Logo Passei Direto
Buscar
As instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, às pessoas surdas acesso à comunicação, à informação e à educação, nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até a superior. A estrutura da língua portuguesa e da língua brasileira de sinais possuem estrutura gramatical diferente. A primeira trata-se de uma língua oral-auditiva e a segunda, visual-espacial. A escola deve entender que a primeira língua dos surdos é Libras, mas os surdos também devem aprender a língua portuguesa. No decreto 5.626 em seu Art. 14, Inciso III, Alínea d, retrata essa questão quanto ao professor regente, como profissional ele deve: Assinale a alternativa CORRETA.

A Solicitar ajuda dos profissionais disponíveis com conhecimento na língua brasileira de sinais que auxiliem na correção das atividades.
B Possuir conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos.
C Deve solicitar ao professor bilíngue / intérprete que entreguem as atividades na estrutura gramatical da língua portuguesa.
D Deve solicitar ao professor bilíngue/ intérprete que auxilie o aluno e coloque as atividades na estrutura gramatical da língua portuguesa.
User badge image
Questões sobre LIBRAS

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Vamos analisar cada alternativa: A) Solicitar ajuda dos profissionais disponíveis com conhecimento na língua brasileira de sinais que auxiliem na correção das atividades. - Essa alternativa é válida, mas não aborda diretamente a responsabilidade do professor regente em relação à singularidade linguística dos alunos surdos. B) Possuir conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos. - Esta alternativa está correta, pois o professor deve entender a singularidade da língua de sinais e como os alunos surdos se comunicam. C) Deve solicitar ao professor bilíngue/intérprete que entreguem as atividades na estrutura gramatical da língua portuguesa. - Essa alternativa não é adequada, pois não considera a necessidade de respeitar a estrutura da Libras e a forma como os surdos compreendem a língua. D) Deve solicitar ao professor bilíngue/intérprete que auxilie o aluno e coloque as atividades na estrutura gramatical da língua portuguesa. - Essa alternativa também não é a mais adequada, pois implica que o professor bilíngue/intérprete deve adaptar as atividades para a língua portuguesa, sem considerar a importância da Libras como primeira língua dos surdos. A alternativa que melhor reflete a responsabilidade do professor regente em relação à educação de alunos surdos, considerando a singularidade linguística, é a B) Possuir conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mais conteúdos dessa disciplina