Logo Passei Direto
Buscar

Cirurgia

Outros
O diagnóstico da hiperplasia prostática benigna envolve uma combinação de avaliações clínicas e exames. Entre os métodos utilizados, um exame comum é a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue. Qual é o papel do PSA no diagnóstico da HPB e o que os médicos esperam encontrar nesses exames?

A) O teste de PSA é usado para avaliar a função renal, e níveis elevados indicam comprometimento renal.
B) O PSA é um marcador que ajuda a diferenciar entre a HPB e o câncer de próstata, pois níveis elevados podem indicar a presença de câncer, embora também possam ser elevados em casos de HPB.
C) O teste de PSA é irrelevante para o diagnóstico de HPB e é utilizado apenas para monitorar infecções da bexiga.
D) O PSA mede a inflamação da próstata, e níveis normais indicam que não há problema prostático.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as alternativas em relação ao papel do PSA (antígeno prostático específico) no diagnóstico da hiperplasia prostática benigna (HPB): A) O teste de PSA é usado para avaliar a função renal, e níveis elevados indicam comprometimento renal. - Incorreto. O PSA não é um marcador de função renal, mas sim um marcador prostático. B) O PSA é um marcador que ajuda a diferenciar entre a HPB e o câncer de próstata, pois níveis elevados podem indicar a presença de câncer, embora também possam ser elevados em casos de HPB. - Correto. O PSA é utilizado para ajudar a diferenciar entre HPB e câncer de próstata, já que níveis elevados podem ocorrer em ambas as condições. C) O teste de PSA é irrelevante para o diagnóstico de HPB e é utilizado apenas para monitorar infecções da bexiga. - Incorreto. O PSA é relevante para o diagnóstico de HPB e não é utilizado apenas para infecções da bexiga. D) O PSA mede a inflamação da próstata, e níveis normais indicam que não há problema prostático. - Incorreto. O PSA não mede diretamente a inflamação, e níveis normais não garantem a ausência de problemas prostáticos. Portanto, a alternativa correta é: B) O PSA é um marcador que ajuda a diferenciar entre a HPB e o câncer de próstata, pois níveis elevados podem indicar a presença de câncer, embora também possam ser elevados em casos de HPB.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina