Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o primeiro paradigma da Cartografia, assinale a alternativa CORRETA: A Todo mapa é autossuficiente para transmitir a mensagem, uma vez que todo mapa é constituído por “mensagens” predefinidas pelo seu autor. B A interpretação bem-sucedida pelo usuário do mapa depende de suas necessidades objetivas, habilidades, experiências independentes dos processos psicológicos para tal. C A leitura bem-sucedida dos mapas depende da sobreposição de realidades entre o local e a realidade do autor. D O paradigma da comunicação cartográfica constitui que a comunicação pelo mapa é bem-sucedida quando uma parcela da realidade do cartógrafo corresponde ao repertório da realidade do usuário.

A Todo mapa é autossuficiente para transmitir a mensagem, uma vez que todo mapa é constituído por “mensagens” predefinidas pelo seu autor.
B A interpretação bem-sucedida pelo usuário do mapa depende de suas necessidades objetivas, habilidades, experiências independentes dos processos psicológicos para tal.
C A leitura bem-sucedida dos mapas depende da sobreposição de realidades entre o local e a realidade do autor.
D O paradigma da comunicação cartográfica constitui que a comunicação pelo mapa é bem-sucedida quando uma parcela da realidade do cartógrafo corresponde ao repertório da realidade do usuário.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as alternativas uma a uma, considerando o primeiro paradigma da Cartografia, que enfatiza a comunicação e a interpretação dos mapas. A) "Todo mapa é autossuficiente para transmitir a mensagem, uma vez que todo mapa é constituído por “mensagens” predefinidas pelo seu autor." - Essa afirmação é problemática, pois um mapa não é totalmente autossuficiente; a interpretação depende do usuário. B) "A interpretação bem-sucedida pelo usuário do mapa depende de suas necessidades objetivas, habilidades, experiências independentes dos processos psicológicos para tal." - Essa alternativa ignora a influência dos processos psicológicos na interpretação, o que não é correto. C) "A leitura bem-sucedida dos mapas depende da sobreposição de realidades entre o local e a realidade do autor." - Essa afirmação é um pouco vaga, mas sugere que a interpretação depende de uma conexão entre a realidade do autor e a do usuário. D) "O paradigma da comunicação cartográfica constitui que a comunicação pelo mapa é bem-sucedida quando uma parcela da realidade do cartógrafo corresponde ao repertório da realidade do usuário." - Esta alternativa reflete bem a ideia de que a comunicação cartográfica é eficaz quando há uma correspondência entre a realidade do cartógrafo e a do usuário. Após essa análise, a alternativa correta é: D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A evolução da cartografia possibilitou o entendimento do meio natural e também o avanço em diferentes áreas do conhecimento. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


A A cartografia é considerada, até os dias atuais, como a arte de representar lugares e objetos, e por isso os mapas podem ser elaborados sem a preocupação com a escala e o georreferenciamento.
B O conhecimento cartográfico existia desde a antiguidade, pois já se desenhava mapas com escala e referenciais geodésicos, a partir da observação de astros e de elementos naturais, como as matas e as montanhas.
C A cartografia possibilitou o avanço da navegação para longas distancias, a partir do conhecimento do meio natural e da evolução das técnicas de localização, como a bússola, que se materializou em mapas mais claros.
D A cartografia evoluiu com o surgimento dos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), que possibilitou a obtenção de produtos cartográficos referenciados espacialmente por dados como latitude e longitude.

Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir: I- A linguagem cartográfica surgiu com a finalidade de comunicar aos seres humanos e aos grupos sobre as características dos lugares a sua volta e os locais mais propícios para a sua sobrevivência e segurança. II- A representação do espaço geográfico pelos seres humanos por meio de desenhos e esboços, na pré-história, foi essencial para o desenvolvimento dos primeiros sistemas de posicionamento global na era das navegações. III- O objetivo da comunicação cartográfica é representar os fenômenos da superfície da Terra, transmitir informações sobre o espaço geográfico, registrar e armazenar conhecimentos espaciais, com o objetivo de se tornar uma forma de expressão e comunicação entre os seres humanos. IV- O desenvolvimento da linguagem cartográfica foi fundamental para os primórdios da civilização humana, já que ao representar os lugares, informava as condições dos mesmos, o que assegurou a sobrevivência humana em várias situações. Assinale a alternativa CORRETA:

A Somente a sentença II está correta.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina