal é encontrado em todo tipo de sociedade, ou seja, não há nenhuma em que não exista criminalidade; portanto o delito faz parte da sociedade como elemento funcional da fisiologia dele e não, de sua patologia. Essa afirmação é controversa, mas pode ser considerada correta em algumas abordagens teóricas que veem a criminalidade como um fenômeno social. D) O trabalho a ser realizado por um Psicólogo com um condenado consiste em, a partir da coleta de dados sobre a vida deste, determinar um programa de gradual tratamento, objetivando a redução dos danos a ele causados pelo cárcere. Essa afirmação é INCORRETA, pois o papel do psicólogo no sistema prisional não se limita a determinar um programa de tratamento baseado apenas na coleta de dados, mas envolve uma abordagem mais ampla e complexa. Portanto, a alternativa INCORRETA é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando-se o modo como o Código de Ética do Psicólogo trata o relacionamento com profissionais não psicólogos, pode-se dizer que, ao integrar uma equipe multiprofissional, o psicólogo deverá divulgar para os demais membros da equipe:

(A) somente informações que considerar relevantes para a compreensão do caso, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
(B) todas as informações que lhe forem solicitadas, sem deixar de assinalar a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
(C) todas as informações que lhe forem solicitadas, sem restrições, supondo que o sigilo dos demais profissionais será assegurado pelos respectivos códigos de ética.
(D) todas as informações que o Conselho Federal de Psicologia autorizar, para não correr o risco de violar o Código de Ética do Psicólogo.
(E) somente informações que tenha submetido à aprovação do cliente ou responsável para divulgação a outros profissionais envolvidos no atendimento.

A Síndrome de Alienação Parental consiste num processo em que a criança é programada para odiar um de seus genitores. A respeito dos aspectos psicológicos ligados a essa síndrome, considere as afirmativas abaixo. I - A criança vive um conflito de lealdade frente aos seus genitores. II - Há, por parte de um ou ambos os genitores, confusão entre conjugalidade e parentalidade. III - A criança sofre as consequências do sentimento de vingança do ex-cônjuge em relação ao outro. IV - O filho reproduz com o guardião a Síndrome de Estocolmo, na qual o sequestrado se identifica com o sequestrador. Estão CORRETAS as afirmacoes:

A I e II, apenas.
B II e III, apenas.
C I e III, apenas.
D I, II, III e IV.

Mais conteúdos dessa disciplina