Leia o gráfico, em que é mostrada a evolução do número de trabalhadores de 10 a 14 anos, em algumas regiões metropolitanas brasileiras, em dado período: Leia a charge: Há relação entre o que é mostrado no gráfico e na charge? a) Não, pois a faixa etária acima dos 18 anos é aquela responsável pela disseminação da violência nas grandes cidades brasileiras. b) Não, pois o crescimento do número de crianças e adolescentes que trabalham diminui o risco de sua exposição aos perigos da rua. c) Sim, pois ambos se associam ao mesmo contexto de problemas socioeconômicos e culturais vigentes no país. d) Sim, pois o crescimento do trabalho infantil no Brasil faz crescer o número de crianças envolvidas com o crime organizado. e) Ambos abordam temas diferentes e não é possível se estabelecer relação mesmo que indireta entre eles.
A legislação de trânsito brasileira considera que o condutor de um veículo está dirigindo alcoolizado quando o teor alcoólico de seu sangue excede 0,6 gramas de álcool por litro de sangue. O gráfico abaixo mostra o processo de absorção e eliminação do álcool quando um indivíduo bebe, em um curto espaço de tempo, de 1 a 4 latas de cerveja. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) I. O álcool é absorvido pelo organismo muito mais lentamente do que é eliminado. II. Uma pessoa que vá dirigir imediatamente após a ingestão da bebida pode consumir, no máximo, duas latas de cerveja. III. Se uma pessoa toma rapidamente quatro latas de cerveja, o álcool contido na bebida só é completamente eliminado após se passarem cerca de 7 horas da ingestão. a) II, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.
Analisando o gráfico, podemos afirmar que a maior variação na taxa de desemprego em São Paulo ocorreu no período de: a) 1985 a 1986. b) 1995 a 1996. c) 1997 a 1998. d) 2001 a 2002. e) 2000 a 2001.
Se a produção dos países desenvolvidos era de 3,2 bilhões de toneladas, a produção dos países em desenvolvimento, em bilhões de toneladas, deve ser estimada em cerca de a) 3,1. b) 2,2. c) 1,4. d) 1,1. e) 1,05.