Ed
há 2 anos
Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o primeiro paradigma da Cartografia, que enfatiza a comunicação e a interpretação dos mapas. A) "Todo mapa é autossuficiente para transmitir a mensagem, uma vez que todo mapa é constituído por “mensagens” predefinidas pelo seu autor." - Essa afirmação é problemática, pois um mapa não é totalmente autossuficiente; a interpretação depende do usuário. B) "A interpretação bem-sucedida pelo usuário do mapa depende de suas necessidades objetivas, habilidades, experiências independentes dos processos psicológicos para tal." - Essa alternativa ignora a influência dos processos psicológicos na interpretação, o que não é correto. C) "A leitura bem-sucedida dos mapas depende da sobreposição de realidades entre o local e a realidade do autor." - Essa afirmação é um pouco vaga, mas sugere que a interpretação depende de uma conexão entre a realidade do autor e a do usuário. D) "O paradigma da comunicação cartográfica constitui que a comunicação pelo mapa é bem-sucedida quando uma parcela da realidade do cartógrafo corresponde ao repertório da realidade do usuário." - Esta alternativa reflete bem a ideia de que a comunicação cartográfica é eficaz quando há uma correspondência entre a realidade do cartógrafo e a do usuário. Após essa análise, a alternativa correta é: D.
Cadastre-se ou realize login
Mais perguntas desse material