Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

Humanas / Sociais
Considere o trecho de texto a seguir:


“O potencial de contribuição da geografia à educação escolar decorre da sua própria natureza, como ciência que trata dos elementos naturais e humanos em sua configuração espacial, em vista de uma explicitação relacional-interativa da construção do mundo pelo homem. Assim, a Geografia busca apreender os eventos humanos em sua dinâmica de espacialidade: onde ocorrem, como ocorrem e por que ocorrem, na concretude de lugar e mundo. Portanto, a leitura geográfica da realidade não se restringe à descrição localizada dos elementos naturais e efeitos da ação humana, mas analisa as inter-relações entre os elementos em diversas escalas segundo objetivos de um estudo (local, regional e inter ou supranacional), sob critérios de apreensão dos determinantes histórico-sociais das diversas organizações espaciais identificadas. Esse entendimento da Geografia é a base para seu efetivo aproveitamento educacional. Sob este enfoque, a Geografia escolar não se reduz a uma programação curricular meramente informativa, mas deve ter uma efetividade formativa no contexto do impacto global da escola sobre o desenvolvimento [das dimensões] intelectual, atitudinal e psicomotor do aluno de primeiro e segundo graus”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARNEIRO, Sônia Maria Marchiorato. A importância educacional da Geografia. . Acesso em 27 mar. 2017.


Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia, a partir do ensino de Geografia, é possível desenvolver no aluno a habilidade de condutas que propiciam posicionamentos valorativos a muitos aspectos da vida em sociedade, tais como sensibilidade quanto aos problemas ambientais e conscientização em relação às desigualdades sociais. Essa habilidade diz respeito especificamente ao desenvolvimento da dimensão:
A Neurocognitiva
B Atitudinal
C Corporal
D Espacial
E Psicomotora
User badge image
Thalía Busnello

há 11 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Analisando a questão, o texto menciona que a Geografia escolar deve promover uma efetividade formativa, desenvolvendo no aluno habilidades que propiciam posicionamentos valorativos em relação a problemas sociais e ambientais. Vamos analisar as alternativas: A) Neurocognitiva - Refere-se ao desenvolvimento de habilidades cognitivas e de pensamento crítico, mas não é o foco principal do texto. B) Atitudinal - Esta alternativa se relaciona diretamente com a formação de atitudes e valores, como sensibilidade a problemas ambientais e conscientização sobre desigualdades sociais, que é o que o texto enfatiza. C) Corporal - Refere-se a habilidades físicas e motoras, que não são o foco do texto. D) Espacial - Embora a Geografia trate de espaço, a habilidade mencionada no texto é mais sobre atitudes e valores do que sobre a compreensão espacial em si. E) Psicomotora - Relaciona-se ao desenvolvimento de habilidades motoras, que não é o foco do texto. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa no desenvolvimento da habilidade mencionada no texto é: B) Atitudinal.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considere o seguinte fragmento de texto: “Para Rocha [...], o primeiro período da Geografia brasileira corresponderia aos primórdios da educação jesuítica no país indo até a introdução dos ideais de uma Geografia científica, portanto, do Período Colonial até o início do século XX. Esse período foi por ele denominado de Geografia clássica”.
Considerando o fragmento de texto dado e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre o período denominado de Geografia clássica, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Nesse período, a Geografia se configurou como uma disciplina autônoma e científica, embasada em muitos conteúdos da Geografia física.
II. ( ) Uma das características marcantes desse período foi a difusão dos conhecimentos elaborados a partir da Antiguidade Clássica e organizados antes da configuração da Geografia como ciência.
III. ( ) Nesse período, a metodologia comum a todos as escolas jesuítas abrangia a verificação do estudo realizado na aula anterior, correção, repetição, preleção, ditados, entre outros.
IV. ( ) A formação propiciada pelos colégios jesuíticos era destinada para todas as classes sociais, afinal, nesse período, a educação era tida como um dever do Estado.
A V – F – F – V
B F – V – V – F
C F – F – V – V
D V – V – F – F
E F – V – F – V

Leia o extrato de texto a seguir: “Os recursos didáticos são um dos elementos a serem considerados nas práticas pedagógicas, juntamente com as dimensões humana e política do ensino principalmente relacionados às novas tecnologias difundidas no século XXI”.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os recursos didáticos favorecem a prática docente e contribuem para o desenvolvimento do raciocínio espacial por parte dos alunos.
II. ( ) Além da parte textual presente nos livros didáticos, é importante que os alunos tenham contato com outros tipos de linguagem no ensino de Geografia.
III. ( ) Livros didáticos não são considerados recursos didáticos, pois são materiais que o professor utiliza diariamente no seu processo de ensino-aprendizagem.
IV. ( ) Entre vários recursos didáticos existentes, podemos citar: mapas, gráficos, músicas, fotografias, filmes, entre outros.
A V – V – F – V
B V – V – V – F
C F – V – F – V
D F – F – V – V
E F – F – F – V

Considere o trecho de texto a seguir: “O cinema é um meio de expressão artística, um importante instrumento de comunicação e, por isso, ignorá-lo como meio didático-pedagógico pode ser omitir, no processo educativo, uma discussão sobre valores cuja riqueza somente o cinema pode transmitir”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMPOS, Rui Ribeiro de. Cinema, geografia e sala de aula. . Acesso em 10 dez. 2016.
Tendo em vista essa afirmação e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre a utilização de filmes cinematográficos nas aulas de Geografia, analise as afirmativas a seguir:
I. Por serem lúdicos, os filmes cinematográficos nas aulas de Geografia podem auxiliar com o trabalho docente no sentido de estabelecer fortes impressões sobre a realidade e a noção de espaço.
II. Esse tipo de recurso didático não é uma boa opção para se conduzir o ensino-aprendizagem de Geografia no que diz respeito a estabelecer noções de espaço, pois, por se tratar de ficção, a noção espacial nem sempre é representada nos filmes cinematográficos.
III. Os filmes cinematográficos podem servir de material didático para o ensino de Geografia, pois, além de sempre estabelecer a noção de espaço, podem ser portadores de ideologias em um contexto de consumo em massa de bens culturais.
IV. Quando pautados na reflexão, os filmes cinematográficos podem levar os alunos a um conhecimento maior da realidade de mundo.
A I, II e III
B I, III e IV
C II, III e IV
D III e IV
E II e IV

Atente para a seguinte citação: “O uso de pluviômetros plásticos para a determinação do total de chuvas é comum, principalmente, entre pequenos produtores rurais, devido ao baixo custo desses equipamentos. Os valores registrados, entretanto, nem sempre são corretos, podendo apresentar erros que comprometem o planejamento de atividades como a irrigação, por exemplo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: conceição, Marco Antônio Fonseca; ZANETONI, Luiz Pedro. Estimativa de chuvas usando pluviômetros plásticos. . Acesso em 30 mar. 2017.
Considerando o dado fragmento do texto e os conteúdos do livro-base Encaminhamentos metodológicos para o ensino de Geografia sobre os procedimentos para a confecção dos pluviômetros nas aulas de Geografia, enumere ordenadamente a sequência correta das etapas pertinentes à construção de um pluviômetro:
1. Primeira etapa
2. Segunda etapa
3. Terceira etapa
4. Quarta etapa
( ) Encaixar as garrafas para transformá-las em funil.
( ) Fixar o pluviômetro no cabo de vassoura.
( ) Retirar os fundos e a parte superior das garrafas com um instrumento de corte.
( ) Fixar o funil na base em que a água será depositada.
A 2 – 3 – 4 – 1
B 2 – 4 – 1 – 3
C 4 – 2 – 3 – 1
D 3 – 2 – 1 – 4
E 3 – 4 – 2 – 1

Mais conteúdos dessa disciplina