Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos aspectos linguísticos e das informações do texto, assinale a alternativa correta.

a. Na linha 8 e na linha 15, não ocorre a palavra “que” com a mesma classificação.
b. O conectivo “Entretanto” (linha 7) pode ser substituído por qualquer um dos seguintes, sem prejuízo gramatical nem semântico: no entanto, porém, mas, não obstante.
c. O trecho “Nas feiras da Europa Central, quando as pessoas chegavam com valores em ouro para trocar por outro produto” pode ser reescrito sem prejuízo gramatical como: Quando as pessoas chegavam nas feiras da Europa Central com valores em ouro a fim de trocar por outra mercadoria.
d. As vírgulas das linhas 16 e 17 são empregadas para separar elementos de uma enumeração.
e. A reescrita de “a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas” (linhas 8-9) como “a mesa onde se realizavam as trocas de moedas” acarreta prejuízo gramatical.
User badge image
Sig Novidades

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Na linha 8 e na linha 15, não ocorre a palavra “que” com a mesma classificação. - Para avaliar essa afirmação, precisaríamos do texto original, mas geralmente a palavra "que" pode ter diferentes funções em uma frase. b) O conectivo “Entretanto” (linha 7) pode ser substituído por qualquer um dos seguintes, sem prejuízo gramatical nem semântico: no entanto, porém, mas, não obstante. - Essa afirmação é verdadeira, pois todos esses conectivos são sinônimos e podem ser usados de forma intercambiável. c) O trecho “Nas feiras da Europa Central, quando as pessoas chegavam com valores em ouro para trocar por outro produto” pode ser reescrito sem prejuízo gramatical como: Quando as pessoas chegavam nas feiras da Europa Central com valores em ouro a fim de trocar por outra mercadoria. - Essa reescrita pode alterar o sentido original, pois a expressão "a fim de" pode não ter a mesma conotação que "para". d) As vírgulas das linhas 16 e 17 são empregadas para separar elementos de uma enumeração. - Sem o texto, não podemos confirmar se as vírgulas têm essa função. e) A reescrita de “a mesa em que eram realizadas as trocas de moedas” (linhas 8-9) como “a mesa onde se realizavam as trocas de moedas” acarreta prejuízo gramatical. - Essa reescrita é gramaticalmente correta e não acarreta prejuízo. Após essa análise, a alternativa correta é: b) O conectivo “Entretanto” (linha 7) pode ser substituído por qualquer um dos seguintes, sem prejuízo gramatical nem semântico: no entanto, porém, mas, não obstante.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina